Barbara Araújo, graduada da Escola de Missões Rhema, tem cumprido a grande comissão salvando as vidas de crianças em situação de vulnerabilidade social. Todos os sábados pela manhã ela, juntamente com uma equipe de pessoas com o mesmo propósito, promovem programações lúdicas, divertidas e diferenciais para as crianças e adolescentes do bairro Catolé do Zé Ferreira no município de Campina Grande-PB. O projeto, de cunho social e sem fins lucrativos, é apoiado pelos líderes do Ministério Transformação, Emanuel Jansen e Karol Vieira, que abriram as portas da igreja que pastoreiam para a realização do projeto ali.

Na foto Barbara Araújo está no meio acompanhada do pastor Emanuel Jansen e sua esposa karoline Vieira.

A ideia começou em Setembro de 2016 com cerca de 17 crianças e, atualmente, já alcança aproximadamente 70 pequeninos. Além das manhãs de sábado, também são realizadas programações especiais em datas comemorativas como Dia das Crianças e Natal. Este ano, foi realizada também uma campanha de Prevenção ao abuso infanto-juvenil, com materiais desenvolvidos por psicólogos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Os pais dos pequeninos têm vislumbrado a verdadeira transformação nas atitudes e rotina dos filhos. Fabrícia Freire, mãe da Maria Allycia, relata que a filha conta as horas para chegar o sábado, pois deseja aprender sobre Deus e como deve tratar seus amiguinhos e familiares. A mãe afirma que é muito grata ao Projeto e que ama cada voluntário: “Eles conseguem transmitir com muito amor e carinho as pequenas coisas da vida, é muito gratificante ver minha filha chegar em casa e falar de tudo que aprende e ver a alegria dela ao chegar em casa cheia de compras que ela mesma fez na Feirinha de brinquedos”.

COMO TUDO COMEÇOU

Certo dia, eu estava saindo de um supermercado com minha mãe e me deparei com uma criança de rua sendo espancada no centro de Campina Grande-PB, eu estava cheia de sacolas, mas não hesitei em nenhum momento em socorrer, pedi para que aquele homem parasse de machucar aquela criança. No percurso da volta para casa, chorei muito com os fleches daquela cena em minha mente. Foi quando Deus falou ao meu coração que aquela criança não estaria naquela condição se a sua Igreja tivesse chegado antes. Particularmente, vi aquela criança como sendo meu “chamado espancado”, o designo do meu coração.
Após alguns meses de reuniões com amigos que também têm o desejo de trabalhar com crianças, e gerando em oração, nasceu o “Projeto Transformação” no dia 17 de Setembro de 2016. No primeiro dia do Projeto, saímos no bairro convidando as crianças, preparamos uma programação voltada para a importância do nascimento de cada uma delas e como elas eram especiais e únicas. Para nossa surpresa, estiveram presentes aproximadamente 17 crianças. A cada sábado iam chegando mais e o nosso coração se enchendo de alegria.

Barbara Araújo

COMO É DESENVOLVIDO

O projeto acontece semanalmente aos sábados pela manhã. Os voluntários montam um espaço para as brincadeiras que são realizadas como: dama, dominó, jogo da memória, pega-vareta, jogo de botão, blocos de montar, pula corda, entre outras. O objetivo das brincadeiras mais tradicionais é o resgate da comunhão offline, que tem sido perdida no mundo atual voltado para a internet. Um dos principais atrativos tem sido o futebol, no qual os adolescentes participam com maior entusiasmo.

Após o período de brincadeiras, é servido um lanche e, em seguida, as crianças são divididas por idades para o período de aprendizagem. São tratados temas de valores morais e educativos atrelados aos ensinamentos de Jesus. Amor, honestidade, altruísmo, unidade, perdão, tolerância; são alguns dos assuntos abordados além de temáticas sociais como: autoestima, rejeição e o Bullying.

Tudo é desenvolvido seguindo um calendário de planejamento mensal no qual ao final de cada mês são realizadas atividades diferenciadas a exemplo da Arte com Argila, Dia de Culinária, Piquenique, Gincana, entre outras.

ATIVIDADES EXTRAS

“mamãe não pôde oferecer uma festa no seu dia. Mas papai do céu te ofereceu algo melhor do que eu esperava e, com Deus, não importa hora e nem lugar …” , escreveu a mãe do Pedrinho em sua rede social compartilhando as fotos do aniversário dele promovido pelo Projeto.

O “Aniversário Trimestral”, reúne as crianças que completaram ano durante três meses. É realizada uma grande festa temática com o apoio do Projeto “Aniversário dos Sonhos”. coordenado por Niedja e Juliana que são decoradoras de festas infantis. A festa possui tudo o que os aniversariantes têm direito, são convidados os seus familiares, as crianças fazem apresentações para seus pais, e também ganham presentes padronizados. No depoimento ao lado, a mãe do Pedrinho se refere a festa com a temática “A Fazenda”, que emocionou a muitos por sua excelência e amor transmitidos.

“O Dia das crianças”, realizado no mês de Outubro também é uma grande ação que envolve centenas de crianças da comunidade em um período bastante divertido com parquinho, pipoca e algodão doce.

Uma das atuações que tem ganhado grande proporção é a “Feirinha de Brinquedos”, as crianças cadastradas no projeto recebem uma bolsa e o seu crachá, após a terceira visita. Dentro da bolsa, eles armazenam moedas de plásticos chamadas de “estalecas”, estas são adquiridas por comportamento, respeito ao colega e frequência. A cada três meses é montada uma feirinha com sessões de roupas, brinquedos, livros, Bíblias, guloseimas e lanche. Na última edição da feirinha, o projeto recebeu a doação de mais de 300 brinquedos, além de roupas e Bíblias e participaram 72 crianças.  

“Presenciar as crianças chegando ao projeto com as roupas que elas mesmas compram com suas moedas, as bolsinhas nas costas, as tiaras no cabelo, é realmente emocionante”, relatou Barbara.

Crianças comprando brinquedos na Feirinha.

 

COMO AJUDAR?

Os alvos futuros do projeto são iniciar atuações com reforço escolar, visitas aos lares, aulas de violão, aula de espanhol, aula de dança, desenvolver nas escolas públicas e privadas campanhas de Prevenção ao Abuso sexual e Bulliyng, como também, agregar outro bairro da cidade.

 

Para ajudar, você pode entrar em contato direto com a coordenadora do Projeto Transformação, Barbara Araújo.

CONTATOS:

Bárbara Araújo: (083) 9.9903-3819,

Email: barbara_araujo7@hotmail.com

Maysa Tomé (tesoureira do projeto): (083) 9.9621-9304

Facebook: Projeto Transformação

TESTEMUNHOS

[…] Gostei muito da feirinha hoje, foi muito boa e também gostei das professoras. Elas são muita boas e é muito bom quando eu venho pra cá, fico muito feliz, eu brinco muito aqui e gostei muito desse projeto”, disse a pequena Kaline sobre a última Feirinha realizada.

“Eu gostei muito da feirinha, eu amo as professoras e as professoras são muito boa, comprei muitas coisas”, Naiane sobre a última Feirinha realizada.

Estou muito feliz por ver meus filhos participando desse projeto, desde que eles começaram a participar eles mudaram bastante, pois aprendem o que é certo e errado. Eles ficam muito felizes quando vão para o projeto, amam as titias e brincam muito. Quando chego em casa, vejo a grande felicidade nos rostinhos deles”, relatou uma das mães.

Eu acho a feirinha muito interessante e boa para as crianças. Elas têm a oportunidade de ter as coisas que querem e podem ser um pouco independentes. Esse projeto é maravilhoso porque se passam três meses para conquistar os Talecos para fazer compras na feirinha e, assim, eles crescem sabendo que tudo na vida tem que ser conquistado. Eles ficam super felizes quando vão para a feirinha. Sou muito grata às pessoas que estão a frente desse lindo projeto, pois elas amam demais nossas crianças e o que elas fazem só Deus para recompensar. Que avancem ainda mais nesse chamado, amo a vida de vocês”, testemunho da Gerlaina Oliveira, mãe de Victor Issaguirim, Edileuza e Geisiane.

Olhar as crianças a cada sábado que vou ao projeto é estar diante da materialização de anos de oração, cada abraço curador, cada “eu te amo tia Bárbara”, ver elas correndo no meio da rua para te abraçar e celebrar sua chegada, cada sorriso que você flagra te faz levantar e dizer: vale a pena. Às vezes me pego olhando várias vezes as fotos das atuações o rostinho radiante delas e penso: Só poderia ser Deus. Cada milagre semanal, cada oferta que as vezes vem dos lugares mais improváveis me deixa extasiada. É uma vida incrível a vida de fé e quando não se relaciona a usar a fé apenas para você, mais envolve a necessidade do outro, te faz desfrutar de uma fidelidade que só sabe muitas vezes quem está imergido no social. Me sinto honrada e privilegiada por de alguma forma poder ser a extensão de um amor que me alcançou para alcançar”. Minha eterna gratidão a toda equipe de guerreiros anônimos que fazem desse projeto uma realidade. (Bárbara Araújo – coordenadora do Projeto)

 

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA