Verbo FM

Matérias do Rhema

2016-11-23-photo-00002180O Centro de Treinamento Bíblico Rhema possui uma grade curricular rica e equilibrada, com doutrinas bíblicas essenciais para a prática da vida cristã. São 24 matérias durante os dois anos, ou módulos, de curso, sendo cada uma delas lecionadas em 7 dias/aulas, por professores devidamente capacitados e qualificados para o serviço ministerial.

O Rhema também oferece 4 livros como Material Didático para os alunos, sendo 2 referentes a cada ano ou módulo do curso, adquiridos no ato da matrícula. Os livros abordam os conteúdos abordados nas primeiras 23 matérias teóricas do curso, sendo um rico material para acompanhamento das aulas, estudos complementares, consulta e edificação pessoal.

A matéria conclusiva do curso, “Ministrando a Palavra“, é prática. Nela, cada aluno deve pregar ou ensinar a Palavra de Deus para os colegas, por um período de 15 minutos, seguindo uma escala pré-estabelecida, demonstrando e testemunhando um pouco de tudo o que aprendeu. É um tempo maravilhoso no qual eles edificam uns aos outros.

Abaixo, um resumo das matérias oferecidas em todas as unidades do Centro de Treinamento Bíblico Rhema no Brasil:

ALIANÇA DE SANGUE

São abordadas todas as dispensações e as alianças entre Deus e os homens, na Bíblia, desde o Antigo ao Novo Testamento, expondo a forma pela qual o Senhor, de maneira progressiva, tem se revelado para a humanidade. Em Cristo, é desvendada uma nova e superior Aliança, pelo seu precioso sangue que nos comprou, sendo este o foco principal da matéria.

AUTORIDADE DO CRENTE

O conteúdo desta matéria esclarece muitas questões: Qual o verdadeiro poder que a igreja tem? Como resistir ao diabo? Por que somos mais do que vencedores? Ao nascer de novo, o cristão recebe autoridade através de um poderoso Nome, o de Jesus. Por que há poder neste nome? Como Jesus o obteve? Como ele nos foi doado? Na sala de aula, o aluno aprenderá a exercer autoridade sobre principados e potestades, e assim, viverá uma vida triunfante nesta Terra.

AS MANIFESTAÇÕES DO ESPÍRITO

O Espírito Santo é uma Pessoa e deseja se mover através de Sua igreja. Nesta matéria, são dadas revelações a respeito do Espírito Santo sobre os cristãos e da Sua respectiva atuação através dos nove dons espirituais, descritos em I Coríntios 12. Os alunos descobrem como desfrutar e como se comportar no mover da presença manifesta do Espírito de Deus.

CARÁTER DE DEUS

Uma maravilhosa matéria que nos leva a conhecer ainda mais sobre a Trindade e mais especificamente sobre o Deus Pai. Ele possui atributos morais, que devem ser imitados pelos Seus filhos: Amor, bondade, fidelidade, santidade, etc. E também atributos não-morais, ou peculiares da Sua divindade: onipresença, onisciência e onipotência. Também são explanados os nomes dados a Deus na Bíblia, as suas abrangências e significados.

COMO SER GUIADO PELO ESPÍRITO

“Os Filhos de Deus são guiados pelo Espírito de Deus”. Ele é o nosso Consolador, habita em nós e nos guia a toda verdade. Deus quer nos ajudar em cada escolha da nossa vida, guiando-nos, como um Bom Pastor, “a pastos verdejantes e a junto de águas tranquilas”. Nesta matérias, aprendemos a importância e as formas de sermos guiados pelo Espírito e estarmos no centro da vontade de Deus para a nossa vida.

CRISTO, AQUELE QUE CURA

“Pelas pisaduras de Jesus, fomos sarados”. Há cura para todos aqueles que estão doentes. Cristo morreu na cruz para que todos aqueles, que Nele crê, tenham a saúde como estilo de vida. Através da Palavra, os cristãos são instruídos a como tomar posse de sua cura e, não somente isso, mas também sobre como mantê-la, bem como a usar da fé no nome de Jesus para impor as mãos sobre os enfermos para que sejam curados.

DOUTRINAS BÁSICAS DA BÍBLIA

São as Doutrinas de Cristo que fundamentam toda a vida Cristã. Muitos de Seus ensinamentos estão contemplados nessa disciplina. Nela, os alunos aprenderão sobre a integridade da Palavra de Deus e sobre os seis princípios elementares descritos em Hebreus 6:1-2: Arrependimento de Obras Mortas; Fé em Deus; Batismos; Imposição de Mãos; Ressurreição dos Mortos e Juízo Eterno.

ESCATOLOGIA

O mundo acabará? Qual nosso futuro? Muitos temem o fim. Esta matéria, cujo nome significa: “estudo dos últimos tempos” esclarecerá a respeito dos quadros proféticos de Deus para os Gentios, Judeus e claro,  para a Igreja do Senhor. Durante a jornada, santidade e alegria serão impregnadas nos ouvintes. Haverá uma maravilhosa descoberta sobre o grandioso fim que o Senhor preparou para nós e uma grande urgência para livrar do inferno aqueles que ainda não foram salvos.

EVANGELISMO

“Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura”. Essa é a ordenança do Senhor para a Sua Igreja. Evangelismo é uma tarefa da Igreja. Todo cristão é chamado para o ministério da reconciliação. Unção e técnicas para evangelismo serão os principais temas desta matéria. FAMÍLIA CRISTÃ

Família é projeto de Deus. Nesta disciplina, os cônjuges aprenderão como relacionar-se com Deus, uns com os outros e também com seus filhos. Nela, os filhos verão, na Palavra, o modelo perfeito de relacionamento para com os seus pais. Através de ilustrações práticas e até de alguns testemunhos pessoais dos professores, as famílias serão auxiliadas a desenvolverem o governo que Cristo deseja em seus lares.

FRUTO DO ESPÍRITO

O fruto do espírito é a manifestação da natureza de Deus implantada no Cristão mediante o Novo Nascimento. Nesta matéria, o aluno aprenderá que, uma vez enxertado na “Videira Verdadeira” que é Cristo, terá, como consequência, a produção de frutos, ou evidências, em sua vida diária. As mesmas são segundo a espécie da árvore da qual é ramo, manifestando visivelmente a essência que está nele, a saber, o Amor e as outras oito características citadas no texto bíblico a partir de Gálatas 5.22.

FUNDAMENTOS DA FÉ

A fé é a “chave” do homem para ativar o poder de Deus e receber todas as bênçãos espirituais reservadas pelo Pai. A importância da fé é revelada em todo o contexto bíblico, culminando na definitiva declaração de que “sem fé é impossível agradar a Deus” (Hb. 11.6). Como a fé vem, como ela cresce e como ela opera, serão temas centrais desta matéria.

GÁLATAS

Neste módulo, os crentes serão arrancados de doutrinas legalistas e enraizados nas doutrinas de Cristo. Estão registrados na Epístola Paulina aos Gálatas, os maiores conflitos entre os ensinamentos de Cristo e os ensinos legalistas judaicos (daquela época). Sem dúvidas, equilíbrio e libertação são as palavras chaves desta disciplina.

HISTÓRIA DA IGREJA

O aluno conhecerá os rumos que homens chamados por Deus tomaram desde a antiguidade e entenderá os porquês de vários aspectos da atual Igreja de Cristo. Essa matéria também dá a oportunidade para cada aluno aprender com os acertos de grandes heróis da fé, como também evitar os erros daqueles que se desviaram do propósito original estabelecido pelo Mestre.

JUSTIÇA DE DEUS

Ser Justiça de Deus é estar numa posição ideal diante de Deus, em plena confiança. Uma vez recriado pelo novo nascimento, o cristão é recolocado, pela obra redentora de Jesus Cristo, considerados como justo! Antes de Cristo, éramos pecadores, através do Novo Nascimento, fomos justificados e podemos estar diante de Deus como filhos, sem medo, inferioridade, condenação ou vergonha. MINISTÉRIO PRÁTICO

Esta disciplina irá abordar o serviço dos santos ao Corpo de Cristo, tanto através do Ministério de Socorros, bem como por aqueles chamados em algum dos cinco dons ministeriais, relacionados em Efésios 4:11 – Apóstolos, Profetas, Evangelistas, Pastores e Mestres. Ferramentas Divinas e qualificações para o serviço serão apresentadas ao aluno, através do ensino e da unção do Espírito, por professores com bastante experiência para compartilhar.

MINISTRANDO A PALAVRA

Esta é a matéria conclusiva e a única prática. Após 23 disciplinas, o aluno será, por um breve tempo, o professor. Seguindo uma escala, cada aluno escolherá um tema e ministrará para a turma, compartilhando um pouco de tudo o que aprendeu no curso. Através do Ministrando a Palavra, o aluno será avaliado por uma banca de professores, mas, acima de tudo, será canal de bençãos para todos os discentes e docentes presentes em sala de aula.

O LIVRO DE ATOS

O livro de Atos foi escrito aproximadamente entre os anos 70 e 80 d.C. Nele, estão contidos registros vivos de práticas e princípios do início da Igreja de Cristo que são importantíssimos para os nossos dias. Através desta matéria, o cristão é desafiado a, também como discípulo do Senhor Jesus, continuar escrevendo os capítulos através dos seus próprios atos.

ORAÇÃO QUE PREVALECE

Aprender a orar com eficiência é uma das coisas mais importantes que o cristão pode fazer. De fato, é impossível termos sucesso no cumprimento do propósito de Deus em nossa vida, se não soubermos orar de acordo com os princípios estabelecidos na Palavra de Deus. Durante estas aulas, o aluno será ajudado a identificar e compreender estes princípios, bem como será inspirado a ter uma prática cada vez maior de oração diariamente.

REALIDADES DA NOVA CRIAÇÃO

“As coisas velhas já passaram. Tudo se fez novo”… Nessa matéria, o aluno descobrirá tudo aquilo que a obra de Jesus o tornou após novo nascimento. Através de ensinamentos sólidos, o aluno será conduzido na renovação da sua mente para desfrutar de uma verdadeira novidade de vida, vivendo à altura de quem ele é: uma nova criatura!

SUBMISSÃO E AUTORIDADE

O Reino de Deus é o nosso modelo organizacional. Os princípios divinos nos levam a respeitar as autoridades constituídas sobre nós, em todas as esferas, e a sermos líderes servidores, que amam, cuidam e são exemplos para os liderados. A submissão bíblica, a qual tem Jesus como seu grande exemplo, transforma o caráter dos alunos, melhorando os seus relacionamentos e as suas atuações em diversas áreas, como: família, emprego e igreja.

VIDA DE LOUVOR

Louvor não é apenas música, louvor é um estilo de vida. Nesta matéria, o aluno descobrirá como ter uma vida que rende louvores a Deus. Como um verdadeiro adorador, o aluno irá se deliciar com as verdades inseridas dentro dele, fazendo fluir do seu coração novos cânticos, de ações de graças e engrandecimento a Deus, mesmo diante das adversidades.

VIDA DE PROSPERIDADE

A prosperidade bíblica é ensinada aos alunos, libertando-os de uma mentalidade de pobreza e limitações. Nessa disciplina, o aluno aprenderá que Deus é a sua fonte e Ele é quem nos dá forças para adquirir riquezas, as quais não são apenas materiais, mas principalmente espirituais, “onde a traça e a ferrugem não corróem e onde ladrões não escavam e nem roubam”. Apesar de abordar sobre finanças, o foco da matéria será num estilo de vida de paz e alegria no espírito, na alma e no corpo, com provisão contínua e suprimento abundante, para que sejamos generosos e desfrutemos de grandes colheitas em todas as áreas da nossa vida.

UNÇÃO

O Poder do Espírito, disponível para igreja é denominado unção. O aluno aprenderá como a unção, ou o próprio Espírito, opera no cristão, ensinando-o acerca de todas as coisas, e também sobre ele ou através dele, alcançando outras pessoas através do seu serviço e das suas palavras.