Departamento de Crianças em Patos (PB) realizou palestra sobre inclusão social

Postado em
0

O Departamento de Crianças da Igreja Verbo da Vida localizada no bairro Vitória, em Patos (PB), realizou uma palestra destinada aos professores e monitores, para tratar sobre educação e inclusão social de crianças que necessitam de uma atenção diferenciada. Na ocasião, o assunto foi abordado pela professora de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, Thaisa Renata Lacerda, que é especialista em Atendimento Educacional Especializado. 

A abertura da palestra foi feita pela líder do departamento, Rayane Kelly, que aproveitou a oportunidade para expressar sua gratidão ao Senhor. A programação também envolveu um período  de brincadeiras e muita interação entre a equipe.

Em sua apresentação, Thaisa Lacerda destacou que é preciso abordar todas as questões e situações referentes à inclusão: à luz da Palavra, de maneira prática, clara e objetiva. A palestrante reforçou a necessidade de amar as crianças deficientes, que precisam ser atendidas com suas limitações também, lançando uma semente de amor no coração da igreja, dos professores e líderes.

Ela enfatizou que preparar e orientar os professores do departamento de Crianças é fundamental, pois, muitas vezes, eles não sabem o que fazer e nem como agir em uma aula com alguma criança que tenha limitações. “Cada deficiência demanda um preparo específico. Como incluir na classe uma criança deficiente visual, com síndrome de down ou uma criança paraplégica ou surda?”, questionou a palestrante, reforçando que essas e outras questões precisam ser discutidas na igreja hoje.

“Jesus jamais ignorou, ele teve compaixão, estendeu a mão, abençoou, curou. Somos o seu reino aqui na terra, embaixadores de Cristo Jesus, e não podemos lançar fora nenhuma criança, mesmo sendo ela deficiente. Jesus morreu por elas também! Não importa se com limitações ou sem, pois das tais é o reino dos céus. As crianças estão prontas para serem evangelizadas, pois seu espírito humilde e sincero receberá a Palavra com grande aceitação. Muitos estudos comprovam que na infância (de 0 a 12 anos) é que se formam a personalidade e o caráter; é também, o momento no qual se desenvolvem, com mais intensidade, as memórias a longo prazo”, explicou Thaisa. 

Para a especialista, este é o momento mais propício à aprendizagem, pois seu cérebro está em pleno vapor, armazenando e assimilando tudo ao seu redor. “A Bíblia diz: ‘Ensina a criança o caminho em que deve andar e ela não se desviará dele’ (Provérbios 22.6)“, acrescentou.

No que diz respeito ao que as crianças aprendem na infância, a especialista alertou que elas levam consigo para o resto da vida, pois esse aprendizado fará parte da sua personalidade. Ela afirmou ser fundamental que a criança cresça sabendo que há um Deus que zela por ela, assim, sabendo que nunca estará sozinha, se tornará mais confiante e segura. Logo, a igreja deve ser um lugar acolhedor para as crianças, onde possam ser tratadas como indivíduos únicos e eternos, que têm um chamado em Deus.

Por esta razão, os professores do Departamento de Crianças são a chave mestra para a geração desse conhecimento sobre a verdade de Deus. 

Concluindo sua participação, Thaísa Renata afirmou que fazer parte do departamento de Crianças é um trabalho que pretende salvar vidas pra Jesus, as quais, ainda tão inocentes, são alvos fáceis para os atrativos do mundo, como: televisão, tablets, smartphones,  entre tantos outros.

“Precisamos acolher, respeitar e amar as crianças, abrigando-as em um espaço aconchegante e lúdico. Dando a elas a devida atenção, tratando-as com o carinho que Jesus as trataria” concluiu.

Ao final do evento, houve muita diversão, entrega de brindes e foi servido um coffee-break preparado especialmente para a ocasião.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA