Verbo FM

Só uma coisa te falta

RAVINE

Ravine Keidann

Professora do Rhema Brasil

Certa vez, Jesus seguiu para a região da Judeia, onde começou a reunir uma numerosa multidão. Ele os ensinava quando foi abordado por um certo homem.

“E, pondo-se Jesus a caminho, correu um homem ao seu encontro e, ajoelhando-se, perguntou-lhe: “Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?” Respondeu-lhe Jesus: “Por que me chamas bom? Ninguém é bom senão um, que é Deus. Sabes os mandamentos: Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, não defraudarás ninguém, honra a teu pai e tua mãe.” Então, ele respondeu: “Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude.” E Jesus, fitando-o, o amou e disse: “Só uma coisa te falta: Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; então, vem e segue-me.” Ele, porém, contrariado com esta palavra, retirou-se triste, porque era dono de muitas propriedades”. (Marcos 10:17-22 RA)

É interessante observar nesse texto o fato do homem reconhecer Jesus como o Bom Mestre. Ele não era mais um mestre, como tantos outros que haviam em Israel, era o Mestre que o inspirou a correr em sua direção. Fica implícito que esse homem reconheceu nele sua origem divina. O próprio Jesus disse que só há um que é bom: Deus.

Nessa conversa, o homem não perguntou a Jesus o que era preciso para “alguém” ser salvo. Provavelmente ele sabia essa resposta, afinal, ele conhecia e observava os princípios da lei desde a sua juventude. Ele foi específico: “o que EU farei para herdar a vida eterna?” (v.17).

Como resposta, Jesus começa a pregar a Lei de Moisés para esse homem. Enquanto ainda citava os mandamentos, foi interrompido por ele, e então, Jesus faz o que mais me emociona nesse diálogo: “Jesus, fitando-o, o amou” (v.21). Jesus amava com um olhar. Ele não apenas citou, mas cumpriu a Lei.

Pois estes mandamentos: “Não adulterarás”, “Não matarás”, “Não furtarás”, “Não cobiçarás”, e qualquer outro mandamento, todos se resumem neste preceito: “Ame o seu próximo como a si mesmo”. O amor não pratica o mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento da Lei. (Romanos 13:9-10)

Jesus continuou a responder o homem, sendo específico sobre sua necessidade: “Só uma coisa te falta: Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; então, vem e segue-me.” (v.21)

Às vezes, o que falta é apenas uma coisa. Pode ser que Jesus esteja dizendo pra você “vende tudo”, ou “dê tudo”, ou “se entregue”, ou “tenha domínio sobre suas decisões”, ou “pare de ser dominado pelas suas vontades ou necessidades”, “abandone essa vida de pecado”. Seja lá o que for, só uma coisa te falta.

A verdade é que a salvação é de graça, Jesus pagou o preço. Mas essa vida eterna só pode ser desfrutada quando Jesus estiver assentado no trono do seu ser. Ela é recebida pela fé, da mesma forma como é mantida e desfrutada.

A salvação não é um processo, é instantânea. No momento em que qualquer um crer, receberá um novo espírito, regenerado e recriado à imagem de Deus.

“Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!” (2 Coríntios 5:17)

A renovação da mente, o deixar as coisas antigas, é um processo, o qual envolve sacrifício, renúncia, sofrimentos, mudança de comportamento. Se isso não acontecer, não há evidências do novo nascimento. Se alguma coisa é mais importante do que Cristo, isso já se tornou um deus, um ídolo. Enquanto o homem estiver sendo dominado por outras coisas, enquanto estiver entronizando outros deuses, não estará fazendo absolutamente nada compatível com essa nova vida.

Algumas pessoas pensam que Deus é um carrasco, que quer te impedir de viver sua vida, ou te privar dos prazeres. Pensam que Deus não quer que elas sejam bem sucedidas, ricas, acham que a pobreza é o que exalta a Deus, etc… Não! A questão aqui não é que os ricos não podem ser salvos. Nada disso! A questão é que Deus não divide seu senhorio nem com as riquezas, nem com a pobreza, nem com a soberba, nem com o pecado, nem com os prazeres, nem com coisa nenhuma. Jesus estava à porta, bateu, e este homem não abriu.

Como eu disse no começo, a pergunta do homem não foi o que é preciso para “ALGUÉM” ser salvo, mas sim o que faltava para “ELE” ser salvo. Ele era jovem, forte, inteligente, rico, reverente. Mas mesmo tendo ido até Jesus, ele não saiu com a paz e a felicidade, ele rejeitou a salvação e saiu triste.

Ele foi amado por Jesus, e não entendeu que a salvação era de graça, e que ele só precisava tirar o dinheiro e as riquezas do trono do seu coração.

Respondeu Jesus: “Digo-lhes a verdade: Ninguém que tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, ou campos, por causa de mim e do evangelho, deixará de receber cem vezes mais, já no tempo presente, casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, e com eles perseguição; e, na era futura, a vida eterna. (Marcos 10:29-30)

“Só uma coisa te falta. Deixe tudo o que te prende, deixe tudo o que te domina, e receba a sua salvação, siga-me e você vai herdar a vida eterna.” Aquilo se tornou pesado demais. Ele rejeitou a vida eterna.

Há pessoas que desejam salvar as suas almas e não conseguem. Pois, para isso é preciso perder primeiro, perder pra ganhar a própria alma.

Então Jesus disse aos seus discípulos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a sua vida por minha causa, a encontrará. Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderá dar em troca de sua alma?(Mateus 16:24-26)

Um ídolo entronizado no coração pode levar o homem a perder a sua alma para sempre. Você deseja a vida eterna? Já renunciou a tudo o que o impede de se render a Cristo? Jesus tem muito mais do que você tem experimentado. Só uma coisa te falta…

 

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!