Verbo FM

Pensamento Certo!

TOLA-LINDA_NEW-01-580x158

A Palavra de Deus tem muito a nos falar sobre os pensamentos que tem tomado conta de nossa mente e qual a natureza deles, levando-nos a avaliar nossas intenções e corações.

Nosso coração precisa bater na mesma frequência de Deus. O que ele sente, o que ele quer isso deve ser o nosso alvo aqui na terra. Seu maior objetivo é corresponder às expectativas de Deus a seu respeito. Precisamos alinhar nosso coração e pensamentos aos do nosso Pai.

Em 2 Coríntios 10.3, diz: ”Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo.

Uma fortaleza é uma ideia estabelecida. Que tipo de ideias estão se tornando fortalezas na sua mente? Nós sempre estamos pensando em algo. Qual tem sido a natureza dos nossos pensamentos? O que fica? O que é processado na nossa mente?

Só existem dois tipos de fortalezas: as de Deus e as do diabo. Fortaleza é um lugar seguro, lugar de proteção, mas também um lugar de guerra. Satanás tenta estabelecer fortalezas na nossa mente a partir de uma ideia, nunca elas são construídas de uma hora pra outra, mas um tijolo após outro, um pensamento após outro. Cada pensamento ou versículo é um tijolo que é colocado na construção destas fortalezas.

Um pensamento gera um sentimento e esse sentimento determina uma ação ou reação.

Tudo começa com uma pequena ideia que foi aceita. Satanás é como um presidiário que cava túneis para fugir, ele não tem equipamentos modernos, ele cava os túneis com apenas uma colher, e todos os dias ele sai com um pouco de areia nos bolsos. E aos poucos ele vai soltando a areia dos bolsos no pátio, ao tomar banho de sol. Quando o guarda percebe o buraco já está grande, o túnel pronto e o bandido fugiu.

As fortalezas que Satanás tenta edificar em nossa mente, são construídas a partir de pequenas ideias. São essas fortalezas que tem desviado o povo de Deus da vida de santidade que Ele propôs aos seus filhos.

Somos tendenciosos a agir de acordo com os sentimentos, que foram gerados por pensamentos, e se esses pensamentos vem do diabo, nós vamos agir de acordo com os planos que ele tem para destruir nossas vidas.

Mas se você acha que há fortalezas, a palavra é poderosa para demolir agora mesmo, porque embora demore muito para construir um prédio, a demolição é rápida.

Porém, depois de demolido o prédio, teremos o trabalho de limpar os entulhos da demolição. Então melhor do que demolir é embargar uma obra. Então quando satanás tentar construir uma fortaleza na sua mente, diga rapidamente: “satanás aqui não!”

No livro de Atos, capítulo 5, versículos 1 a 11: “Entretanto, certo homem, chamado Ananias, com sua mulher Safira, vendeu uma propriedade, mas, em acordo com sua mulher, reteve parte do preço e, levando o restante, depositou-o aos pés dos apóstolos. Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo? Conservando-o, porventura, não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder? Como, pois, assentaste no coração este desígnio? Não mentiste aos homens, mas a Deus. Ouvindo estas palavras, Ananias caiu e expirou, sobrevindo grande temor a todos os ouvintes. Levantando-se os moços, cobriram-lhe o corpo e, levando-o, o sepultaram. Quase três horas depois, entrou a mulher de Ananias, não sabendo o que ocorrera. Então, Pedro, dirigindo-se a ela, perguntou-lhe: Dize-me, vendestes por  tanto aquela terra? Ela respondeu: Sim, por tanto. Tornou-lhe Pedro: Por que entrastes em acordo para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e eles também te levarão. No mesmo instante, caiu ela aos pés de Pedro e expirou. Entrando os moços, acharam-na morta e, levando-a, sepultaram-na junto do marido. E sobreveio grande temor a toda a igreja e a todos quantos ouviram a notícia destes acontecimentos.”

O processo para encher algo é gradual. Satanás vai enchendo o coração das pessoas aos poucos, com pensamentos, sofismas. Nós precisamos nos encher do Espírito e do fogo de Deus para que o diabo não tenha possibilidade de nós encher com seus pensamentos de engano. Se você andar cheio do Espírito, os pensamentos do diabo podem até tentar chegar, mas não conseguirão encher seu coração. Satanás tem liberdade para sugerir, mas nós temos liberdade para dizer não aos seus desígnios, suas sugestões.

O fim de quem se deixa perder nas fortalezas do diabo, é a morte. Porque esse é o salário do pecado. Deus quer nos livrar dos caminhos de morte! É através de santidade que barramos as obras do diabo.

É por achar tudo normal que a igreja anda se perdendo nas coisas desse mundo. Você é um forasteiro, e não pertence a este mundo! Você é de Deus, comprado por ele! Pare de aceitar os pensamentos desse mundo! Embargue esta obra no começo!

Ananias morreu! Juízo foi executado sobre a vida dele por mentir ao Espírito Santo. Você precisa ter medo de pecar, porque pecar é entrar em acordo com o diabo. Deus não quer que aconteça com você o que aconteceu com Ananias e Safira.

Tem muita gente pecando dentro da igreja porque não está vendo gente morrer. Mas graças a Deus que vivemos na graça, e Ele está nos dando tempo para o arrependimento. Se não houver arrependimento haverá juízo!

Tiago 4.7-10, fala: “Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração. Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria, em tristeza. Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará.”

O pecado traz uma alegria e uma satisfação, você precisa converter isso em choro, em humilhação! Você precisa se humilhar diante de Deus, pra que ele possa te exaltar. E não ficar todo cheio de pecado como se tivesse vivendo do jeito certo. Satanás ajuda a gente a esconder o pecado, mas na hora de expor ele traz à tona a vergonha.

A Bíblia diz que há pecados para a morte, embora não haja diferenças em tamanho pois tudo que agride o caráter de Deus é pecado, mas há uma graduação. Por isso pecados recorrentes precisam de mais força para não tornar a acontecer. Arrependimento é uma atitude.

2 Timóteo 2.21-25 – “Ora, numa grande casa não há somente utensílios de ouro e de prata; há também de madeira e de barro. Alguns, para honra; outros, porém, para desonra. Assim, pois, se alguém a si mesmo se purificar destes erros, será utensílio para honra, santificado e útil ao seu possuidor, estando preparado para toda boa obra. Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor. E repele as questões insensatas e absurdas, pois sabes que só engendram contendas. Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender, e sim deve ser brando para com todos, apto para instruir, paciente, disciplinando com mansidão os que se opõem, na expectativa de que Deus lhes conceda não só o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade, mas também o retorno à sensatez, livrando-se eles dos laços do diabo, tendo sido feitos cativos por ele para cumprirem a sua vontade.”

Se você se purificar dos seus erros, você se tornará um vaso de honra. Quando você se arrepende e deixa, Deus está pronto a perdoar. Podemos ver aqui que dependendo do grau de envolvimento com o pecado, o retorno à sensatez será gradual.

Para um crente cheio do Espírito de Deus chegar ao ponto de cometer alguém pecado só estando em um estado de insensatez mesmo.

Subir é sempre mais difícil do que descer. Para ceder ao pecado você não precisa colocar força alguma, mas pra resistir precisa! Para resistir é necessário colocar força, é por isso que Paulo fala que leva o pensamento cativo à obediência para não pecar. Se você sabe que existe alguma área em que você é mais frágil para pecar, fortaleça essa área com a palavra e o Espírito.

Não tente vencer pensamentos com pensamentos. Satanás sabe enganar muito bem, essa é a natureza dele, a mentira, o engano e a falsidade. Você vence o diabo com a Palavra! Na hora que ele vier com sugestões, lance a Palavra, como Jesus fez ao ser tentado.

Você precisa ter as balas certas para atacá-lo. Se você está fraco, fortaleça-se no Senhor. Você sabe onde precisa melhorar, onde precisa se fortalecer, então faça isso para voltar à sensatez. Precisamos nos esforçar para andar em santidade ao ponto de podermos dizer que Satanás não tem nada em nós.

O diabo anda procurando alguém a quem possa tragar. Isso significa que ele não tem como escolher quem ele quer tragar, ele precisa procurar, e quanto mais santos estivermos, mais ele terá que procurar.

No livro de 1 Pedro 5.8,9 diz: “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo.

Não deis lugar ao diabo, resista a ele, não aceite suas sugestões, ideias e propostas. Saia daqui hoje decidido a ter um coração cheio da vontade de Deus! Abra seu coração para Ele. Que o desejo do seu coração seja ser cheio dos desígnios do Senhor. Não deixe Satanás encher seu coração como encheu de Ananias e Safira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!