Nesta dimensão, o Espírito de Cristo vem sobre todos os santos para a gente adorar com o próprio Cristo ao Pai. Se você nunca se descobriu como um adorador, eu declaro que  uma semente está caindo dentro de você e ela vai crescer. Você irá identificar a chave da adoração. Talvez aquilo que você olhava dizia: “Eu não sei porquê esse povo é tão exagerado. Por que lágrimas? Por que dança? Por que dar um brado tão alto e você criticava?” Eu quero te dizer que você vai se tornar esse tipo de pessoa, porque foi em um contexto desses que Davi trouxe a Arca da Aliança com intensidade. É preciso intensidade; amor.

“Mas é meu jeito, meu temperamento.” Eu sei qual era o meu temperamento, mas quando esse fogo da adoração me tocou, ele quebrou o meu temperamento. Um adorador que não se importava com o que os outros achavam, se levantou dentro de mim. Davi tinha essa intensidade. Trazendo a arca, colocou num lugar de destaque, quando entrou em casa, depois de toda uma festança grande e violenta.

Quem critica se torna infértil

A Bíblia diz que Mical, esposa de Davi, filha de Saul, chegou para Davi e disse: “Como é que você faz uma coisa dessa? Dançando diante do Senhor?”. Criticou ele pesadamente. Se você não sabe o que é a adoração bíblica, não critique quem adora. Busque ter uma experiência antes de falar qualquer coisa.

Mesmo sendo rei, Davi não tinha vergonha de colocar sua coroa aos pés do Rei dos Reis. Ele se humilhava! Existe um elemento de humilhação diante de Deus na adoração. E a Bíblia diz que depois daquele dia o ventre daquela mulher crítica nunca gerou um filho. Isso me mostra que quem critica se torna infértil. 

Davi era um rei conquistador, mas era um rei adorador. Você já examinou na sua Bíblia que Davi, além de ser um rei adorador, instituiu adoração e música? 288 cantores revezando 24 horas por dia. Ele particularmente criou 1004 instrumentos musicais.  De onde você imagina que vinha o poder, a força, a habilidade, as estratégias de vencer batalhas na na sabedoria de Davi? Não. A Bíblia diz que o Senhor dava vitórias.

Você tem feito 1001 coisas, “Senhor, Cadê o resultado?” O Senhor diz: Vem me adorar, se rende aqui, te prosta, derrama teu coração te quebranta, diz que depende de mim, porque eu vou te ungir! Paulo diz numa das suas cartas que o Senhor a unção, lhe conduzia em triunfo. Parece que Paulo pegou o mesmo espírito de Davi. Algo divino vinha que lhe dava um toque sobrenatural e lhe dava vitória.

Deus dá vitórias á quem adora!

Por onde quer que Davi fosse, o Senhor lhe dava vitórias. Ele era guerreiro, lógico, sabia manusear armas, mas eu imagino que era nos tempos de adoração, de gratidão, de presença, de dependência, de rendição, de amor, de não ter vergonha do Deus que ele servia. De um desejo de Deus acima das outras coisas. Nem mulher, nem esposa, nem filho, nem posição, nem dinheiro, nem nada.

Se pudéssemos olhar a Bíblia e colocar um óculos só pra entender a adoração, nós íamos ficar de queixo caído. As instruções, os chamamentos, as ordenanças, o cuidado desse contato com Deus. Porque Jó disse “Antes eu te conhecia de ouvir”, conhecer Deus só de ouvir  é muito pobre, muito mixuruca, muito pouco. Conhecer Ele, o amor dele, a presença Dele, o refrigério que só vem Dele, a sabedoria, a instrução, a unção.

Ele está te dizendo “Eu te criei para você estar diante de mim, me conhecer, me ouvir, entender os meus caminhos para a sua vida”. Eu até entendo que Deus tem tarefas pra gente fazer, mas antes disso, Ele quer que nós entendamos nossa primeira chamada.

