Tempo de conquistar

Postado em
2

por Sanny Evangelista
(Professora do Centro de Treinamento Bíblico Rhema)

Esses dias o Senhor tem ministrado ao meu coração sobre Josué, o homem que recebeu a grande responsabilidade de conduzir o povo de Israel à promessa de Deus.

“E sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do Senhor, que o Senhor falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés” (Josué 1.1-3)

Havia uma terra para ser conquistada e Josué a tendo espiado uma vez, já sabia das dificuldades que encontraria lá. Diante das dificuldades nós sempre teremos duas escolhas: parar diante delas ou decidir avançar a despeito delas. Josué escolheu avançar e não olhar para as barreiras que teria que enfrentar para conquistar a promessa.

Consciente do Jordão, das muralhas, dos inimigos da terra e gigantes (homens de grande estatura) que nela haviam, ainda assim nada o fez parar. A fé no Deus que havia feito a promessa, a perseverança e a determinação fizeram Josué possuir o que Deus prometeu.

Não importa o tamanho das dificuldades que você vai enfrentar para possuir a promessa. O Deus que lhe enviou tem poder para abrir o Jordão, esmiuçar as muralhas e lhe dar força para lutar e, vencer os gigantes.

Deus o havia dito: “sê forte e corajoso, eu estarei contigo por onde quer que andares”. Deus não teria dito isso se a tarefa a ser feita fosse fácil. Deus nunca disse que seria fácil, ele disse que tudo é possível ao que crê! (Mc 9.23)

Muitas vezes, será mais necessário Fé para vencer os gigantes interiores do que exteriores. Medos, inseguranças, sentimento de incapacidade, pensamentos do tipo “Isso é grande demais pra mim” são gigantes dentro de nós que precisam ser vencidos. Uma vez que você os vence, a conquista da terra será mais rápida e certa. Josué certamente teve que encarar os gigantes que estavam dentro dele e o fez mantendo o espírito da fé , ou seja, dizendo o que cria e não o que via. E, quando chegou o momento de vencer os gigantes da terra tudo ficou fácil.

Algo que nos ajuda a manter o espírito da Fé é lembrarmos das vitórias já recebidas. Josué estava lá quando o Senhor abriu o mar vermelho para eles passarem. Ele sabia que o Deus que havia feito no passado, era o mesmo que faria no presente. O nosso Deus é infinito. Ele pode fazer tudo de novo e de novo e de novo.

Crer que Deus tinha poder para abrir o Jordão, ficou mais fácil para Josué quando ele se lembrou no que Deus tinha feito com o mar vermelho.

Diante de tudo isso existe algo importante para nós entendermos: o Deus que nos diz para sermos fortes e corajosos é o mesmo que nos diz “eu estarei contigo por onde quer que andares” (Js 1.9).

Deus mostrou que estava com eles quando fez o Jordão abrir, as muralhas caírem pelo grito e quando os gigantes da terra foram vencidos. 

Se você decidir vencer os gigantes interiores pelo espírito da Fé fique pronto para ver o extraordinário de Deus.

Lembre-se: o Extraordinário não alcançará apenas você! A conquista de Josué foi também a conquista de toda a sua nação. Ele não conquistou a terra sozinho. Muitos estão esperando a sua chegada para herdarem a terra junto com você!

Apenas creia que você pode fazer exatamente o que ele lhe chamou para fazer. Apenas deixa Deus ser Deus.

Definitivamente Deus é especialista em nos colocar em lugares onde nunca chegaríamos sozinhos, para que quando chegarmos lá não esqueçamos de dar a honra ao Único que realmente merece: Jesus! E será maravilhoso poder dizer: Só podia ter sido Deus!

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA