Verbo FM

Especial: ONG Ide devolve a esperança ao olhar e afaga o coração de milhares de pessoas

2017_pequeninos_novosprojetos (48) (2000x1333)O mundo está se despertando para ajudar ao próximo. Uma comoção mundial toma conta daqueles que são compassivos e se sensibilizam com a dificuldade do outro. São os refugiados, crianças abandonadas, moradores de rua, presidiários… Tantos com carências mínimas para a sobrevivência.

Em um lugar improvável, com poucos recursos, mas com muitas pessoas esperando uma solução para as suas necessidades… Existem pessoas que decidiram ajudar pelo menos um, e este um se tornou centenas. Estamos falando da cidade de Soledade, na Paraíba.

O Projeto Pequeninos existe há 4 anos e já causou um grande  impacto na comunidade. Coordenado por Jairo Henrique e Pâmela Pacheco, desde o início do ano, funciona em um novo prédio, mais amplo, com melhor infra estrutura e com capacidade para abrigar todos os projetos da ONG Ide Projetos Sociais; a qual alcança mais de 3 mil pessoas através de todos os serviços prestados.

Mais de 50 pessoas servem na Organização, no entanto, apenas cerca 10% dessas são evangélicas. Toda a comunidade local está sendo movida por compaixão para servir e ser participante desta revolução do amor que está acontecendo em Soledade!

Este ano, a ONG está com novos desafios. Novos projetos foram lançados, outros estão aumentando, e você conhecerá abaixo um pouco dessas novidades:

2017_pequeninos_novosprojetos (19) (2000x1333)PROJETO PEQUENINOS

Este foi o primeiro projeto da ONG. Desde o início, surgiu como um oásis no deserto. Atualmente, 150 crianças integram o projeto e estudam o período da manhã. Contudo, após uma parceria com a prefeitura de Soledade, será possível abrir mais 150 vagas à tarde.

“As mães estavam matriculando as crianças na escola apenas à tarde para que elas participassem do projeto pela manhã. E as escolas começaram a não ter mais vagas, com isso, a diretora procurou o município para ajudar a resolver esta situação, pois nós não teríamos recursos para abrir um novo horário. Assim, a prefeitura se disponibilizou para doar recursos para abrirmos mais vagas à tarde”, disse Pâmela.

2017_pequeninos_novosprojetos (26) (2000x1333) 2017_pequeninos_novosprojetos (28) (2000x1333) 2017_pequeninos_novosprojetos (15) (2000x1333)

2017_pequeninos_novosprojetos (16) (2000x1333)

PEQUENINOS TEENS E CURSOS PROFISSIONALIZANTES

2017_pequeninos_novosprojetos (34) (2000x1333)

Desde o seu início em 2014, muitos jovens, adolescentes e adultos estão aprendendo um ofício e saindo do projeto já profissionalizados e empregados. Cursos como: mecânica de moto e carro, estética, técnico de microcomputadores, etc. Como também, inglês, francês e espanhol e, cursos de teatro e música. Hoje, já são 29 cursos profissionalizantes oferecidos.

“Estar aqui para essas crianças é quebrar uma rotina. É uma desconstrução daquilo que eles veem em casa todos os dias, gera neles possibilidade de viver algo diferente, de ter um futuro promissor”, Pâmela

2017_pequeninos_novosprojetos (35)

PEQUENINOS SAÚDE

2017_pequeninos_novosprojetos (2) (2000x1333)

Este é um dos novos projetos da ONG Ide. O Pequeninos Saúde atende 20 pessoas com necessidades especiais. São fisioterapeutas que doam o seu tempo, com muita alegria e amor, atendendo terças e quintas-feiras, das 8h às 17h, com apenas 20 minutos para o almoço. E os resultados já estão sendo vistos!

Com atendimento individual, por 40 minutos, cada paciente tem vencido desafios e as vitórias deles são comemoradas com muita festa por todos! Já existe uma lista de espera, mas, por enquanto, o projeto ainda não tem condições de atender mais pessoas. Mas, cremos que a provisão está chegando!

“O trabalho que elas fazem nos motiva!”

Agora, também começou o atendimento odontológico. Inicialmente, serão atendidas as crianças que compõem o projeto, para posteriormente este ser aberto para a comunidade.

O atendimento acontece às quartas-feiras, durante todo o dia e são atendidas cerca de 30 pessoas.

RESTAURANTE SOCIAL

2017_pequeninos_novosprojetos (44) (2000x1333)

Hoje, o Restaurante Social Pequeninos presta assistência para 200 famílias, servindo uma refeição por dia. Os custos para manter o restaurante são muito altos, é o projeto que tem o maior custo mensal da ONG.

Mas, nada se compara a ver o sorriso no rosto de cada criança, idoso, mãe, pai, gratos por este benefício. Para muitos deles, essa é a única refeição do dia.

DISTRIBUIÇÃO DE LEITE

2017_pequeninos_novosprojetos (31) (2000x1333)

O governo do estado distribui litros de leite gratuitamente em várias cidades. Contudo, iria suspender esse benefício em Soledade, devido algumas interferências no processo. Mas, para que a comunidade não fosse penalizada, a ONG se responsabilizou junto ao governo para fazer esta distribuição. Assim, antes apenas cerca de 200 famílias recebiam as doações, após o projeto social assumir, aumentaram mais 200, totalizando aproximadamente 400 famílias recebendo vários litros de leite diariamente.

PROJETO AMAI

Este é um dos projetos mais esperados! As crianças, os jovens, os adultos, já são beneficiados. Mas, nesta ONG também tem espaço para os idosos!

Recentemente, uma pessoa que estava construindo uma vila de casas para depois vender ou alugar, procurou o coordenador da ONG Ide, Jairo Henrique, e ofereceu para ali fazer o Projeto Amai.

A vila possui 22 casas, cada uma comporta dois idosos. Há ainda um espaço onde serão construídos: farmácia, padaria, piscina, para que eles possam se sentir úteis fazendo suas compras, que na verdade, não precisarão pagar por nada e, também se exercitarem com hidroginástica, tudo com assistência de profissionais capacitados.

Em breve, traremos mais notícias sobre este projeto!

PEQUENINOS ASSESSORIA JURÍDICA

2017_pequeninos_novosprojetos (7) (2000x1333)

Em parceria com o curso de Direito da universidade CESREI em Campina Grande-PB, a ONG oferece consultoria jurídica para a sociedade. Esclarecendo dúvidas, aconselhando e, até mesmo, resolvendo questões importantes para a própria instituição social.

Além de todos esses trabalhos, a ONG também está com um programa diário na rádio local, que tem alcance em toda a região circunvizinha; possui um auditório com capacidade para 550 pessoas, que também serve para locação de eventos. Os coordenadores também relataram que em breve iniciarão um projeto esportivo, com várias modalidades!

Ao visitar a ONG Ide e ver cada projeto estabelecido e funcionando, não tem quem não se emocione. São centenas de pessoas que recebem diariamente a oportunidade de enxergar um futuro diferente para si e sua família. Jesus está sendo pregado da forma exata que Ele é: através do amor, pois Ele é amor.

Talvez, você não possa iniciar um projeto como esse em sua cidade ainda, mas pode fazer parte disto contribuindo com qualquer valor, ou até mesmo com doações, serviços, etc. Se você declara imposto de renda,  pela lei, o contribuinte pode doar até 8% do imposto que deve pagar ao governo a um projeto ou a fundos ligados a crianças e adolescentes, idosos, projetos culturais, audiovisuais, esportivos, entre outros. Veja mais clicando aqui. Essa também é uma forma interessante de ajudar e isso ainda pode retornar para você, recebendo um pouco mais na sua restituição ou pagando menos ao governo.

LEI Nº 7.752, DE 14 DE ABRIL DE 1989.

“Agora sim estou entendendo de verdade tudo o que ouvi no Rhema e na igreja. De fato, estou compreendendo o que é o amor, amar verdadeiramente ao próximo”, declarou Pâmela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!

Relacionados