Verbo FM

O caráter de Deus

Eliezer Rodrigues
Pastor da IEVV em Vila Matilde, SP

A religiosidade formatou minha mente para pensar que Deus não era tão bom assim. E nesse pensamento vivi por anos dentro da igreja acusando Deus de todo tipo de desgraça. Afinal de contas, Deus é soberano e pode tudo não é verdade? Claro que não! Uma das coisas extremamente importante e que Deus não pode, é mentir.

Está escrito no livro de Tito 1:2 “… O Deus que NÃO PODE mentir…” Se Deus pudesse “tudo”, como alguns pensam, ele poderia mentir. Mas, gloria a Deus! Deus não pode mentir! Eu sei que há outras coisas que Deus não pode, mas mesmo assim Ele continua sendo Soberano.

O conceito de Soberania não é definido por alguém que está no controle de fazer todo o bem e fazer todo o mal. Infelizmente, é assim que muitos pensam a respeito de Deus. Porém, o governo de Deus, sua autoridade, domínio, força, poder, soberania, estão totalmente ligados ao seu bom caráter, que é a sua Palavra.

Deus não pode ir além do que Ele mesmo disse. Quando falo além, é dizer algo e fazer outra coisa. Se isso fosse possível, Deus seria mentiroso. Mas, como já vimos que ele não pode mentir, ele é fiel para cumprir o que disse.

Vamos ver tudo isso de outra forma:

Se Deus nos fez sarados em Cristo Jesus, se a sua palavra nos garante que ele já nos curou, então, dizer que Deus coloca doença em nós é o mesmo que dizer que Deus mente! Foi O Senhor quem disse: “Certamente ele LEVOU sobre sí todas as nossas doenças e enfermidades” Isaias 53:4.

Agora veja o versículo 5: “Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades ; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras FOMOS SARADOS!” Glória a Deus! Deus não pode mais desfazer isso! Ele o fez em Cristo Jesus, na palavra! É simples amados, os homens é que complicam tudo com suas doutrinas erradas. Deus é Soberano na sua verdade e justiça. Ele está no controle do seu reino de luz.

Alguns dizem: “Deus está no controle de tudo! Aleluia!” Se assim o fosse, Ele controlaria você para ser fiel nos seus dízimos, para você tratar bem sua esposa, seu marido, etc.

Não é assim como a religião está dizendo. O Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo governa, reina, é soberano, todo poderoso, Segundo a verdade. O problema, é que muitas pessoas estão acusando Deus de algo que o diabo fez. É isso que satanás quer. Ou seja, destruir o caráter de Deus.

O diabo diz: “Deus não é tão bom assim, se Ele fosse, porque existem tantas mortes de crianças no mundo, porque tantas guerras, terremotos, tsunamis, injustiças. Onde está Deus, o Deus de Amor?” Não são esses pensamentos que permeiam nas mentes da humanidade? Mas a bíblia responde a tudo isso: 1 João 5:19

“Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno”.

Ao contrario do que muitos pensam, e infelizmente, cristãos, Deus não está no controle de tudo. Ele está no controle do seu reino de justiça. E todos aqueles que estão se rendendo ao seu reinado soberano, a sua palavra, sempre vão provar da bondade do Senhor. Deus é bom o tempo todo, e ele não muda.

Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança. Tiago 1:17

Nunca tenha medo de Deus. Nunca mais deixe o diabo “torcer” o caráter do seu Pai celestial. É Deus que te livra do mal, dos perigos, das doenças e enfermidades e da morte. Deus é bom o tempo todo!

3 Comentários

  • Deus está no controle se você aceitar que ele esteja, pois a vontade de Deus realmente estar no controle da sua vida, mais ele não pode ir contra sua palavra, o livre arbítrio deixa isso bem claro, se vc bebe, fuma, rouba, mente, se prostitui e etc… infelizmente não é Deus que está no controle de sua vida e sim o diabo.

    Resposta
  • Qdo se fala que “Deus está no controle”, não significa no controle no sentido de que Ele queira que aconteça todo mal nesta terra, se bem que Ele sabe de tudo e nenhum mal acontece no mundo, eu creio nisso, sem a permissão Dele pq Ele é justo até com o diabo, mas significa que na vida do cristão Ele domina e rege os passos dele..e nada nos sobrevém sem a autorização Dele…

    Resposta
    • Oi, eu concordo com você. Só que não convém dizer que: Deus está no controle de TUDO. Ele está no controle do seu reino de justiça. E todos aqueles que estão se rendendo ao seu reinado soberano, a sua palavra, sempre vão provar da bondade do Senhor. Deus é bom o tempo todo, e ele não muda.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!