Verbo FM

Unção de alegria

Eliezer Rodrigues
Pastor da IEVV em Vila Matilde, SP. Professor do Rhema e da Escola de Ministros


“E a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo SENHOR para a sua glória”
 (Isaías 61.3)

O Espírito Santo é sinônimo de poder, mão de Deus, glória de Deus, unção e alegria do Senhor. A Bíblia também o chama de Espírito do Senhor, Espírito de Deus, Espírito da Verdade, Espírito de Vida.

O Espírito Santo não é uma “coisa”, é uma pessoa, a terceira pessoa da trindade que habita em nosso coração. Porém, Ele se manifesta “como” fogo, “como” um vento, “como” brisa, ou pomba, chuva e muitos outros aspectos revelados por toda bíblia.

Em João 4.14 Jesus falando sobre o Espírito Santo diz: “a ÁGUA que eu lhe der… será nele (na pessoa que nasce de novo) uma FONTE a jorrar”. Mais a frente, em João 7.38-39, Jesus mais uma vez, fala sobre o Espírito Santo dizendo: “Do seu interior fluirão RIOS de água viva”. Veja! Jesus também usou nomes como: água, fonte, rios relacionados a pessoa do Espírito Santo.

Sobre a alegria divina, o Salmo 47.7 O chama de óleo de alegria: “… o teu Deus te ungiu com óleo de alegria“. Claro que o Espírito Santo não é um óleo, como também não é uma chuva, nem pomba, ou fogo. Mas, como já falamos, Ele se manifesta “como…”. A palavra “óleo” pode ser interpretada como unção. Por isso, podemos falar sem medo de errar a frase “A unção de alegria”.

Isaías 61.3 faz a mesma declaração: “óleo (unção) de alegria, em vez de pranto (choro, lágrimas)”. Se lermos o contexto de Isaías 61, ele está falando da obra do Espírito Santo.

“O Espírito do Senhor Deus (a unção) está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar Boas Novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados; a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo Senhor para a sua glória” (Isaías 61.1-3)

Observe: “O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu… (com) óleo (unção) de alegria, em vez de pranto…”. Veja; o profeta Isaías, em outras palavras, está dizendo: “O Espírito do Senhor” que é o Espírito Santo, a unção, o óleo de alegria, “está sobre mim para…” Boas Novas (boas notícias), cura, libertação, liberdade, consolo, alegria e louvor.

Trecho do livro de Eliezer Rodrigues: “A alegria do Senhor”.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!