MVV se engajou no “Maio Laranja” para combater o abuso infantil

Postado em
0

Perfis com o “avatar” na cor laranja, vídeos, histórias, lives e muitas imagens postadas deram o tom de algumas contas, nas mídias sociais, daqueles que aderiam à Campanha Maio Laranja.

Por conta disso, alinhada à iniciativa nacional para prevenir e conscientizar, cada vez mais, sobre o problema, pois “Abuso não é brincadeira!”, o Ministério Verbo da Vida e suas igrejas afiliadas também se engajaram à causa.

Dessa forma, a partir do entendimento de que “A causa de Deus é a nossa causa”, a simples ação de retirar a foto pessoal (o avatar), dos perfis no Instagram e Facebook, e substitui-la pela cor laranja da campanha, foi uma forma de dizer: eu me importo com as crianças, vamos falar sobre o tema! Foi pensando em como estabelecer e fortalecer diálogos sobre o assunto que a jovem Larissa Rocha, colaboradora do MVV e integrante da Life Impact Brasil que organiza o projeto aqui no Brasil, ajudou a cantora Amanda Rodrigues e sua equipe na criação do perfil @maiolaranja, no Instagram, para compartilhar, estimular e impulsionar ações e projetos em prol da proteção aos pequenos.

Durante a live da qual participou, na manhã da sexta, 29, ela disse que “o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking do abuso e exploração sexual infantil, mais de 500 mil casos são registrados, por ano, e devido à falta de informação e da subnotificação, esses números devem ser maiores”. Conforme Larissa, o primeiro lugar é ocupado pela Tailândia. Ela ainda falou sobre o modo correto de abordar as crianças, de como identificar os sinais de abuso, como tratar do caso sem expor a criança e de como os pais podem e devem buscar esclarecimentos sobre este problema. “É importante que nós como igreja estejamos atentos a isso, como igreja precisamos intervir para resolver este problema que está em todas as esferas da sociedade”, enfatizou ela. Confira esta live na íntegra aqui!

E, apesar do Dia Nacional contra a exploração sexual infantil ser o 18 de maio, durante todo esse mês, além da troca do avatar dentre outras iniciativas, muitas outras ações chamaram atenção para a importância de se falar sobre este assunto, especialmente, no meio cristão. 

Assim, a Igreja Verbo da Vida de Petrolina (PE) também trouxe o tema para promover orientação às crianças e aos seus pais. Através do vídeo educativo Maio Laranja – Seu corpo é um tesourinho, a tia Danny Lima conversou com as crianças sobre não deixar  ninguém tocá-lo.

Utilizando a simbologia dos semáforos e suas cores vermelho, amarelo e verde, a tia falou sobre três comandos “Pare, Siga e Pense”, instruindo as crianças como  agir ao identificar “um avanço de sinal” e de como é importante contar aos papais sobre o fato.

A tia Danny também gravou o vídeo, Maio Laranja – Informativo para pais e responsáveis, publicado no Youtube para alertar aos pais sobre os cuidados e atenção constante com quem se aproxima de seus filhos, pois segundo as estatísticas o perigo está mais próximo do que se pode imaginar.

Para Pâmela Pacheco, coordenadora e co-fundadora do Projeto Pequeninos, o mês de maio é aquele em que se trouxe à memória o que tem sido tão drástico para quem está vivenciando o abuso ou a exploração sexual.

“Quantas crianças têm sua inocência roubada por ações tão diabólicas que na maioria dos casos são familiares ou pessoas de perto da família! Temos recebido crianças tão machucadas, nessa área, que parte nosso coração, e tudo que podemos fazer é amá-las para que elas saibam que tem um amor curador para esta dor: Jesus! Só um real encontro com esse amor é que pode ter esse trauma transformado em cura, para curar outros. Elas entram feridas, depressivas, mas saem transformadas pelo amor de Deus. sabemos que a restauração é um processo, mas podemos, sim, com o amor de Deus mudar essas histórias para um final feliz”, afirmou.

Nós também tivemos uma entrevista maravilhosa com Adelai Quefar. Ela, ao lado do seu esposo, coordenam projetos sociais com crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica e abuso sexual, dentre outros, no Novo Gama (DF). Eles lideram a Igreja Ponto de Pregação, parceira do Verbo da Vida em Taguatinga (DF). Em entrevista, ela falou dos desafios enfrentados em atuar em projetos como esse, como também deu conselhos sobre o que os cristãos podem fazer em defesa das crianças. Ouça a entrevista clicando abaixo. 

Entrevista com Adelai Quefar

Iniciativas como essa, abrem espaço para discussão de um tipo de violência silenciosa que tem alcançado e traumatizado a vida de muitas crianças. Para se ter uma ideia da gravidade, conforme o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde de 2018 (o último disponível), no período de 2011 a 2017, os casos de violência sexual contra crianças e adolescentes atingiu a marca de 141 mil e 105 ocorrências.

18 DE MAIO – DIA NACIONAL – 

Criado em 2000, o Dia Nacional serve para lembrar um caso bárbaro que aconteceu em 1973: O da menina Araceli, do Espírito Santo, que tinha 8 anos quando foi raptada, torturada, estuprada e morta.

Os acusados de seu crime foram absolvidos pela justiça e tudo indica que ficaram impunes por serem de classe média alta e terem influências políticas. A proposta deste dia é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade para participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

Leia também o blog de Dione Alexsandra falando sobre abuso sexual, com um texto retirado do seu mais novo livro “Superação“. No artigo você confere depoimentos de Pâmela e Adelai, confira clicando aqui.

Mais informações sobre o Maio Laranja podem ser obtidas no instagram @maiolaranja. O número disponível para denúncias é 100. 

Confira aqui o vídeo do Departamento Infantil do Verbo da Vida de Petrolina, alertando os pais sobre os cuidados com as crianças e com as pessoas que se aproximam delas.

Confira o vídeo da campanha:

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA