Acesse e se conecte ao novo livro “Deus curte. Eu compartilho”, de Perilo Borba

Postado em
2

#CuidadoComAsCurtidas

#PenseAntesDePostar

#AInternetNãoÉDoDiabo

Essas hashtags foram inspiradas nos ensinamentos preciosos encontrados no novo livro do Pr. Perilo Borba, Deus Curte. Eu Compartilho, lançado ontem, na abertura da primeira Conferência de Ministros Verbo da Vida On-line e presencial. 

Jornalista, Perilo é o coordenador do departamento de Comunicação do Ministério Verbo da Vida (MVV)*, há 11 anos, e responsável por todo o compartilhamento de conteúdos das igrejas, escolas e das diversas coordenações do Centro de Operações. Vale destacar que esse é o quarto livro escrito pelo autor, sendo que o primeiro foi lançado quando ele tinha apenas 19 anos. É também o seu primeiro livro publicado pela Editora Rhema Brasil Publicações.

A nova publicação, digna de muitos likes, apresenta ainda o sugestivo subtítulo “Aplicando princípios bíblicos nas mídias sociais”. Perilo, que também é professor das escolas Rhema, expõe nesta obra toda a sua experiência de navegação na esfera virtual. Vale a pena viralizar esse conteúdo em nossas timelines, neste período em que todos estamos, de certa forma, isolados socialmente e conectados com o mundo pela internet

Perilo Borba, em uma linguagem bem acessível, especialmente para quem está habituado com as redes sociais, apresenta em sua obra os conflitos dos internautas nesses ambientes virtuais, orientações sobre como devemos nos comportar, nas postagens, nas curtidas, nos comentários e nos compartilhamentos. O seu livro nos traz ainda a consciência de que devemos sempre espelhar a imagem de Deus em nosso feed, sendo autênticos em tudo o que fazemos. Afinal, as mídias sociais são, hoje, um dos mais poderosos meios de comunicação, que podem alavancar ou destruir negócios e reputações, em um só clique.

“É uma leitura que vai inspirar as pessoas a fazerem um bom uso desse meio poderoso, tomando as devidas precauções, com o devido equilíbrio, mas também, sendo um canal de Deus para abençoar outros”.

O autor foi muito estimulado a se aprofundar nesse tema, por ser o professor do módulo Comunicação no Ministério, na Escola de Ministros Rhema. Segundo sua esposa, Stephani Borba, essa matéria já vinha despertando nele a importância de ser luz, de ser sal da terra também nas mídias sociais. “Foi quando, aos poucos, ele foi recebendo os capítulos desse livro. Mas, foi no final de 2019, que ele percebeu uma urgência dentro dele sobre isso. E nem tinha acontecido ainda o problema da pandemia. Então, eu pensei: essa urgência é porque Deus quer que saia neste tempo em que nós estamos vivendo de uma maneira mais on-line, contou Stephani. 

Perilo disse que foi também na Escola de Ministros que veio a inspiração de fazer paráfrases dos textos bíblicos. “A Bíblia nunca fica desatualizada. A Bíblia é um livro de princípios. E esses princípios podem ser aplicados em todos os tempos, em todos os aspectos, em todas as áreas da vida. Na internet, não é diferente. De uma maneira didática, e mais descontraída, o livro é cheio dessas paráfrases, que eu gosto de brincar até com os alunos em sala de aula, com a versão Perilo Revista e Modernizada, disse o autor.

Podemos dizer ainda que o novo livro foi como o post de um parto para Perilo. Ele veio ao mundo praticamente junto com o seu segundo filho. “A nossa rotina foi completamente mudada, com a chegada de Luca e Estêvão em uma fase bem agitada, de querer brincar muito. Ele me ajudava com as crianças durante o dia e, à noite, quando elas dormiam, ele ia para a sala, orava um pouco e começava a escrever. Muitas vezes, entrava pela madrugada”, compartilhou Stephani. 

#elescomentam

Para você ver que o que estamos falando não é fake news, Perilo tem seguidores pra lá de conhecidos no nosso meio, que também comentam sobre sua obra. O Pr. Rozilon Lourenço, supervisor do MVV, que fez o prefácio do livro, disse que “Perilo nos oferece neste livro conselhos preciosos, fundamentados em princípios bíblicos, para que as novas tecnologias possam ser ferramentas de bênção e verdadeiras aliadas na nossa missão de anunciar as boas novas”

O amadurecimento de Perilo na escrita e seu jeito bem humorado de ser favoreceu a produção de um livro gostoso de ler, com uma série de referências aos termos usados nas mídias sociais, como estamos, de certa forma, repostando nesta matéria. À medida que avançamos na leitura, nos surpreendemos com as excelentes sacadas, no jogo de palavras, e os ensinamentos que nos conectam rapidamente aos valores bíblicos, sendo confrontados à exposição que temos nas redes sociais e orientados a utilizá-las positivamente também para a propagação do Reino de Deus. 

O Ap. Guto Emery, presidente do MVV, também comentou sobre esse lançamento: “Fico muito alegre de ver nascer mais um livro do Perilo Borba. Sua vida, desde a infância, se destaca pela busca incessante pelos princípios da Palavra de Deus. A Bíblia diz que o homem bom, do bom tesouro do seu coração, tira as coisas boas. E é isso mesmo que Perilo está fazendo nesse livro, tirando um bom tesouro para abençoar a vida de muitas pessoas na igreja. Que você seja abençoado nessa literatura”

Agora, acesse o vídeo de apresentação do livro, feito pelo próprio autor:

#spoilers

Se você não se importa muito em ter acessos antecipados da obra, confira algumas frases “printadas” da publicação, com a permissão do autor:

“Cuidado com o que você curte, comenta e compartilha.”

“O mundo está carente de boas notícias. Compartilhe o que Deus tem feito na sua vida e na vida dos outros.”

“Seja autêntico. Seja você mesmo nas redes sociais.” 

“Que as pessoas glorifiquem a Deus com o que veem em seu feed.” 

“Que possamos aproveitar o poder das mídias sociais para influenciar positivamente quem nos segue. ”

As muitas paráfrases que Perilo Borba faz de versículos bíblicos deram, também, um tom original e bem humorado ao seu livro. Só para você sentir um gostinho do que vai querer “retweetar”, veja uma delas:

“Tendo, porém, o mesmo espírito da fé… Eu cri, por isso é que postei… nós cremos, por isso também curtimos, comentamos e compartilhamos (II Coríntios 4.13).”

#ficaadica

“Eu tenho sido grandemente abençoado pelo seu ministério e, agora, pela oportunidade de ver todo o conhecimento sendo trazido para nós através desses livros.” Ap.Guto Emery, presidente do Ministério Verbo da Vida.

“No momento em que aumentou muito o uso das redes sociais devido à pandemia, o autor Perilo Borba, de uma forma dinâmica e direta, veio trazer equilíbrio e edificação ao Corpo de Cristo no uso dessas mídias. E eu creio que vai abençoar muita gente.” – Samir Souza, coordenador da Editora Rhema Brasil Publicações.

“Indico a todos, não só pelo conteúdo excelente, mas pela forma descontraída e criativa que foi usada.”Thiago Borba, pastor presidente do Verbo da Vida Sede, em Campina Grande.

“Eu sei que esse livro vai impactar muitas vidas e a gente vai poder alcançar um número maior de pessoas e salvar muitas outras com a Palavra da Fé, por causa dos ensinamentos que esse livro nos traz, sendo luz para o mundo on-line, alcançando o mundo de uma forma mais rápida e intensa. Perilo é muito intenso nas coisas do Senhor. Quando Deus fala com ele sobre algo, ele se prontifica rapidamente pra fazer aquilo. Eu sei que, por causa dessa prontidão do coração dele de fazer a vontade de Deus, a graça de Deus vem de uma forma abundante sobre ele.” Stephani Borba, integrante da Agência de Missões Verbo da Vida.

“Perilo Borba, que demais. Já quero esse livro! Além da visão técnica, ele tem toda visão espiritual. Admiro muito o trabalho dele.”Elis Amâncio, jornalista e autora dos livros “Mídias Sociais na Igreja” e “Comunicando o Reino”.

#entrevistacomoautor

Conte-nos um pouco sobre o Perilo escritor: 

O Perilo escritor começou desde criança, sempre gostando do português, de ditado, de escrever e inventar historinhas. Minha mãe sempre incentivou isso, comprando cadernos e me ajudando nessa coisa da escrita, pois ela é formada em Letras. Então, sempre foi uma grande incentivadora disso em minha vida. Marizete Garcia também foi uma grande incentivadora minha. Ela dizia: “Olha, o livro vai aonde a gente não pode ir”. E eu tenho sempre isso em mente. A mensagem sempre vai quando ela é colocada em um meio de comunicação, como um livro, onde um mensageiro não pode ir.

Você pode contar alguma história interessante sobre seus livros?

Um testemunho que tive foi quando Stephani foi dar aula no Rhema Prisional, há alguns anos, e uma aluna, quando ouviu o sobrenome Borba, perguntou: “Você conhece algum Perilo?” E Stephani disse: “É meu marido”. Ela agradeceu demais à Stephani e falou do livro “Sábias Prioridades”, que conheceu em um presídio, em outra cidade. Lá, alguém de uma equipe de evangelismo sentiu no coração de dar esse livro pra ela. Foi esse livro que a levou ao novo nascimento. Quando Stephani chegou em casa, contando esse testemunho, eu fiquei maravilhado. Na formatura do Rhema Prisional, eu pude encontrar pessoalmente essa aluna e foi muito emocionante. 

Você tem autores favoritos? Algum deles influenciou você mais que outros?

Sempre gostei muito de poesia, de grandes livros clássicos. Mas, de dez a doze anos para cá, minha literatura tem sido só cristã. Desde que li pela primeira vez o livro “Em Busca de Timóteo”, depois o “Qualificados” e “Graça, o DNA de Deus”, o Tony Cooke passou a ser uma grande referência para mim, ainda mais quando o conheci pessoalmente. 

O que você destacaria na produção desse livro?

Para mim, é uma grande honra ter o meu quarto livro publicado por uma editora. Os outros três foram independentes. E que bênção ser a Editora Rhema Brasil Publicações, que eu tenho servido, há anos. Sou também o editor, compilador da edição Legado, do Pr. Bud Wright. Então, para mim, é um privilégio ter um livro publicado por essa editora e estou feliz demais por isso.  

Como você resumiria o seu novo livro?

A ideia desse livro é mostrar como alguns princípios bíblicos podem ser praticados na nossa conduta on-line, naquilo que a gente posta, naquilo que a gente curte, no que a gente comenta, em quem a gente segue, nas nossas motivações, naquilo que a gente vê, naquilo que a gente assiste. E também trazer o outro lado, que é o poder que essas mídias sociais, desse meio de comunicação, têm para a divulgação do evangelho e o alcance que você pode dar à Palavra de Deus, aos testemunhos daquilo que Deus tem feito na sua vida, propagando os feitos do Senhor. 

O que você aconselha aos que querem ser escritores?

Um dos conselhos que eu posso dar para quem quer ser um escritor é ler. Se você for um grande leitor, já é um grande passo para você se tornar um grande escritor. E não um leitor normal qualquer, mas um leitor crítico, em um certo sentido, de analisar o que você está lendo, de como escrever o que você está lendo de outro jeito. Algo que eu gostaria de ter ouvido quando escrevi o meu primeiro livro, é que você não deve se preocupar com números. Ninguém deve ter a motivação de escrever livros para ter um retorno financeiro, para ser rico ou, muito menos, para ser famoso. A motivação correta para escrever um livro é deixar registrado algo que Deus tratou com você e que vai abençoar a vida de alguém. Se uma só pessoa for alcançada por um livro seu já valeu a pena. 

Confira também como foi o lançamento do livro de Perilo “Sábias Prioridades”

#adquiraoseu

Clique aqui e adquira o seu livro no verboshop.com.br

*Além de escritor e coordenador de Comunicação do Ministério Verbo da Vida, Perilo Borba é integrante do conselho da diretoria do MVV, professor do Rhema Brasil, da Escola de Ministros Rhema e Escola de Missões Rhema e pastor auxiliar da Igreja Verbo da Vida sede em Campina Grande-PB.

2 COMENTÁRIOS

  1. Tenho grande expectativa de ler esse livro, é um conteúdo muito importante em nossos dias. Assim como o diabo tem chegado a muitas pessoas via internet, nós podemos edificar, amar, ajudar e levar Jesus para muitas pessoas. Além disso, representamos o reino de Deus, não podemos postar, curtir e compartilhar qualquer coisa. A pregação do Perilo na conferência de Ministros Verbo da Vida online, sobre o tema do livro, foi maravilhosa e deixou um gostinho de quero mais! Quero comprar em breve esse livro.

DEIXE UMA RESPOSTA