Verbo FM

Entrevista: Zuleica Messias fala sobre o seu chamado e o seu serviço no reino de Deus

tr 1

Ela é professora do Rhema Brasil e Escola de Ministros Rhema, auxiliar com seu esposo Heli a Igreja Verbo da Vida em Aracaju,SE. Recentemente esteve no Centro de Operações do Ministério Verbo da Vida e concedeu entrevista a equipe do Portal. Confira a seguir:

Como ministra itinerante, fale-nos um pouco sobre essa importante missão de viajar pelo Brasil ensinando a Palavra da fé.

Viajar pelo Brasil ensinando a Palavra de Deus, pode se traduzir como sendo o centro da vontade de Deus para a minha vida. É o melhor lugar onde posso estar. Nasci exatamente para isso. Também posso dizer que é uma mistura de sentimentos: a responsabilidade de ser uma fonte segura de ensino da Palavra de Deus e também o prazer de ver as pessoas sendo libertas pelo conhecimento do Senhor. Sei que Deus não faz acepção de pessoas, mas me sinto privilegiada em saber que Ele me colocou no grupo daqueles que vão correr as cidades e as nações proclamando a Sua Palavra. Não vejo no Reino de Deus nenhum serviço melhor do que o outro, acredito que cada um só pode fazer bem aquilo que o Senhor mesmo o chamou para fazer.

Você e seu esposo, o pastor Heli, auxilia e desenvolve um trabalho com o pastor Darren e Edma Wray em Aracaju há alguns anos, tanto na Igreja Verbo da Vida quanto no Rhema local. Como tem sido essa experiência?

Meu marido e eu temos coração bem parecidos: a consciência de que no Reino de Deus somos servos. Por isso, nunca escolhemos em que parte do Palácio iríamos trabalhar. Ao longo destes anos de caminhada cristã tenho visto literalmente Deus guiando os nossos passos e, algumas vezes, nos tomando pelas mãos e nos colocando em lugares e em posições que sequer passou pela nossa cabeça. Como nossa paixão é Jesus, em tudo o que Ele nos orientava a fazer ou a nos envolver sempre procuramos fazer o nosso melhor, ou seja, envolvendo todo nosso coração, até que no final de 2008 Deus falou com o Heli que deveríamos vir para o Ministério Verbo da Vida e a partir de janeiro de 2009 temos tido o prazer de trabalhar ao lado de dois líderes maravilhosos: o pastor Darren e Edma. Sabe, os dois juntos reúnem qualidades que tornam a jornada do Ministério bem mais fácil de caminhar. Eles são íntegros, fervorosos no Espírito e companheiros, bem como confiam nos seus liderados e outra coisa que eu acho bem legal neles é que eles vibram com o sucesso da sua equipe.

tr2

Você ministrou sobre “Família”, recentemente, em Campina Grande-PB. Em uma de suas declarações você falou que “as famílias dentro da igreja tem a responsabilidade de mostrar ao mundo que este projeto de Deus dá certo”. Fale-nos mais sobre isso.

Nós sabemos que o mundo está mergulhado em trevas, distante de Deus, debaixo de uma influência maligna que todos os dias investe um pouco mais para aumentar este abismo entre Deus e o homem. No entanto, Jesus disse que nós (a Igreja) somos a luz deste mundo e o sal desta terra. Então, eu creio que nós somos o outdoor de Deus, como um “Painel de Led”de Deus neste mundo de escuridão; Mas, muito mais do que o nosso discurso ou pregação em um púlpito, nós somos um luzeiro para este mundo com a nossa vida. Um dia eu ouvi algo que guardei no meu coração: “Nós somos a Bíblia que o mundo lê”. E no que diz respeito ao assunto de família, eu sempre vou bater na tecla que uma família cristã (que vive os princípios da Palavra de Deus) tem tudo para dar um show no palco deste mundo e mostrar aos que ainda estão em trevas o quanto família é um projeto de Deus o qual tem tudo para dar certo.

Falta de respeito, traição, gritaria, baixaria, pornografia, ausência de valores morais, orgulho, egoísmo… tudo isto são comportamentos e manifestações  de trevas e nunca deveria haver nem o cheiro destas coisas dentro de um lar onde há pessoas que se dizem cristãs: SEGUIDORAS DE CRISTO. Por isso, eu creio que se cada marido, esposa e filho resolver VIVER os valores da Palavra de Deus, cada casa de crente será um farol neste mundo e as pessoas desejarão o que temos e o que somos.

Estamos próximo das Eleições, e o conceito de família tem sido questionado por alguns projetos de Lei e fortalecido por outros. É importante também atentarmos para o que os candidatos estão falando sobre isso a fim de “votarmos bem”?

Com certeza precisamos prestar atenção aos debates, aos posicionamentos de cada candidato. Algo que a grande maioria das pessoas não se atenta, mas deveria, são as bandeiras defendidas pelos partidos de cada um, pois é óbvio que ainda que um candidato não tenha coragem de se posicionar publicamente a favor de projetos que desestruturam os pilares da família, uma vez que ele esteja eleito, logicamente ele não fará objeção às proposituras do seu partido. Então, eu penso que, como Igreja mais do que nunca temos que estar com os olhos e ouvidos bem abertos, pois já sofremos muito dano por termos tomado uma posição de ficarmos alheios ao cenário político da nossa nação. Creio que, como cidadãos, temos a oportunidade de com o nosso voto impedirmos que pessoas desassociadas de Deus e escravas da corrupção moral e carnal ocupem lugar de poder no nosso país.

tr3

Por fim, você tem ensinado a matéria “Como Ser Guiado pelo Espírito”, no Rhema em Campina Grande-PB. O Ap. Bud sempre dizia: “se você me fizer mil perguntas sobre o que fazer, responderei 1001 vezes: seja guiado”. Este é um assunto que todo crente precisa aprender, não é verdade?

Cada vez que ministro a matéria “Como ser guiado pelo Espírito” fico mais consciente da importância da direção do Espírito ser uma realidade na nossa vida. Deus nos ama demais e providenciou tudo o que precisávamos para vivermos bem neste tempo que temos aqui na Terra. Jesus falou no Evangelho de João que o Espírito Santo quando viesse, Ele nos ensinaria todas as coisas, nos faria lembrar do que temos ouvido, nos falaria das coisas que ainda estão por vir e nos guiaria em TODA a verdade.

Romanos 8:14 nos mostra que “os filhos de Deus são GUIADOS pelo Espírito de Deus”.

Eu acho interessante que o texto não diz que seriamos forçados, empurrados ou arrastados pelo Espírito, mas que seríamos guiados. Naturalmente pensando, quem precisa de um guia é alguém que não enxerga ou que não conhece o caminho.

Sabe, nós podemos enxergar muito bem com os nossos olhinhos, mas em vários aspectos da vida “somos cegos”. Refiro-me ao dia de amanhã. Nenhum de nós sabe dizer como será o amanhã, mas dentro de nós habita uma pessoa que já esteve lá.

Com relação ao que está no coração do homem, nós não enxergamos um palmo adiante do nariz. Só conseguimos ver a casca, a aparência, mas o Espírito Santo que, habita em nós, sonda até as motivações de um coração. Naturalmente falando, jamais conseguiríamos distinguir entre uma oportunidade e uma sedução para nos desviar dos propósitos do Senhor, mas o Espírito Santo é Deus e Ele conhece os planos do Pai para nossa vida. Isto sem contar as propostas que muitas vezes batem à nossa porta com o “som de benção”, mas na realidade era uma canoa furada.

A Bíblia diz que a benção do Senhor enriquece e não acrescenta dor, ou seja, Deus nunca vai nos guiar para o fracasso ou para o prejuízo. Também não podemos ignorar o alerta da Palavra quando diz que há caminho que ao homem PARECE ser bom, mas no fim é caminho de morte. Então, para aqueles filhos de Deus que querem sair da esfera da incerteza, da aparência e do apostar para ver se vai dar certo, só existe um caminho: ser guiado pelo Espírito de Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!

Relacionados