Você é feliz?

Postado em
5
2453

por Rubens Nascimento
(Graduado da Escola de Ministros Rhema)

Essa simples pergunta é capaz de causar um embaraço gigantesco, justamente pelo fato de que as pessoas geralmente observam as dificuldades do dia-a-dia e as concluem de modo negativo; ou ainda aquelas que apontam que a felicidade é uma busca constante, algo além, quem sabe apenas configurada no plano celestial.

O interessante é que quando essas mesmas pessoas fazem certas retrospectivas em suas vidas, olhando para tempos passados, daquilo que viveram, é comum elas resumirem esse recorte de suas vidas com a frase : “Eu era feliz e não sabia!”.

Ora, nessa perspectiva é possível afirmar que essas pessoas queriam ser felizes… e já eram, mesmo sem perceberem; e que provavelmente elas continuam ainda querendo conquistar essa felicidade… muito embora já sejam e ainda continuam sem saber.

Importante ressaltar que feliz é toda a pessoa que é favorecida; ditosa, afortunada, venturosa, contente, satisfeita, abençoada, bendita, protegida; cujos desejos, aspirações, exigências, foram atendidos ou realizados… e essas características não levam em consideração os obstáculos que cada um enfrenta diariamente, antes, apenas a constatação delas, em nossa vida, coletiva ou individualmente, é capaz de indicar que a pessoa vive um vida feliz (e provavelmente ainda não saiba ou desconsidere).

Alguns entendem felicidade como sinônimo de uma boa condição financeira, como se somente as pessoas ricas fossem plenas em todas as áreas, não sofressem pressões ou mesmo não tivessem seus momentos de desespero, tristeza e até de loucuras… Isso implica dizer que ser feliz não está relacionado com aquilo que se tem materialmente, antes, conforme dito, a felicidade denota algo para além dessa paisagem terrena, sendo uma constatação capaz de favorecer a qualidade de vida de qualquer um, mudando a forma de ver as coisas, quebrando tantos e quantos paradigmas.

Biblicamente a felicidade é pra todos e é para o agora… mas, para isso, vai ser preciso que adotemos certas posturas, as quais estão explícitas em diversas orientações divinas, conforme demonstraremos resumidamente abaixo[i].

CONSELHO INICIAL:

Quem de vocês quer amar a vida e deseja ver dias felizes? Guarde a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade. Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz com perseverança. Os olhos do Senhor voltam-se para os justos e os seus ouvidos estão atentos ao seu grito de socorro.

É FELIZ aquele que não segue os conselhos dos ímpios não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite. É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!
É FELIZ aquele que se deleita no Senhor… Ele atende aos desejos do seu coração.
É FELIZ aquele que confia no Senhor
É FELIZ aquele que acha sabedoria.
É FELIZ aquele que é corrigido por Deus e que não despreza a disciplina do Todo-poderoso.
É FELIZ aquele que é constante no temor do Senhor!
É FELIZ aquele que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam.
É FELIZ aquele que se refugia no Senhor.
É FELIZ aquele que se interessa pela causa do necessitado. O Senhor o livra em tempos de adversidade. O Senhor o protegerá e preservará a sua vida; ele o fará feliz na terra e não o entregará ao desejo dos seus inimigos. O Senhor o susterá em seu leito de enfermidade, e da doença o restaurará.
É FELIZ aquele que aprende a aclamar ao Senhor e que anda na luz da Sua presença.
É FELIZ aquele que canta louvores.
É FELIZ aquele que teme ao Senhor e que anda em seus caminhos
É FELIZ aquele que espera no Senhor.

Por tudo o que foi exposto, é possível descobri e entender que não há nada melhor para o homem do que ser feliz e praticar o bem enquanto viver. (Ec 3.12).

Agora que vocês sabem estas coisas, felizes serão (no tempo presente) se as praticarem. (Jo 13.17).

Você é feliz?…

[i] Textos pesquisados: Salmos 34:12-16; Salmos 1:1-3; Salmos 37:4; Provérbios 16:20; Provérbios 3:13; Jó 5:17; Provérbios 28:14; Tiago 1:12; Salmos 34:8; Salmos 41:1-3; Salmos 89:15-17; Tiago 5:13; Salmos 128:1-2; Isaías 30:18.

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA