4 tipos de coração

Postado em
1
1421

por Eliezer Rodrigues

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida” (Provérbios 4.23)

Recentemente, falei no culto sobre guardar o coração e a importância de adorar ao Senhor de todo coração, de ouvir não apenas com os ouvidos naturais, mas ouvir com os ouvidos do coração (Salmos 119.10,11).

Aprender a receber a palavra e praticá-la é tão importante e fundamental quanto observar COMO se ouve a palavra.

A palavra é a semente incorruptível, poderosa e que produz grandes resultados.
Todas as vezes que nos expomos a verdade da palavra de Cristo somos transformados, restaurados e instruções divinas são nos passadas para avançarmos no perfeito plano e vontade de Deus.

Jesus disse: “vede, pois, como ouvis…” (Lucas 8.18a)

O que isso significa? Ele está nos ensinando a observar que tipo de coração estamos colocando à disposição da palavra. O Senhor está semeando a semente, que tipo de solo ele vai encontrar?

Há quatro tipos de corações ou comportamentos citados por Jesus em Marcos 4:3-20.

1 – Coração “beira do caminho”: São aqueles de coração duro, orgulhoso, que ouve a palavra mas a palavra não encontra um lugar bom no seu coração e logo o Diabo vem e rouba a palavra.

2 – Coração “solo rochoso”: São aqueles que ouvem a palavra e recebem com alegria. Porém, não têm raízes profundas na palavra, vive na superficialidade, sendo de pouca duração a sua alegria. Ou seja, quando vem os problemas, aflições, angústias e perseguições logo se escandalizam em si mesmos.

3 – Coração “Entre os espinhos”: estes ouvem a palavra porém os cuidados do mundo, as fascinação das riquezas e as demais ambições, concorrem com a palavra e sufocam a palavra, ficando ela infrutífera.

4 – Coração “Boa terra”: são aqueles que ouvem a palavra, a recebem e frutificam a trinta, sessenta e cem por um.

Esse último tipo de coração é o que agrada a Deus. Aquele que recebe, acolhe a palavra no seu coração e frutifica, crescendo para Deus.

Qual tipo de coração é o seu?

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA