Um Deus criativo 

Postado em
1
656

hugo henriquepor Hugo Henrique
(Aluno do Centro de Treinamento Bíblico Rhema)  

Ao observarmos os dois primeiros capítulos da Bíblia nós temos a dimensão da criatividade do nosso Pai. Vemos na criação o reflexo de quem Deus é. Em Gênesis 1.26 vemos a trindade se envolvendo diretamente na criação do homem, eles depositaram no ser humano parte da sua essência. Uma centelha da eternidade e da criatividade foi depositada em cada um de nós nesse momento.

Naturalmente falando, o processo criativo é algo fascinante, quem está criando se envolve de forma tão intensa com o que está fazendo que, me atrevo a dizer que, a essência do criador permanece na criação! Por mais que alguém tente copiar o que esse artista fez, a essência do artista não estará tão forte quanto na obra original.

Eu amo o mundo das artes e fico fascinado quando vou a museus e vejo grandes quadros. Mas, sabe o que mais me fascina? Aquelas pessoas que provam a originalidade de uma obra! Se você colocar um quadro de Da Vinci na minha frente e uma réplica provavelmente eu não vá saber dizer qual é a original e qual é a réplica, mas um especialista saberá diferenciar! Ele reconhece a essência (ou a técnica) do artista que criou aquele quadro.

Ele sabe muito bem reconhecer as expressões do artista em sua obra. E é lindo sabermos que Deus é ilimitadamente criativo, Ele fala com cada um de nós de uma forma muito específica, Deus usa das mais diversas formas para comunicar ao coração do homem o que Ele quer.

Comigo Ele fala muito através de imagens e de analogias, já com alguns amigos Ele fala através de música e poesia e, assim vemos o quão ilimitado Deus é, afinal Ele quer se fazer conhecido por toda a humanidade e se Ele usasse uma forma única muita gente não se adequaria a essa forma Dele se comunicar conosco.

Em Atos 17.26-27, Lucas conta o relato de Paulo em Atenas diante do altar ao deus desconhecido, e o que eu acho lindo nesse trecho das escrituras é o verso 27:

“Deus fez isso para que os homens o buscassem e talvez, tateando, pudessem encontrá-lo, embora não esteja longe de cada um de nós”. (NVI).

Deus está tão perto de nós que se nos ousarmos tatear a nossa volta, nós o encontraremos! Mas, pessoalmente, creio que Paulo estava dizendo que se olharmos bem a nossa volta, todas as expressões de criatividade ao nosso redor, veremos Deus!

É impossível negar a criatividade de Deus ao se deparar com o nascer do sol ou com o por do sol, ao ver a quantidade de animais e plantas que ainda não foram catalogados. A natureza revela a criatividade do Criador do Universo!

O que me deixa muito feliz é saber que o nosso Pai depositou essa criatividade dentro do homem! A criatividade que é parte da essência Dele nos compõe! Ele não é narcisista, Ele dividiu com o homem a capacidade de criar e estimula que andemos nessa criatividade. Ele não é apenas um pai extremamente criativo, Ele nos fez filhos tão criativos quanto Ele! Ele nos inspira a fluirmos na criatividade que Ele mesmo já depositou em nós!

Eu creio em uma geração que se levanta usando essa criatividade depositada em nós a favor do Reino de Deus, uma geração de escritores, cantores, publicitários, compositores, poetas, fotógrafos, atores, ilustradores e pintores que usam do dom que Deus depositou dentro de cada um para promover o Pai, O glorificando através de cada uma das suas expressões de criatividade.

Eu o encorajo a não conter a forma de criatividade que Deus depositou em você e que você simplesmente flua para a glória do nosso Pai!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA