Verbo FM

Graduado fala da importância da Escola de Missões

2015_entrevista_felipe_escolademissoes13Luis Felipe, 21 anos, saiu de Caruaru-PE para estudar na Escola de Missões Rhema em Campina Grande-PB e viveu uma experiência maravilhosa nesse tempo. Ele compartilhou conosco como foi esse tempo na entrevista abaixo:

Conte-nos um pouco da sua história.

Meu nome é Luis Felipe e tenho 21 anos, nasci em são Paulo e fui criado em Caruaru, Pernambuco, onde conheci o Senhor. Até então não tinha ouvido falar muito a respeito sobre Deus.

Em 2009, assisti o filme “Paixão de Cristo”, Deus começou a falar comigo, dizendo: Se você der um passo em minha direção, você jamais vai se arrepender. Depois disso comecei a despertar para Deus.

Em 2010, comecei a congregar na Igreja Verbo da Vida no bairro Salgado, em Caruaru, com o pastor Alexandre, que me treinou, me instruiu na Palavra e me apoiou ministerialmente e me apoia até hoje.
Cresci na palavra dentro do Verbo da Vida, não passei por outra igreja.

2015_entrevista_felipe_escolademissoes10Como descobriu que Deus havia lhe comissionado para missões?

Na verdade Deus nos chama desde o nosso nascimento. Mas, eu descobri e entendi o chamado em minha vida em 2012, quando o Pr. Edilson de Lira estava ministrando no JPN, e Deus começou a falar comigo, que tinha um povo, um lugar para eu ir e alcançar . E no mesmo ano o Pr. Isaque foi à Caruaru em um culto de missões e fez imposição de mãos em quem tinha chamado para missões. Ele disse algo bem específico, que eu deveria me preparar, estar pronto, porque Deus me levaria as nações.

2015_entrevista_felipe_escolademissoes02Conte-nos um pouco sobre como foi deixar sua cidade, sua família, e amigos, para morar em Campina Grande?

No final do ano do Rhema, eu me perguntava o que eu faria depois.

Em conversa com amigos e pessoas próximas, Deus começou a falar comigo.

Eu sempre tive o desejo de fazer a Escola de Missões e já falava com a minha família, que um dia eu iria embora, que sairia de casa para seguir o que Deus tinha me falado para cumprir este chamado.

Deus disse a mim: Eu quero que você deixe o seu trabalho, amigos, família e vá até Campina Grande, para se preparar e pegar as ferramentas que você precisa para a próxima fase. Falei com o meu pastor e ele me apoiou e disse que ele não poderia dizer para mim por si só que eu viesse a Campina Grande, porque seria uma decisão muito difícil tendo que deixar tudo, mas para mim não foi pesado, pois havia uma graça para fazer. Quando Deus dá uma direção tudo caminha do melhor jeito, mesmo com circunstâncias adversas.

Falei no meu trabalho, com a minha família, já organizando tudo para morar em Campina Grande, entrei em contato com a escola para ter todas as informações.  Quando foi em março, já estava em Campina para estudar.

2015_entrevista_felipe_escolademissoes01Deus agiu com provisão e portas abertas para eu estar aqui, vale salientar que eu não conhecia ninguém nesta cidade, mas eu sabia quem era Deus e, sabia que aonde eu fosse eu estaria seguro.

A adaptação foi muito boa, me sinto em casa, me sinto em família. Hoje, eu sirvo na Congregação Verbo da Vida no Jardim Paulistano, sob a liderança do Pr. Moacir e tem sido muito maravilhoso estar perto deles. Vejo que coisas em minha vida já foram formadas, amadurecidas. Esta fase me fez crescer!

Como o seu pastor recebeu a notícia que viria para Campina Grande para fazer a EMR?

Ele foi um dos que mais me apoiou e disse que seria muito bom pra minha vida. Um dos pontos que ele colocou foi o fato de ser solteiro, sem vínculo com alguém, não ter a preocupação com casa, outros cuidados em si, além de cuidar das coisas de Deus e estar disponível para o ministério.  Ele me incentivou muito, me colocando a disposição do ministério, aprender as ferramentas que iria precisar, enfim, me apoiando com orações e finanças, todo o apoio antes e durante eu recebi do meu pastor, podendo sair da minha cidade e estar aqui em Campina Grande hoje. Continua me apoiando e me dando instruções ate hoje. Isso é muito bom.

2015_entrevista_felipe_escolademissoes04Qual sua visão em relação sobre missões? Já tem algum lugar especifico no coração?

A visão que tenho hoje de missões é que missões é para todos.  Imaginava que missões era um departamento da igreja, que algumas pessoas eram escolhidas para uma secretaria e lá elas participavam de momentos que era trabalhar com alguns países, e fazer ação social fora da igreja.

Hoje, eu entendo algo diferente, é que todo mundo pode fazer missões, contribuindo, orando e indo para algum lugar mesmo que não seja em outra nação, mas seguindo o que Deus colocou no coração. Pois, missões se faz aonde tem pessoas.

Deus colocou em meu coração a África e outros países também, onde vou visitar e pregar para pessoas que se dizem ateias, que não acreditam em Deus.

Eu mesmo era uma pessoa desacreditada de Deus. Deus precisou se revelar a mim no meu quarto, expandindo ali minha visão, de que eu iria tocar outras pessoas, outros povos.

Irei à Costa do Marfim, não tem uma data certa ainda para ir, mas já tem o projeto.

Já comecei a me preparar, conhecendo o idioma, e em breve, chegarei lá. Já estou fazendo as conexões.

2015_entrevista_felipe_escolademissoes08E sobre a EMR, como ouviu falar da escola pela primeira vez?

A primeira vez que ouvi falar foi através do site, acompanhando no blog, na página da Escola de Missões. Buscando informações com pessoas que já conhecia a mesma para me orientarem. Depois dessas informações eu sempre dizia: ainda vou fazer a Escola de Missões e de Ministros. E hoje, já terminei a Escola de Missões.

Conte-nos um pouco do que aprendeu nesse tempo na EMR?

A Escola de Missões nos prepara, adicionando aquilo que precisamos, completando a nossa bagagem.

O primeiro treinamento em minha vida foi nas emoções, depois entender as culturas, seus costumes, suas tradições e roupas que vestem. Entendi que tudo há um propósito e tudo isso tem que ser respeitado.

2015_entrevista_felipe_escolademissoes12Você recomendaria a outros missionários a estudarem na escola?

Todo missionário que sabe que precisa fazer uma preparação tem que passar por uma escola. A escola é de fundamental importância para a sua preparação. Essa preparação é também para os que ficam na Igreja local, para dar o suporte a sua igreja e para os missionários que vão. Pois, quanto mais capacitados e preparados é melhor.

Muitas pessoas tem um engano em relação a missão, pensam que precisam fazer a sua mala e ir embora para algum lugar, enquanto missões, começa na sua igreja local com seus relacionamentos sadios e bem preparados de uma forma geral.

Deixe uma breve mensagem para aqueles que têm um chamado para missões.

Se prepare! Estejam prontos, se aperfeiçoando cada vez mais.

Em sala de aula, Manoel Dias, nos disse: “podemos saber de tudo um pouco, mas de uma coisa saiba tudo”.

Precisamos estar preparados em todo tempo, com as respostas que o mundo precisa, apesar de que já temos dentro nós, mas o que nos falta é a ousadia e a forma como vamos colocar para outras pessoas, mas se temos o desejo de fazer algo por alguém, precisamos entender o que a pessoa crê, conhecendo também quem ela é na realidade. Pois, um missionário que se preocupa em fazer a obra de Deus, em alcançar todos os povos, entender quais são as relações e culturas, os costumes e como as pessoas trabalham. Isso, o missionário só vai saber se ele se preparar, se capacitar.

1 Comentário

  • Paz! Ler esta entrevista com Felipe me emocionou demais, pois quando cheguei a IEVV do Salgado já ouvia as pessoas falarem nele com grande expectativa, com grande apoio, com a alegria de quem é levado junto. E como estava vindo de outra denominação bem diferente, achei louvável aquele mover em direção a ele, mas não compreendi muito bem.
    Às vésperas da viagem, ele esteve na igreja divulgando a missão e podemos conversar. Conversa que me marcou, por ver nele todos os atributos que com orgulho o pastor e os demais membros falavam. É um rapaz puro, digno, com um caráter admirável, dono de uma simplicidade e simpatia que ficou para poucos, e que possui nos olhos o brilho dos que confiam e amam o Senhor na dimensão exata.
    Venho deixar registrado a minha admiração por você e te dizer que aprendi tudo o que você me ensinou em apenas dois momentos de conversa aqui na cidade. Louvo a Deus por sua vida e por suas escolhas!
    Luciana Dilane.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!