Verbo FM

Tentação é pecado?

por Maurício Inácio
(Integrante Departamento de Jovens Chega+, IVV Cachamorra–RJ)

Tentação é pecado? Ser tentado, significa que estou pecando?  Tentação não é pecado! Porém ceder à tentação, sim. “Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado (tentação) jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre domina-lo.” (Genesis 4.7). Jesus foi tentado pelo diabo, mas Jesus nunca pecou. Logo a tentação em si não é pecado. A tentação vem para todo mundo, mas Deus é tão bom que não nos sobrevém tentação alguma que seja maior do que podemos suportar.
“Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.” (1 Coríntios 10.13)

A partir daí, podemos tirar dois raciocínios:
1. A tentação é um desejo, uma atração ao pecado. No grego, tentação é peirasmos, e amplia seu sentido para seduzir ao pecado, a bíblia também chama satanás de o tentador (Mateus 4.3) Há muitas formas e maneiras distintas que ele vai trabalhar com as pessoas, em estratégias diferentes, mas tudo gira em torno de um objetivo só (a consumação do pecado) Mas como está escrito em Genesis 4.7 “A ti cumpre domina-lo”, Efésios 4.27 Não deis lugar ao diabo” Tiago 4.7 “Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”.

2. A bíblia diz que Deus NÃO DEIXA vir uma tentação além do que você consegue suportar, e todos nós sabemos que Deus não mente, Deus não muda e sua palavra continua sendo a verdade, então eu… você… nós podemos SIM vencer a tentação.
Mas se você cair nós temos um advogado a destra de Deus, Jesus. Uma tentação cedida, é uma batalha perdida, mas a guerra ainda está de pé e você continua no campo de batalha. Então não desanime, reconheça seu erro e continue caminhando, assim como no outro extremo uma tentação vencida, é uma batalha vencida, mas a guerra ainda está de pé. A bíblia afirma “Aquele que está de pé, cuide para que não caia” (1 Coríntios 10.12) Parabéns, você venceu a batalha mas continue firme, amanhã tem mais batalhas a serem vencidas, uma posição a ser mantida.
O cristão é dotado de privilégios especiais, somos o povo mais feliz desta terra. Em Jesus o seu problema tem jeito, não importa a situação, não importa a área, em Jesus somos mais que vencedores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!

Relacionados