Verbo FM

Muita adoração e rendição marcaram a Conferência de Música 2014

A Igreja Verbo da Vida sede em Campina Grande-PB promoveu a Conferência de Música nas dependências do Rhema Brasil local. Foram dias e noites de muito crescimento, treinamentos, comunhão, edificação e, claro, muito louvor e adoração através da música.

O tema do evento foi II Reis 3.15: “Quando o tangedor tocava, veio o poder de Deus”. Mais de 200 ministros de música, familiares e convidados estiveram presentes.

QUINTA-FEIRA

Na abertura do evento, um dos grupos do ministério de música da igreja local, liderado por Everton Fernandes e Wivian Klart ministrou louvor e adoração ao Senhor com muita alegria. Utilizando a música “Vai Brilhar” (Mariana Valadão), eles iniciaram a noite cantando: “Começou e não vai acabar o tempo chegou e só vai melhorar”. Todos celebraram em fé pelo que estava por vir nestes dias. Uma linda iluminação e um ótimo som, doado por Augusto César, um dos sonoplastas da igreja local, rechearam ainda mais o evento.

Depois de muita adoração ao Senhor, Perilo e Stephani Borba, líderes responsáveis pelo evento, deram as boas vindas a todos. Beto Gomes, músico e preletor convidado, foi quem ministrou a Palavra. Inicialmente, ele cantou: “Tua Presença é Real”, e depois exortou os presentes a desfrutarem desta presença diariamente. “Um ministro de música nunca poderá levar a igreja para um lugar em que ele nunca esteve antes”, alertou.

SEXTA-FEIRA

Pela manhã, outro grupo da igreja local, liderado por Fernando Martins e Yago Calado, ministraram ao Senhor, com Déborah Almeida e Mateus Goiz dirigindo e cantando músicas de louvor e adoração ao Senhor, declarando a Sua bondade e a Sua grandeza. No final, um belo medley reunindo vários refrões de hinos antigos auxiliou todos a adorarem ao Senhor na beleza da Sua santidade.

Beto Gomes ministrou um workshop sobre “Prática de conjunto”, corrigindo os músicos em vários pontos e ensinando-os sobre o trabalho em equipe:

“Quando você toca ou canta com outras pessoas, principalmente na igreja local, o menos é mais. Quanto menos você enfeitar, melhor e mais harmonioso será o som”, disse Beto. Ele também destacou a especificidade de cada instrumento e destacou a importância do back vocal.

Num segundo momento, Filipi Rodrigues ministrou sobre o chamado de Deus. Ele motivou os presentes a descobrirem em Deus, através da comunhão, qual o seu chamado e qual a área de atuação no cumprimento do mesmo. Contando o seu testemunho pessoal, Filipi exorotu: “Não desista ou fuja do seu chamado. Tenha identidade. Deus quer lhe apresentar a você mesmo, a quem Ele lhe criou para ser”. No fim, ele cantou: “Avisa que eu voltei”, e muitos puderam declarar esta verdade, rendendo-se novamente ao chamado do Pai.

À tarde, após um grande momento de comunhão no almoço servido, os conferencistas foram separados em duas salas.

Em uma, os envolvidos no vocal receberam preciosos conselhos da cantora e fonoaudióloga Virginia Honório. Na outra, Jason de Tarso ministrou aos instrumentistas, destacando o equilíbrio e também a dedicação e voluntariedade, buscando um constante aperfeiçoamento para dar o melhor a Deus.

A sexta-feira à noite foi marcada pelo pré-lançamento do novo CD de Filipi Rodrigues.

Com a sua banda, Filipi ministrou algumas das novas músicas. Em uma atmosfera “esquisita”, gerada pela muita rendição em meio aos louvores, Manoel Dias profetizou um novo tempo para cada música presente e para esta área em nosso ministério. Depois, ele ensinou sobre o Tabernáculo de Davi e a restauração do mesmo por meio de Jesus Cristo, conscientizando os irmãos acerca da importância da música como instrumento de adoração a Deus, hoje, em espírito e em verdade.

O Espírito Santo se moveu tremendamente sobre a Palavra ministrada. No fim, os pastores e líderes presentes impuseram as mãos sobre todos os conferencistas, transmitindo uma nova unção para este novo tempo.

SÁBADO

O grupo local liderado por Emanuelle Moura e Lucas Felipe. Ela dirigiu o momento de música com muito júbilo, auxiliada também por instrumentos de sopro e percussão, ministrando canções em diversos gêneros, incluindo alguns “africanos”, levando todos a se alegrarem e dançarem na presença do Senhor no início da manhã.

No primeiro momento de ministração, enquanto Beto Gomes abordava o tema “Composição e Arranjos”, os(as) cônjuges, noivos(as) e namorados(as) dos (as) ministros(as) de música presentes, foram para outra sala. Lá, Perilo Borba ministrou para eles sobre a importância do apoio ao chamado dos parceiros, baseando-se na história de Mical. Em seguida, sua esposa, Stephani, destacou o exemplo de Oretha Hagin, com trechos do livro “O preço não é maior do que a graça de Deus”.

Beto Gomes falou sobre inspiração, a importância da comunhão com Deus, da percepção musical e sensibilidade ao Espírito para compor. Enquanto ministrava, ele compôs uma música com todos os presentes. Foi muito interessante.

Após um intervalo, Manoel Dias ministrou para todos sobre “o músico na família”. “Ontem eu falei do sucesso de Davi em seu ministério. Hoje, vou falar do lado negro. Por se dedicar demais ao ministério e não ser equilibrado, ele teve problemas em casa, com a sua mulher e com alguns dos seus filhos”, disse ele, corrigindo exageros e incentivando os presentes a priorizar o seu lar. Manoel também alertou os solteiros à serem submissos aos pais e a desfrutarem da companhia deles enquanto os têm, em vez de passar o dia trancado no quarto tocando o seu instrumento ou ouvindo música em alto volume.

À tarde, um grande simpósio foi feito. Beto Gomes, Manoel e Camila Dias responderam várias perguntas sobre temas, como: caráter do músico, a música como profissão, gêneros musicais, bandas, igreja local, doutrina, etc. Foi um tempo de muitos esclarecimentos para todos.

O culto da noite começou com outro grupo da igreja local, este liderado por Einstein Felinto e Carlos Arthur. O primeiro, juntamente com Camila Dias, dirigiu o momento de música. Com vários espontâneos, todos mergulharam na tangível unção coletiva no ambiente. Beto Gomes ministrou sobre a “loucura do adorador”, incentivando os irmãos a vencerem a timidez e à serem intensos, expressando com o corpo o que está dentro deles, fluindo com o Espírito sem reservas, no secreto e até publicamente quando for necessário.

Manoel Dias também ministrou, mas quase sem palavras, devido a grande atmosfera de adoração presente. Através de alguns Salmos, ele continuou a mensagem iniciada por Beto, incentivando: “Vamos mais profundo, sejamos mais intensos no Espírito”. E foi isto que aconteceu, um grande mover, os dons do Espírito se manifestaram e os irmãos foram mutuamente edificados, exortados e consolados.

DOMINGO

A Conferência foi encerrada com toda a igreja local, no templo, nos cultos dominicais. Filipi Rodrigues e banda ministraram pela manhã. Beto Gomes ensinou sobre o encher-se do Espírito. Ele falou da importância da música para cada cristão, incentivando-os a salmodiarem diariamente. “Você precisa ser afinado para está no Ministério de Música. Mas, para adorar a Deus aí no seu lugar, você só precisa ter o seu coração afinado. Não há problema que prevaleça em uma atmosfera de adoração. Como Paulo e Silas, vença as circunstâncias oferecendo um novo cântico a Deus”, disse ele.

À noite, Beto ministrou louvor e adoração através da música. João Roberto, líder da igreja local, chamou todos os músicos à frente, honrando-os, mas também advertindo-os: “Nunca deixe o diabo lhe enganar dizendo que você é bom demais para está na igreja. A verdade é que você está na igreja porque é bom demais. Aqui é o lugar de termos as melhores músicas e os melhores músicos. Aperfeiçoem-se e se consagrem para dar sempre o melhor a Deus”. Manoel Dias ministrou a Palavra falando sobre a verdadeira adoração e do nosso chamado como sacerdotes da nova aliança, fechando o evento com chave de ouro. Dentre as muitas palavras marcantes ditas por ele, destacamos: “Para o canto dos seus lábios ter valor diante de Deus, a sua vida precisa corresponder ao que está sendo cantado”.

“Estamos felizes por todos os frutos. Agradecemos ao Pr. João Roberto e Jannayna por todo apoio, a Cristiane Stephanie, líder deste Ministério de Música, que, mesmo não estando presente porque foi galardoada com o nascimento da sua filha na semana do evento, gerou tudo isto no seu coração, e a toda equipe de trabalho por ter pego junto conosco. Em 2015, tem mais!”, comentaram Perilo e Stephani Borba.

3 Comentários

  • Gostaria de saber se as ministrações deste evento estarão à venda para quem quiser adquiri-las.

    Resposta
    • Estarão brevemente. Os responsáveis lhe avisarão por e-mail.

      Resposta
  • Essa Conferência foi um tempo maravilhoso em Deus, específico para aqueles que entendem a importância da música no corpo de Cristo. Obrigado Senhor, por tudo e todos que de alguma forma contribuíram para esse tempo de tamanha qualidade – Parabéns ao Ministério de Música IEVV !!!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!