Ação X Reação  

Postado em
1

diego-eloiDiego Eloi

Professor do Rhema

Uma famosa lei da física é a lei da ação e reação. Ela diz que: “A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade: ou as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas em sentidos opostos”. Certa vez parei para pensar sobre isso. Como será que temos respondido à Deus e às circunstâncias que aparecem? Visto que esses dois agem sobre nossas vidas, como temos respondido? Sabemos que as respostas que damos para Deus e para as circunstâncias nos mostram o nível de fé que estamos.

Em Lucas 4, quando Jesus foi tentado no deserto, respondeu à satanás com a Palavra de Deus:

“E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus.”

Naquele momento, a bíblia diz que Jesus estava sendo TENTADO. Ele precisava, diante dessa circunstância que se levantou, dar algum tipo de resposta. Até quando não falamos nada estamos dando a resposta de que, para nós, não há problema em a situação permanecer daquela maneira. De modo que Ele respondeu outras vezes com a mesma intensidade:

“E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te para trás de mim, Satanás; porque está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás.”

“E Jesus, respondendo, disse-lhe: Dito está: Não tentarás ao Senhor teu Deus.”

As respostas de Jesus demonstravam no que Ele estava crendo. Eram com a mesma intensidade dos questionamentos de satanás e no sentido contrário! Há ainda outros relatos na Palavra de Deus sobre as respostas que outras pessoas deram a Jesus:

Em Mateus 15:22 – 28 (NVI) vemos a história da mulher siro-fenícia:

“Uma mulher cananéia, natural dali, veio a ele, gritando: “Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Minha filha está endemoninhada e está sofrendo muito. Mas Jesus não lhe respondeu palavra. Então seus discípulos se aproximaram dele e pediram: “Manda-a embora, pois vem gritando atrás de nós. Ele respondeu: “Eu fui enviado apenas às ovelhas perdidas de Israel”. A mulher veio, adorou-o de joelhos e disse: “Senhor, ajuda-me! ” Ele respondeu: “Não é certo tirar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos”. Disse ela, porém: “Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos”. Jesus respondeu: “Mulher, grande é a sua fé! Seja conforme você deseja”. E naquele mesmo instante a sua filha foi curada.”

Perceba que Jesus mensurou a fé dessa mulher também segundo a resposta que ela deu. Por mais que fosse algo duro o que Ele disse à ela(ação), a resposta da mulher cananéia (reação) surpreendeu Jesus. Em outras situações, vemos reações que admiraram Jesus, como em Mateus 8: 5 -13 vemos a história de um centurião, o qual deixou Jesus MARAVILHADO ou ADMIRADO  (versículo 10) com sua resposta. Há ainda registradas na bíblia respostas negativas como a do jovem rico em Mc 10 a partir do versículo 17 ou a resposta de Pedro ao negar Jesus em Lc 22: 54 – 62.

Nossas REAÇÕES diante das circunstâncias são as nossas respostas a elas! As respostas têm um lugar especial na bíblia. Através delas Jesus pôde ficar chocado, pois demonstravam uma grande fé ou triste por se decepcionar! Mas, vejamos que interessante: Deus enviou Jesus para que o nosso pecado fosse limpo, para que hoje pudéssemos ter a presença Dele, não mais numa tenda, não mais numa caixa, mas dentro de nós! Ele AGIU. A AÇÃO Dele deve gerar em nós uma REAÇÃO DE MESMA INTENSIDADE E EM SENTIDO CONTRÁRIO. Quais tem sido as nossas respostas às situações que nos aparecem na vida? Será que através das nossas respostas podemos “chocar” Jesus pelo aspecto da nossa fé? Será que estamos respondendo à ação que Jesus fez em nosso favor? Deus espera de nós uma resposta de mesma intensidade e num sentido contrário!

 

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA