Edição do ‘Cantarolando’ encerrou com apresentação no Dia das Mães

Postado em
0
591

28

Jesus lhes disse: Sim; nunca lestes: Pela boca dos meninos e das criancinhas de peito tiraste o perfeito louvor?” (Mateus 21.16)

O Cantarolando, projeto de parceria dos Departamentos de Música e de Crianças da igreja Verbo da Vida sede em Campina Grande-PB, surgiu há 4 anos com o objetivo de alcançar crianças de 7 a 11 anos, através da musicalização infantil, bem como o ensinamento da Palavra de Deus.

Na edição 2017.1, o projeto apareceu com uma nova formatação. Oitenta e uma (81) crianças participaram, sendo selecionadas e separadas em três turminhas: canto-coral, flautas e tambores. As aulas ocorreram durante 10 Domingos pela manhã.

08No canto-coral, foram trabalhadas melodias, expressão corporal, os tipos de vozes, respiração, divisão de voz, dentre outras temáticas.

A flauta, por ser um instrumento de sonoridade muito rico, foi a ferramenta escolhida para trabalhar na iniciação musical, através das melodias, percepção musical, criatividade, memória, bem como a socialização entre as crianças. Já os tambores têm um peculiaridade interessante: as batidas atraem a criançada. O Salmo 149 (verso 3) incentiva o louvor ao Senhor com harpa e adufe, instrumento da família dos tambores.

As três modalidades foram desenvolvidas. Paralelo ao estudo da música, no início de cada aula, era ministrada uma mensagem bíblica, na linguagem delas, sobre Louvor e Adoração, bem como assuntos referentes ao “papel do músico na igreja”, já preparando as crianças para o serviço na obra do Senhor.

02Com total apoio da liderança do Departamento de Crianças, na pessoa de Rosalba Lemos, os líderes do projeto, o casal, Jackson Tharzílio e Ziran Vieira, contaram com a ajuda de vários outros músicos da igreja local como professores e monitores, bem como de tios e tias das crianças na igreja.

O encerramento desta edição se deu com uma bela apresentação em homenagem às mães, no último Domingo, quando foi comemorado o dia delas. Foi uma emocionante execução. Primeiro, a mini-orquestra de flautas, depois a de percussão (tambores) e, por fim, um lindo coral infantil, todos executados e cantados pelas crianças do Projeto Cantarolando.

A expectativa agora é para a edição do projeto no Segundo Semestre, a partir de Agosto, encerrando-se com a cantata natalina em Dezembro.

Quando o pastor Perilo Borba nos convidou para liderar alguns projetos, dentre eles estava o Cantarolando… Pasmem, de todos os projetos, era o único que eu quis me esquivar (risos), não por se tratar de crianças, até porque já tinha trabalhado com elas, mas por conta da responsabilidade. Louvamos a Deus pelos nossos líderes, pela Rosalba e por todos os voluntários. Ao olhar em cada rostinho e sorriso daquelas crianças, não tinha preço que pagasse cada momento dedicado a esse projeto. Resultado de tudo isso? A certeza de que a semente que foi plantada, já está germinando e, no tempo certo, os frutos virão”, concluiu Tharzílio.

TESTEMUNHOS

Eu gostei muito do cantarolando porque foi muito divertido aprender a tocar na igreja. Os ensinamentos das tias me ajudaram a ler mais a Bíblia, orar e conhecer a Jesus! Foi muito emocionante se apresentar para toda igreja e para as mães. Os tios que ensinam a gente foram legais e divertidos. Eu quero muito que na próxima temporada possa voltar e aprender mais e mais (Gisely Katiele)

Quero agradecer a Deus por me dar a oportunidade de participar do Cantarolando. Passei a olhar para os meus papais e a obedecer e, ler mais a Bíblia e a orar. Estou aprendendo a decorar versículos. E quando minha tia disse algo em uma das aulas, eu entendi que vou para as nações (David Gabriel)

24

O cantarolando foi um lugar onde a gente aprende a amar a Deus através da música, foi divertido, pois ficamos em união com todos os amigos (Erick Gabriel)

No cantarolando eu vi que posso ter coragem de cantar (Matheus Felisardo)

Não sei muito explicar, mais não queria perder uma aula, pois me sentia muito feliz a ponto de, um dia, chegar todo molhado pela chuva, mas fui assim mesmo. Sempre sentia a presença de Deus (Arthur Miguel)

Pra mim o cantarolando me ensinou a ter coragem! E me ajudou muito na hora de cantar, o modo de cantar melhorou muito (Beatriz Silva)

13

Aprendi que além de tocar, eu posso cantar para Deus da melhor forma. Eu queria muito solar, nos tambores, pedi a Deus e consegui. Eu fiquei nervoso, no dia da apresentação eu estava doente, mas pedi a Deus para me ajudar e Ele me ajudou. Foi um tempo de aprendizagem e comunhão . Obrigado a todos que ensinaram (Igor dos Santos)

Nossa, foi muito legal! Por mim teria todo dia porque cantar é o que eu amo na minha vida. Bom, as professoras são muito legais e eu tenho maior carinho pelo Cantarolando porque para eu participar foi um milagre. Antes de começar, minha mãe não tinha condições de dar o dinheiro da inscrição, mas Deus usou um anjo, porque eu vivia orando e Deus realizou o meu desejo (Sara Mirele)

O Cantarolando me ensinou que devemos sempre colocar Deus em primeiro lugar, também nos ensinou que a música é muito importante para nós, nos ensinou que sempre devemos acreditar em si mesmo e ter muita fé e, nunca desistir dos nossos sonhos, sempre ter certeza que nada é impossível (Maria Clara)

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA