Verbo FM

As primeiras coisas, primeiro

janielle
Janielle Medeiros
Graduada do Rhema Brasil

”Enquanto o fazer for mais atrativo do que o se Tornar, buscaremos mais o Poder do que a Presença”. Li essa frase recentemente e mexeu bastante comigo. E veio como resposta a uma pergunta: é possível perder-se de si enquanto igreja, nascida de novo? Sim, quando se perde a motivação correta de estar aqui, agora. E isso é um desvio de rota tão sutil que quando se nota já se está tão longe do alvo.

Para muitos que estão começando agora na caminhada cristã, pode-se gerar uma sensação de inferioridade espiritual, que pode desmotivar a caminhada na fé, ao se atrelar o receber com as obras realizadas. No Reino de Deus não funciona assim.

A intimidade com ele é a motivação que deve reger os passos dos filhos de Deus, porque Ele quer plenitude ou Shalom (tudo cheio, pleno, completo), na vida de cada um.

“Poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus”( Ef 3.18,19).

No exemplo das irmãs Marta e Maria, descrito em Lucas 10.38-41, observa-se Marta com o tipo de visita que não se tem em dias comuns, afinal era o próprio Jesus que estava ali, e ela se esforçou para impressioná-lo com sua competência em fazer o que era devido e lícito, prefiro imaginar que ela devia estar na cozinha preparando um belo prato para servir a visita, mas sua irmã Maria foi sábia e de forma bem simples, fez a melhor escolha quando investiu tempo com Jesus.

Tem muita gente correndo atrás de produzir algo no Reino de Deus e até produzem e para isso tem poder e unção, mas isso não funciona para ele. Sabe por quê? Porque quando se está com fome, é comida que sacia e não cozinhar para os outros. A unção e a palavra de Deus precisa funcionar em sua vida primeiro.

Marta se importou em servir Jesus, em servi-lo com seu melhor “prato”, como imagino, e ele se importou em alimentar as duas irmãs, com o pão que verdadeiramente sacia, matar a sede espiritual delas. Em suma, Jesus as queria plenas em cada área de suas vidas, e para isso, é necessário intimidade com ele. Investir nessa amizade, e isso requer tempo com ele. Jesus se importa com seu corpo, mas apesar da visão holística que Ele tem do seu corpo, ele se importa com cada um individualmente. Ele se importa com vc viu?

Existem estudos epidemiológicos que apontam a falta de nutrientes como a causa de boa parte das doenças crônicas existentes, como doenças cardiovasculares, cerebrovasculares, diabetes mellitus e neoplasias. Vários alimentos e nutrientes têm sido relacionados tanto à ocorrência quanto à prevenção de doenças crônicas em diferentes populações.

Destacam-se investigações sobre o efeito antioxidante das vitaminas A, E e C na prevenção do câncer e de doenças cardiovasculares; a ingestão alimentar e suplementar de cálcio na prevenção da osteoporose; o consumo excessivo de colesterol e gorduras saturadas e a ocorrência de doenças cardiovasculares; a deficiência de ferro e a redução da imunidade, da capacidade de trabalho e desempenho intelectual, além da associação com anemia e gastrite atrófica; assim como a deficiência de zinco com anorexia, depressão da resposta imune e anormalidades ósseas (LOPES et al., 2005).

Muitos desses nutrientes até são ingeridos, mas encontram no intestino, local de boa parte de sua absorção, barreiras que os impedem de terem acesso às células para as nutrirem. Eis a diferença entre alimentar-se e nutrir-se. Alimentar é o ato de ingerir o alimento e nutrir-se é o processo que permite que esses nutrientes cheguem às células, para manutenção das mesmas.

Espiritualmente, isso não é diferente.

A Palavra aconselha a guardar o coração de pensamentos e sentimentos errados, para inclusive, se manter espiritualmente sensível. A vida do cristão depende disso. Muitos cristãos estão apenas se alimentando da Palavra, se expondo a mesma de forma insuficiente, sem investir tempo na Presença, e rapidamente sentem “fome” novamente, pois o alimento não chegou ao seu destino correto, no espírito. É preciso nutrir-se espiritualmente, investir tempo no relacionamento com Deus, para uma efetiva “nutrição espiritual”, pois sem esses nutrientes, assim como no natural, entra-se numa zona de perigo, onde você não vai muito longe.

Deus no ama e quer intimidade com seu filhos. Ele é Pai e não Patrão daqueles que o amam. Se errou, peça perdão, se perdoe e priorize o que é mais importante, aprenda a se dar o valor que ele te dar, a receber dele o que você precisa para viver o melhor da vida de forma plena e saudável, não pelo que você fez, faz ou fará, e sim pelo que o sangue de Cristo te diz sobre você mesmo.

Desfrute do melhor de cada momento, com a motivação correta, aproveite os momentos com ele, para não perecer pelo caminho por falta de nutrientes espirituais por deficiência da presença do pai, afinal, você precisa disso para se manter em “abastecido”. Se Deus pagou um preço tão alto pra o véu ser rasgado, e porque não é apenas importante, mas essencial para te manter vivo, pois é a partir daí que o seu caráter é forjado, e nesse quesito, você não deve reprovar.

 Siga, aprendendo a cuidar de você para ele, pois como dizia Sigmund Freud: Como fica forte uma pessoa quando está segura de ser amada!

Fonte: Projeto Bambuí.Cad. Saúde Pública vol.21 n.4 Rio de Janeiro Jul./Aug. 2005.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!

Relacionados