Projeto “Acrescentar” auxilia estudantes a se prepararem para o ENEM

Postado em
0

Você certamente conhece uma planta popularmente chamada de “dente-de-leão”. Ela possui inúmeras folhinhas que se unem em seu caule e que, ao receberem um sopro, se espalham por todo o ambiente. O ato de soprar uma dente-de-leão é bastante comum e simboliza a esperança pela a realização de um sonho. Foi essa pequena planta que inspirou a logomarca do projeto Acrescentar, que tem auxiliado estudantes no acesso à educação mesmo em meio à quarentena.

“Queremos ser como essas ‘folhinhas’ da dente-de-leão, unidas em busca da realização de sonhos”, afirmou a idealizadora do Acrescentar, Emanuele Lacerda. Ela é da congregação Verbo da Vida no bairro Jardim Paulistano, em Campina Grande (PB). Manu cursa o terceiro ano do Ensino Médio e explicou que o projeto surgiu em seu coração durante este período de quarentena, no qual as aulas da maioria das escolas passaram a ser no sistema EAD. Ela destacou que muitos estudantes estão se preparando para ingressar na faculdade e têm necessidade de auxílio para estudarem de maneira eficaz em casa.

Manu relatou que tem tido acesso a uma boa educação através das aulas on-line da sua escola, mas, ainda assim, passa por dificuldades neste processo diferenciado de aprendizado: “Se pra mim está sendo difícil, mesmo tendo o acesso a uma boa educação, imagina para quem não está tendo. Essa minha indignação se repercutiu em um conversa com minha melhor amiga e pensamos que poderíamos fazer algo que nos motivasse e ajudasse a outros. Quatro amigas minhas, de escolas diferentes, abraçaram essa ideia. Com o apoio dos nossos professores, criamos o projeto Acrescentar”

Assim, ela se uniu às suas amigas Leticia Coelho, Letícia TrajanoJúlia LopesLetícia Ailla para colocar a visão em prática. Elas criaram um perfil no Instagram, no qual é disponibilizado um vasto conteúdo gratuito para quem quiser se preparar bem para fazer as provas do Enem e demais vestibulares.

Todos os sábados, são divulgados os resumos de três disciplinas distintas. Também são publicadas questões do Enem para o exercício, dicas para os estudantes ao longo da semana e ainda cronogramas individuais. 

Clique aqui e confira o conteúdo disponível!

Para garantir todo esse conteúdo, as amigas estão se baseando no material que têm recebido nas aulas em EAD de suas escolas, bem como de cursinhos dos quais participam. Também contam com o apoio de professores, universitários e outros estudantes que se voluntariaram para enviar mais conteúdo.

Se você deseja ser um dos que apoiam essa visão, siga o perfil do projeto “Acrescentar” no Instagram. Clique aqui! Para ser um voluntário e enviar conteúdo, preencha o formulário clicando aqui.

“Precisamos divulgar ao máximo esta visão, pois os estudantes que estão sem ter o acesso ao ensino à distância precisam se virar pela internet. Nosso projeto visa ajudá-los a focar no que é necessário para o Enem. Precisamos da ajuda dos professores, universitários e estudantes do Ensino Médio para contribuírem, enviando vídeo-aulas, resumos, mapas mentais, questões, enfim. Iremos analisá-las e disponibilizar o material no decorrer do cronograma de estudos˜, disse Manu.

A líder compartilhou que precisa da ajuda de profissionais da área da Psicologia para auxiliar no emocional dos alunos que se uniram ao Acrescentar. Manu  também reforçou: “Precisamos que vocês orem pelos estudantes, pois não está sendo fácil. Seja um aluno com EAD ou sem, nossas emoções tendem a estar confusas, nossos corações desanimados e nossa perspectiva de um futuro universitário está tentada a ser frustada. Não podemos deixar isso acontecer! Divulguem e se envolvam! Não podemos mudar o mundo, mas podemos mudar o mundo de alguém!”, concluiu.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA