Verbo FM

Entrevista: Aluno falou sobre as experências neste novo tempo

2015-entrevista_aluno_rikardo02Rikardo Gouveia, é aluno da Escola de Missões Rhema. Ele é natural de Campinas-SP e decidiu se submeter a orientação de Deus para estar esse ano sendo treinado na EMR antes de ir ao campo. Conheça um pouco sobre ele e também como está sendo este tempo de treinamento na entrevista abaixo:

Quando você aceitou Jesus?
Sou de Campinas-SP e me converti no Verbo da Vida, meu é Pr. Emílio Claudiano. Em julho faz oito anos que nasci de novo.

2015-entrevista_aluno_rikardo06Como descobriu que Deus havia lhe comissionado para missões?
No primeiro ano do Rhema eu tive oportunidade de conhecer um ministério que já era envolvido com missões, através de uma revista. Ali, eu vi alguns países que vivem perseguição e resolvi estudar por mim mesmo quais eram esses países e o porquê daquelas restrições. Conhecendo e investigando sobre esses países, vi que a grande maioria eram países Islâmicos fechados ao evangelho. E resolvi orar ao Senhor especificamente pela Arábia Saudita, foi quando o Senhor me confirmou através de uma visão, era como se eu estivesse entrando naquele país, uma visão por cima, uma visão panorâmica do mapa da Arábia Saudita. E desde 2011 eu venho me aprimorando buscando mais revelação, entendimento, e conhecimento, para que eu possa alcançar essa visão no tempo determinado do Senhor, venho fazendo minha parte no sentido de buscar para que essa visão venha se cumprir, que vai não só alcançar a minha vida, mas também outras vidas naquele local.

2015-entrevista_aluno_rikardo09Conte-nos um pouco sobre como foi deixar sua cidade, sua família, e amigos, para vir à Campina Grande-PB estudar na Escola de Missões? Como está sendo sua adaptação?
Foi tranquilo. Porque há três anos eu tenho o direcionamento pelo Espírito Santo de estudar na Escola de Missões, cheguei até a espiar a terra em 2011. Congreguei na Igreja no Verbo da Vida, no bairro Jardim Paulistano e conheci as instalações da escola, mais decidi esperar. Sempre conversando com o meu pastor sobre esse direcionamento, que me apoiava nisso. Quando em 2012 fui enviado pela igreja para uma viagem transcultural para o Chile-Chillán para eu ter uma experiência sobre missões, em 2013 decidi focar nos trabalhos evangelísticos que atuamos na minha cidade, e 2014 decidi fazer um curso técnico em logística e, em 2015 estou cursando a escola.

Qual sua visão em relação a missões? Já tem algum lugar especifico no coração?
Minha visão é bem ampla em missões. Eu vejo que Deus amou o mundo e, isso quer dizer que Ele amou os povos, as tribos, as nações de todas as línguas! Existem aqueles que ficarão em trabalhos nacionais fortalecendo a visão dentro da igreja e realizando trabalhos locais, e os que irão a outras nações para alcançar, edificar e fortalecer algo que já existe em outros lugares. Eu tenho no coração o Reino da Arábia Saudita.

2015-entrevista_aluno_rikardo05Em Maio, o Portas Abertas realizou o DIP-Domingo da Igreja Perseguida, você tem algum conhecimento do trabalho que eles realizam?
Tenho. Eu acredito que realmente o cristão deve estar disposto, não só a viver pelo evangelho, mas também a morrer por ele. Se na religião que atua nesses países em perseguição os seguidores são homens bombas, e dão suas vidas para ser destruídas pela causa da religião, nós devemos também estar dispostos a isso, por causa do Senhor Jesus, que nos receberá com honra.

E sobre a Escola de Missões Rhema, quando ouviu falar da escola pela primeira vez?
A primeira vez que ouvi falar foi pela internet quando ainda estudava no Rhema. Vi no site do Ministério Verbo da Vida sobre a escola vi a grade curricular e achei bem interessante por serem matérias diferentes das que ensinam no Rhema, são matérias bem especificas sobre missões. Daí eu falei: “É esse local que eu preciso me envolver e crescer no entendimento e no conhecimento dessas matérias que serão ministradas”.

2015-entrevista_aluno_rikardo10O que tem aprendido nesse tempo na EMR?
Na escola eu tenho aprendido muito em todas as matérias que estão sendo ministradas, até nas aulas de atividades físicas e psicológicas que eu não sabia que tinha na escola, estão me acrescentando algo, fiquei bastante surpreso! Tenho aprendido em todas as matérias.

Você recomendaria a outros missionários a estudarem na escola?
Com certeza. Todos os missionários que creem em Jesus Cristo e, também as pessoas que atuam na igreja local em missões. Essa escola especificamente porque ela é interdenominacional.  Eu já conheci outros treinamentos, mas aqui temos aulas práticas, com pessoas muito experientes que ministram debaixo da revelação da Palavra de Deus. Não são ensinamentos distorcidos.

Quais suas expectativas para a viagem de campo ao Paraguai?
Tenho grandes expectativas, será minha segunda viagem transcultural. Fui ao Chile em 2012 e minha visão ampliou convivendo junto aos irmãos que acompanhei. O Paraguai me traz muitas expectativas, estou muito animado, pois fiquei sabendo que lá existe um trabalho nos presídios. Essa viagem será muito válida para o nosso crescimento. Creio que não só nós, mas também as vidas serão impactadas.

Deixe uma breve mensagem para aqueles que têm um chamado para missões.
Ore muito, ore bastante. Seja submisso a seus pastores e procure se preparar. OSP – Oração, Submissão, e Preparação. Se andar nessas conexões uma alinhada a outra estará em obediência, então o Espírito lhe dará as direções certas para cumprir aquilo que Deus propôs no seu coração.

2 Comentários

  • Olá… admiro muito este moço, abriu mão de si, totalmente para fazer o que tem que ser feito. tem sido inspirador e abençoador a história de vida para nós em campinas, e com certeza a todos que passam pela vida do Ricardo. Deus seja louvado, amém.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!