Verbo FM

Caráter e integridade

Sabemos que no Velho Testamento a adoração ao Senhor estava vinculada ao ir a Jerusalém, ao monte da adoração, mas hoje, na Nova Aliança adoramos ao Pai em espírito e em verdade.

“SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?  Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração. Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo; A cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao Senhor; aquele que jura com dano seu, e contudo não muda. Aquele que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca será abalado”. Salmos 15.1-5

Às vezes, pensamos em como falar corretamente sobre adoração, mas Davi no texto de Salmos 15 dá um parecer tremendo sobre conduta de vida. Observamos ele falar sobre o que vive com integridade, o que pratica a justiça, de coração fala a verdade e no final do texto ele diz que o que assim procede não será jamais abalado.

Há uma força moral, mas também de conduta quando nós fazemos o que devemos fazer.

Observe também o texto abaixo:

“Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. Este receberá a bênção do Senhor e a justiça do Deus da sua salvação.” Salmos 24:3-5

Observe que a Bíblia relata condições para aquele que vai permanecer na presença de Deus.

No livro de Gênesis quando Deus fala para Abraão, o Senhor pede que ele viva na sua presença e sê perfeito. “Anda na minha presença e sê perfeito…” Existem condições de estarmos nessa vida em Cristo atuando no serviço ao corpo de Cristo de maneira integra. Acho que devíamos anualmente fazermos uma leitura da Bíblia completa.

Existem princípios no Velho Testamento que perduram o Novo Testamento. Quando Deus diz no Velho Testamento: “Sede Santo porque eu sou santo”, também diz no Novo. E ás vezes, a gente perde a dimensão disso por não ler algumas coisas que nos ajudariam a compreender com mais profundidade como é importante a santidade.

No livro “Integridade a garantia do sucesso” de Frederick Price vemos nos primeiros capítulos o autor falando de integridade.

“De acordo com o dicionário o significado de integridade é a qualidade de possuir bons princípios morais tal como retidão, honestidade e integridade. É uma qualidade, estado de ser. Em outras palavras, é algo que você pratica constantemente, assim como diz o Provérbio de Salomão. Que requisitos são necessários para ser uma pessoa integra? A palavra moral encontrada na definição de integridade simplesmente quer dizer conduta correta ou bom caráter. Virtuoso na conduta sexual, nos princípios, padrões ou hábitos onde a conduta reconhece o certo e o errado. Nessa definição vejo duas palavras que trazem explicação: caráter e ética. Caráter refere-se a força moral  e auto-disciplina, virtude ou boa reputação. É o que capacita a agir de acordo com o que a integridade o faz crer como sendo certo. Ética é um sistema de padrões morais ou valores que servem como fundamento para seus atos. É por causa da sua ética que você faz o que faz. E se abstém de coisas que você poderia fazer.

Um homem íntegro considera a sua integridade como algo pessoal. Ele é ele mesmo. Não faz algo meramente por ver os outros fazerem. Ele segue o guia que está dentro dele e não a multidão. Ele permite que a sua integridade e não as circunstâncias o direcione para o desenvolvimento da sua ética. “Ele fará o que é certo sem medir as conseqüências”

Eu aprendi que o caráter é algo que vamos lapidando, construindo e se determinando por dentro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!