A Unção Quebra o Jugo – Parte 1

SEMENTES DO IRMAO HAGIN-01“… e o jugo deve ser destruído por causa da unção.”  Isaías 10:27

Nós podemos aprender algumas coisas sobre a função da unção de cura, seguindo os ensinamentos de Jesus. Por exemplo, em Marcos capítulo cinco nós podemos ver uma ilustração da unção de cura em operação no caso da mulher do fluxo de sangue.

Marcos 5: 25- 34 – E certa mulher, que havia doze anos tinha um fluxo de sangue. E que havia padecido muito com muitos médicos, e despedindo tudo quanto tinha, nada lhe aproveitando isso, antes indo a pior. Ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua vestimenta. Porque dizia: Se tão somente tocar nas suas vestes, sararei. E logo se lhe secou a fonte do seu sangue, e sentiu no seu corpo estar já curada daquele mal. E logo Jesus, conhecendo que a virtude de si mesmo saíra,voltou-se para multidão e disse: Quem tocou minhas vestes? E disseram-lhe os seus discípulos: Vês que a multidão te aperta, e dizes: Quem me tocou? E ele olhava em redor, para ver a que isso fizera. Então a mulher, que sabia o que lhe tinha acontecido, temendo e tremendo, aproximou-se, e prostrou-se diante dele, e disse lhe toda a verdade. E Ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz e sê curada deste teu mal.

Existem duas palavras chaves neste caso da cura da mulher do fluxo de sangue. Estas palavras são “virtude” (ou poder) e “fé”. A palavra grega “virtude” é traduzida dunamis ou milagroso poder. Jesus, imediatamente sabendo que virtude e poder saiu do seu corpo, olhou a sua volta e perguntou, “Quem tocou minhas vestes?” Os discípulos disseram, “…a multidão te aperta, e dizes: Quem me tocou?” Então Jesus se virou e olhou a sua volta e viu quem o tocou, e falou para mulher, “…Filha, a tua fé te salvou…” (Marcos 5:34)

Algumas pessoas dizem, “Eu pensei que fosse o poder que saiu de Jesus – a unção de cura – isto fez com que esta mulher se curasse!” Mas Jesus disse, “Filha, a tua fé te salvou.” Porque Jesus disse isto?

Anos atrás eu ouvi um professor de uma universidade muito conhecida dizer, “Em discutindo as verdades da  bíblia muitas vezes é como escalar uma montanha. Você escala um lado da montanha e tem um ponto de vista. Você escala o outro lado da montanha e você tem outro ponto de vista, mas é a mesma montanha. Qual lado é verdadeiro? Isto depende de qual lado da montanha você esta olhando.

A verdade bíblica é assim também. De um ponto de vista, estava a virtude da cura que saiu de Jesus e afetou curando o corpo daquela mulher. Entretanto, por outro lado, foi a sua fé que recebeu isto. Foi a sua fé que ativou o poder.

Em Marcos 5:31, os discípulos falaram para Jesus, “… a multidão te aperta, e dizes: Quem me tocou?” Em outras palavras,eles estavam falando, “Como você pode nos perguntar quem tocou você quando não tem como te dizer de quantas pessoas realmente o tocaram?”

Você sabe por você mesmo que se você está em um lugar lotado de pessoas onde todos estão te empurrando, você é tocado por todos os lados. Mas o poder de Deus não saiu de Jesus acidentalmente. Contudo, também, eu tenho a certeza que algumas pessoas tentaram tocar as vestes de Jesus por curiosidade para ver se alguma coisa aconteceria, e nada aconteceu. O poder de Deus não saiu pelo tocar de uma curiosidade. Jesus falou, “…Filha, a tua fé te salvou…” (v. 34). É o toque de fé que liberou o fluir do poder de Deus!

Nós sabemos que Jesus estava cheio de unção com poder, porque Atos 10:38 fala, “Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude….” E nós também lemos em Lucas capítulo 4 onde Jesus falou, “O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu…” (v. 18). Na mesma passagem, Jesus disse, “Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos.” (Lucas 4:21). Em outras palavras, Jesus estava dizendo, “Eu sou ungido”.

Então, nós sabemos que Jesus era ungido; até então Ele não tinha enviado aquela unção para fora para curar alguém. Você pode ler cuidadosamente os quatro evangelhos, e nem mesmo uma só vez você encontrará Jesus dizendo a qualquer um, “De acordo com minha fé seja feita em você.” Nem mesmo uma vez Jesus falou isso para alguém, “De acordo com a fé dos apóstolos seja feita em você”. Como vimos nas circunstâncias da mulher com problema do fluxo de sangue, Jesus disse, “Filha, sua fé te salvou.”

Nós precisamos entender que Deus está presente em todo lugar. Como Deus está presente em todo lugar, então o seu poder está presente em todo lugar. Isto quer dizer que pode não estar manifesto, mas está lá. Por que o poder de Deus não se manifesta em todas as situações para curar as pessoas doentes? Não acontece pela simples razão de que requer que esta pessoa exercite a fé para que lhe seja enviado o poder de Deus. É a fé do indivíduo que ativa o poder de Deus. Você vê, o poder de Deus é inativo, passivo, ou inerte até que sua fé entra em exercício.

Ver todos os arquivos de:
Sementes do Irmão Hagin

Gostou do artigo? Compartilhe!

Conteúdo Relacionado

3 Comentarios

  1. Amado irmão, apenas uma referência a comentar a respeito do final do versículo de Isaías, como subtítulo de seu blog, “A unção quebra o jugo – parte 1″
    O texto em referência é Isaías 10.27, onde neste espaço se menciona “…e o julgo deve ser destruído por causa da unção…”
    Com relação a palavra julgo: essa palavra vem do verbo julgar, de julgamento. No caso deveria ser grafada como jugo, no sentido espiritual de opressão, peso.
    Creio ter sido apenas um pequeno erro de digitação.
    Mas gostaria de poder ajudá-lo mesmo na última palavra utilizada, a unção.
    Procurei em diversas versões, e encontrei no máximo a palavra “gordura”, que talvez até tivesse um parentesco com a palavra “unção” no hebraico, idioma utilizado na ocasião desta escrita (cerca de 700 a.C.).
    Hoje a palavra “unção” está atualizada para “pomada”, segundo uma professora de hebraico bíblico (Eteacher).
    Desse modo gostaria de comentar a referência da passagem da “Bíblia de Jerusalém”: pág 1271, letra “f” – As últimas palavras do versículo são incompreensíveis (literal: adiante da gordura).
    Demais Bíblias consultadas: Almeida Revisada e Atualizada, NVI trilíngue, Judaica Completa, Hebraica, Thompson e site Biblos.com.
    Espero ter te ajudado e espero que possa ter compreendido o meu chamado.
    Deus abençoe.

    • Portal Verbo da Vida 22 janeiro, 2014 at 9:29 am · Resposta

      Olá Wallace, realmente a palavra “Julgo” foi uma pequena falha de digitação, já corrigimos, quanto à palavra “Unção”, na versão em português revista e corrigida consta a palavra unção e outro ponto importante é que este autor é americano e as versões usadas por ele também são. Agradecemos pelo seu comentário e obrigada por suas considerações! Fica na paz do Senhor Jesus!

  2. palavra maravilhosa!

Deixe um comentario


5 − = um

Todos os direitos reservados - 2012