Verbo FM

Vencendo a tempestade

Ravine Farias
Professora do Rhema Brasil

O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador; o meu Deus é o meu rochedo, em quem me refugio. Ele é o meu escudo e o poder que me salva, a minha torre alta”. (Salmos 18.2)

Você já enfrentou uma tempestade? Talvez você ainda não tenha passado por nenhuma grande tempestade natural, mas saiba que estou querendo tocar seu coração e trazer a sua memória momentos de pressão que você possa ter vivido.

Lembro-me de quando eu tinha 10 anos e estava com a minha família passando férias em uma ilha em Mangaratiba-RJ. No final da tarde decidimos passear de barco pertinho da praia, em poucos minutos o clima mudou, nuvens escureceram o dia e a chuva começou a cair forte.

Sem tanta experiência com navegação fomos atrevidos ao entrar no mar em um horário impróprio e sem as condições próprias para o passeio.

Como você pode imaginar fomos surpreendidos pela tormenta, estávamos em um barco pequeno e quase ficamos à deriva, precisamos da ajuda de alguns moradores da ilha para nos resgatar em meio aquela tribulação. Na minha infância eu tinha medo de temporal, eu tinha pavor dos sons de raios e trovões.

Eu me lembro perfeitamente da sensação de medo que tive naquele momento, olhava para os raios e trovões, os sons me causavam pânico e a água da chuva estava muito fria. A praia ficava cada vez mais distante, definitivamente estar ali no meio da tempestade não foi uma experiência agradável.

Ao mesmo tempo eu me lembro de olhar para o meu pai e me sentir mais segura, eu sabia o que estávamos enfrentando, mas o meu pai estava no barco e eu confiava que ele me protegeria e que não deixaria que nada de mal acontecesse comigo. Minha segurança estava nele, eu olhava para ele e me sentia protegida.

Muitas vezes, passamos por momentos de pressão por nos aventurarmos em “passeios” em horário impróprio e sem as condições necessárias, outras vezes, as pressões chegam de repente, do nada o clima muda e não fomos os causadores disso, a tempestade simplesmente vem nos desafiando a nos desesperar ou a crer.

O que eu quero dizer é, independente da causa dessa tempestade que você está enfrentando, você pode decidir olhar para as nuvens, trovões, raios, para a praia que está cada vez mais distante, ou você pode decidir olhar para o seu Pai que está no barco junto com você.

Para onde você vai olhar e a confiança que você depositar em quem disse que te guarda vai determinar aonde você vai chegar.

Recordo-me que ficamos alguns minutos nessa situação, e você sabe que quando estamos num momento difícil os minutos ficam mais longos, cada um deles parece uma eternidade. Não foi fácil, corremos risco de morte, mas fomos resgatados e estou aqui para contar essa história.

Sabe, se o diabo pudesse me matar ele o teria feito naquela situação, aliás, ele o teria feito em outras tantas que já enfrentei. A questão é, ele não pode! Ele não pode acabar comigo porque quem está comigo no barco é mais forte do que ele. Aquele que me guarda é fiel, me protege nas alturas, nas profundezas, na tribulação e na bonança, seja onde for a mão dEle me guia.

Se você está enfrentando uma dificuldade na sua vida financeira, na sua saúde, na sua família, nos seus relacionamentos, seja qual for o “barco” da sua vida que esteja à deriva, creia tão somente que Jesus está nele, decida olhar para Cristo.

Ter uma visão meramente humana em circunstâncias adversas é o pior dos fracassos. Pense que depois dessa pressão você vai estar na praia e desfrutar de coisas boas.

 “O choro pode persistir uma noite, mas de manhã irrompe a alegria”. (Salmos 30.5b)

Você pode passar por tristezas, decepções, temores, você pode ter chorado essa noite, você até pode ter chorado hoje, pode estar cansado com seus olhos nos raios e trovões.

Creia que a alegria do Senhor pode inundar seu coração nesse momento, ela pode te fortalecer, te trazendo paz e segurança. Tenha uma visão espiritual em qualquer circunstância, dance nessa tempestade, alegre-se nas adversidades, comece a fazer festa no barco e continue a celebrar quando estiver na praia.

Receba a sua vitória! Você é mais do que vencedor!

3 Comentários

  • Tenho uma fobia de tempestades. Não fico sozinha em casa, sempre que vejo que vai chover arrumo algum lugar pra me abrigar de forma que eu me distraia. Isso me atrapalha muito pois afeta minha saúde de tanto nervoso e ansiedade. Agora vou começar tratamento psicológico mas todos me falam que a fé pode me ajudar. Não vou a nenhuma igreja mas me sinto frágil diante do meu medo.

    Resposta
  • Interessante que eu já passei por uma situação quase parecida,eu com 10 anos de idade fui vítima de um afogamento em uma praia de Fortaleza-Ce.E recordo-me que veio um salva vidas e eu pude verdadeiramente ver o poder de Deus na minha vida.Tempestades vem,mas quando cremos e lançamos palavras de poder sobre a tempestade ela se acalma e se torna pequna.Muito obrigada por essa palavra minha irmã,palavra abençodíssima.Deus nunca falha Ele sempre vence.

    Resposta
  • Olhando para Jesus, em meio as tempestades que passamos em nossa vida, sabendo que Ele é o refugio, socorro bem presente, na hora exata, nem antes nem depois, seu amor incondicional é bem maior. Não temeremos, pois Seu amor livra-nos de todo medo.
    Aleluia !!!
    Ótima palavra :))

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!