No último final de semana de Maio, diversas igrejas no Brasil e no mundo realizaram o Domingo da Igreja Perseguida (DIP). A data especial tem como foco conscientizar os cristãos sobre a realidade ainda presente em muitas nações. Muitos irmãos são perseguidos e sofrem torturas mentais e físicas ou até a morte por seguirem a Jesus. Este ano, o tema enfatizou os cristãos perseguidos na Índia, segundo país mais populoso do mundo onde o radicalismo hindu persegue outras religiões.

O culto é voltado para a imersão nessa realidade. Desde a decoração da igreja, como a liturgia que envolve a mensagem ministrada, músicas cantadas e programações especiais como peças teatrais  e outros, tudo na temática missionária.

Na sede do Verbo da Vida, em Campina Grande-PB, os membros foram recebidos com uma vitrine viva no hall da igreja, apresentada pelo teatro dos adolescentes. Posicionados retratando os sofrimentos de diversos cristãos, eles impactaram quem chegava e alertavam para a importância da oração por estas situações. No hall de entrada, ao lado do teatro, havia um estande com informações da missão Portas Abertas sobre o DIP e, também foram entregues pedidos de oração para todos que entravam.

Após o louvor, Suellen Emery e o apóstolo Guto Emery, presidente do Ministério Verbo da Vida, apresentaram um vídeo relatando a recente viagem que fizeram ao Líbano e a situação da Igreja no país. Em seguida, Manoel Dias levantou um clamor pelos cristãos perseguidos e também pela nação brasileira e, no período de ministração, Rozilon Lourenço ensinou aspectos importantes sobre o islamismo e como alcançar estes povos.

Além da congregação na sala principal, os adolescentes de 15 a 18 anos também estiveram imersos em um culto com uma programação bem específica. Na mesma semana ainda, os Jovens Verbo da Vida Sede também realizaram um culto especial com a temática e conheceram melhor a realidade dos cristãos em contexto de perseguição.

Saiba como foi o culto em outras cidades e bairros:

Lamarão, Aracaju-SE

Na Igreja Verbo da Vida no bairro Lamarão em Aracaju-SE,  foi levantado um clamor que emanou de dentro do Brasil para Índia. Os irmãos se uniram uníssonos em oração e a missionária Cássia Andrade dirigiu um momento missionário no qual declarou que o Brasil é um país que vai exportar o material mais caro dessa Terra: Missionários levando o evangelho por todo mundo.

Jaboatão dos Guararapes-PE

Em Jaboatão dos Guararapes-PE,  a secretaria de Missões local levou informativos aos irmãos para desenvolver o senso de missões e unir todos em um só propósito.  A igreja recebeu uma palavra, ministrada pelo pastor Ubiratan Santos, que explanou o trabalho missionário realizado pelo apóstolo Paulo. “mesmo em meio à perseguição,  Paulo evidenciou o triunfo de Cristo e não derrota”, declarou ele.  A igreja foi chamada a ligar-se com os irmãos que sofrem perseguição, entendendo que somos um só corpo. As crianças também foram ensinadas sobre missões através de louvores, palavra e dinâmicas.

Vila Popular, Olinda-PE

Na Escola Dominical, em Vila Popular, as crianças fizeram uma apresentação sobre a cultura indiana, o número de cristãos e as perseguições sofridas por aqueles que creem em Deus, elas ainda fizeram uma oração por este povo. O pastor Aldemir Caetano Ministrou sobre a importância das orações e levantou um clamor pela índia. A noite, o Evangelista Adeilson Bento, levou uma mensagem sobre a obra missionária e a responsabilidade que da igreja na Grande comissão.

Araripina-PE

A Secretaria de Missões local realizou um momento missionário dentro da programação normal do culto. Foi lido um testemunho de um ex-hinduísta disponibilizado pela Missão Portas Abertas. Em seguida, apagaram as luzes e levantaram um Clamor pela Índia, para que haja um despertar nas Igrejas do Mundo. Foi passado também um vídeo que explicou o propósito  da missão Portas Abertas, pois este foi o primeiro DIP realizado na igreja.

IPSEP, Recife-PE

O DIP realizado na igreja Verbo da Vida no bairro Ipsep, em Recife-PE, contou com a Missionária Orcina Fernandes, falando sobre a Índia. Também destacada a importância do Ide para a Igreja. O tema da ministração foi: “A igreja que Deus persegue em amor” e aconteceu ainda uma peça sobre fidelidade para com Deus.

Paulo Afonso-BA

A Secretaria de Missões Verbo da Vida em Paulo Afonso-BA realizou um culto temático pela manhã, com um vídeo, momento de intercessão pela igreja perseguida na Índia, e uma palavra sobre o chamado missionário e as três formas de chegar às nações: indo, orando ou contribuindo. A noite houve outro momento de oração com toda a igreja, pelos irmãos perseguidos nesses países.

Benfica, Fortaleza-CE

Pela manhã no Domingo da Igreja Perseguida a Secretaria de Missões local esteve reunida em um período de oração. Já a tarde, foram expostos na recepção principal da igreja, o Espaço Missionário, com slides e textos abordando a cultura, tendência e índice de Perseguição na Índia. No culto da noite foi dedicado um momento de oração intercessória pelos cristãos perseguidos e divulgado o trabalho realizado pela Portas Abertas nas nações que sofrem perseguição pela causa do Evangelho. Esse mesmo trabalho foi realizado sob a orientação e apoio da Secretaria de Missões do Verbo no bairro Benfica nas demais congregações ligadas à Sede da cidade como: Bom Jardim, Capuan, Japuara e Maracanaú.

Porto Alegre-RS

Diante de tudo que estamos vivendo na nação brasileira, os integrantes da Secretaria de Missões de Porto Alegre testemunharam: “não teria tido dia melhor para lembrarmos da igreja perseguida e do quanto nossos sofrimentos nem podem ser comparados aos dela. Fomos encorajados pelo Pastor Paulinho Aguiar a nos mantermos firmes na fé, mesmo em meio aos momentos de crise e de desafios, afinal a Palavra de Deus é a mesma independente da situação do nosso país”.

No culto do DIP, houve testemunhos de irmãos que têm mantido a fé em meio às adversidades na Índia. Os irmãos puderam conhecer um pouco da cultura local e orar por aqueles que têm sofrido por amor ao Evangelho.

Aracaju-SE

O DIP, foi realizado pela manhã e o culto foi dirigido pela líder da Secretaria de Missões em Aracaju, Kardina Matos. A ministração foi através da diretora do Rhema em Aracaju, Edma Wray, que lembrou a igreja o porque nós fazemos o que fazemos: Pessoas! “É por causa de vidas que a igreja foi levantada e fomos chamados! Essa é a causa de Cristo e por ela nós devemos viver”, declarou ela. Houve um momento de oração por aqueles que têm um chamado missionário e a manhã se encerrou assim, com muita intercessão.

Caxias do Sul-RS

O ministro local Marcos lembrou a igreja da importância da oração e dos investimentos em missões. Ele também fez menção ao Domingo da Igreja Perseguida e orou para que conexões divinas alcancem cada um dos irmãos que estão em lugares onde o evangelho não pode ser pregado. Declarou ajuda aos missionários e avanço para a Igreja no propósito de ser Jesus na vida dos outros.

Jardim Camburi, Vitória-ES

“Somos uma igreja livre! Estamos livres em Cristo e temos o poder em Cristo para levar a Palavra a todos e para fazer coisas ainda maiores que Ele”, declarou o pastor David Fuly no DIP em Jardim Camburi.

O culto na igreja teve uma decoração pra lá de especial com uma programação toda voltada para missões. Os irmãos se uniram para orar pela Igreja Perseguida e foram instruídos sobre o quão essencial a oração é para mudar situações nos países onde ainda existem o maior número de povos não alcançados pelo Evangelho.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA