Verbo FM

O maior líder de todos os tempos

jannyclecia
Janiklessya Oliveira
Graduada do Rhema Brasil

Tenho estudado a vida e ministério de Jesus e para mim ELE  é o maior líder de todos os tempos. Fico encantada a cada descoberta. Hoje gostaria de compartilhar uma em especial, a maior lição que um líder poderia dar a sua equipe. Eu tenho orgulho em dizer que conheço um líder cheio de humildade, ou melhor, que o maior líder de todos os tempos me ensinou a humildade, o amor e o serviço.

E aconteceu que naqueles tempos, antes da páscoa, se aproximava a hora de Jesus entregar-se, era chegado o momento de morrer na cruz, do sacrifício, do cordeiro ser imolado. Jesus sabia de todas as coisas que iriam lhe ocorrer, sabia que alguém da sua equipe iria lhe trair, homens aos quais ele tinha ensinado e treinado com tanto amor e dedicação.

O que mais me encanta em Jesus é sua sabedoria e amor… Ele não perdia uma oportunidade de ensinar algo, e para tal, utilizava de coisas práticas, comuns e marcantes. Coisas pelas quais quando Ele fosse para o Pai, pudéssemos rever e rememorar.

Naquela época, era comum que andasse a pé, os meios de transporte eram raros e caros. Alguns estudiosos dizem que praticamente naquele tempo o povo usava apenas sandálias, e era uma prática, um hábito, que ao chegarem em casa, os servos lavassem os pés dos seus senhores, provavelmente bem sujos de poeira. Imagine você, para quem tinha os pés lavados, era super bacana, mas e os servos que lavavam? Isso representava subserviência. Se você ler atentamente João 13 verá que após a ceia, depois de Judas já ter sido influenciado por satanás a trair Jesus, este toma um posicionamento admirável.

Jesus levanta-se, despe-se, cobre-se com uma toalha, pega uma bacia com água e começa a lavar os pés dos discípulos, e enxuga com a toalha que estava coberto. Visualiza esta cena!

Simão Pedro se aproxima e expressa sua “indignação” ao ver seu líder, Jesus, o maior mestre que já viu, lavando seus pés? JAMAIS! E Jesus dá mais uma lição mestra, dizendo que se não permitisse com que ele lavasse seus pés, não teria parte com ele. Mais adiante no texto, vemos que o ato de lavar os pés significava purificação. Veja: “Disse-lhe Jesus: Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora vós estais limpos, mas não todos.” João 13:10

Primeiro, vejamos, Ele diz que quem está limpo só precisa lavar os pés. Entendo com isso a representação do seu sacrifício, o sangue de Jesus nos lavou de todo pecado, nos purificou. Somos livres, lavados, remidos. O que precisamos agora é prosseguir NO CAMINHO. E esta é a lição que ELE deixa para os que são seus, que são lavados, que tem comunhão com ELE, permaneçam em mim: NO caminho. Ele lava os pés, a parte do corpo que representa caminho pra nós, pés caminham, andam, prosseguem.

Em segundo, Ele fala que nem todos estavam limpos, que nem todos tinham parte com Ele. Falava de Judas, sabia que Ele o trairia e mesmo assim, Jesus lava os seus pés e enxuga com a sua toalha. Imagina, pra você parece difícil receber uma traição e perdoar? Dói no ego? Então, imagina despir-se, lavar os pés desta pessoa, e enxugar com a toalha que lhe cobria. Outra lição brilhante: o perdão, o amor…

Se você continuar o texto, verá que após lavar os pés de todos, Jesus volta a se vestir e tomar à mesa, pronunciando algumas palavras e ensinos.

“Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito?  Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes”. João 13:12-17

Que mestre,  Mestre que ensina pelo exemplo, que vive o que ensina. Esta é outra lição que Ele nos dá. Há ainda outra que para mim é fundamental: Jesus ensina a HUMILDADE, Jesus ensina o serviço, o amor. Amor que serve, amor que se doa, por amar. Amor que deixa a si, de buscar seus interesses para o de outrem cuidar. Amor que se esvazia de tudo, de toda glória, de todo prestígio para se dar.

A humildade é uma qualidade de caráter essencial na vida de todo Cristão, Ele mesmo falou e não só nessa passagem, mas em outras, lembra desta?

“Bem aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus” (Mateus 5:3)

Não existe reino sem humildade, não há reino sem serviço e no Reino dos céus os líderes dão exemplos aos seus liderados, no Reino dos céus servo não é maior que o seu senhor, nem enviado maior do que o que enviou, todos servem-se mutuamente, e ambos assim a Deus. E se você não sabia disso, agora o sabe, como bem disse Jesus: “Bem-aventurados sois se as fizerdes.”  Pois “A recompensa ao temor do SENHOR e ao comportamento humilde são a riqueza, a honra e a vida!” Provérbios 22:4)

 

2 Comentários

  • Muito boa sua reflexão do texto de Jo 13, quando o Mestre sai de seu lugar à mesa e se agacha pra lavar os pés de seus discípulos. Que possamos aprender com esses ricos ensinamentos do Senhor, a fim de que possamos entender que o servir é melhor do que ser servido, e que o exemplo de humildade dEle é pra ser seguido. Muito bom!

    Resposta
    • Amém! Ele é nosso maior exemplo, e seguí- Lo nossa missão.
      Obrigada por comentar!

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!