Já experimentei algumas coisas. Sou um homem da Palavra, um ensinador. Você não conhece minha vida pessoal? Eu me sentei ali, disse Rapaz, eu nem estudei tanto pra estar ministrando hoje. O Senhor disse: Mas você vem pensando e estudando adoração há 32 anos.  

Adoração vem antes do ministério.

Os que o adoram vão experimentar o que o Salmo 91 diz o que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará, descansará a para que se cumpra o que o Paulo diz. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento. A psicologia não explica, a ciência não explica, mas os que experimentam dizem: Eu estive com ele e tudo mudou.

Parte do andar nele envolve nos tornarmos esse homem, essa mulher que a Bíblia nos chama a ser, que o adora. Um dos textos mais chocantes de Mateus 5, como Lucas quatro. A tentação de Jesus. Olha que interessante! Três Tentações Jesus sofreu! Transforma essas pedras em pães, vai na ponta do tempo. Atira aí a Jesus disse: Nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que procede da boca de Deus. No pináculo do templo, Jesus diz Não tentarás o Senhor teu Deus. O diabo diz, mas Deus diz que ele manda os anjos. É a última tentação.

Fazer aquilo que é chamado de um ministério nos comissiona. E qual é a sacada desse versículo? Adoração vem antes do ministério. Jesus teve três anos e meio de ministério, mas durante aquele percurso Ele nunca deixou de ser adorador a Deus. 

A gente não encontra ingratidão nele. Alguns textos a gente vê, por exemplo, vai Graças eu te dou quando a multiplicação dos pães, a Bíblia está dizendo assim assim como recebestes. A Bíblia disse: No dia da ceia, ele cantou hinos com os discípulos. Os hinos que eram comuns daqueles dias.

Você tem sido agradecido?

Ao invés de reclamar do que não tem, agradeço pelo que tem. E esse espírito de gratidão vai abrir caminho para as provisões chegarem carinhosamente novamente. Diga para alguém perto de você. Diga sim. Seja agradecido.

Continuando Colossenses 3:16 “Agora habite ricamente em vós a palavra de Cristo. Instruí vos e aconselhai- vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus com salmos, hinos e cânticos espirituais. Com gratidão, fala comigo gratidão em vosso coração. E olha o. 17 De novo me impressiona. Três Versículo luz falar três vezes de gratidão. E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei o em nome do Senhor Jesus Cristo, dando por Ele graças a Deus Pai.”

Que coisa! Em três versículos fala de gratidão, dando por Ele graças a Deus Pai. O Espírito Santo, através de Paulo, está querendo comunicar algo aqui. Imagina uma pirâmide a base de uma pirâmide sustenta as outras partes de cima. Vamos pensar numa pirâmide. O ápice aponta que sendo adoração a parte do meio e intermediária, sendo o louvor.

Gratidão é base

A base de tudo é gratidão. Porque se eu não tenho gratidão, como é que eu vou ter uma vida de louvor? Muito menos adoração? Por que nós estamos nesse tempo cultivando, tornando os nossos olhos os nossos corações? Para nos examinarmos, estou sendo grato? Não é a voz bonita que nos faz ter gratidão. Gratidão é algo do coração.  

Essa gratidão tem que fluir do íntimo de dentro. No meio desse contexto, dessa gratidão, de repente brota um louvor com Salmos e cânticos espirituais em vosso coração. Lembra a pirâmide? Se eu cultivo uma vida de gratidão, irmãos, isso é um degrau para uma vida de louvor. 

Ou a gente se inclina para carne ou se inclina para o espírito. Que sua intensidade para com Deus, venham com curtidas celestiais. Vou voltar um pouquinho pra Davi. Deus levantou Davi, homem segundo meu coração, que fará toda a minha vontade. Alguns historiadores que estudam o contexto da vida do tabernáculo de Davi dizem que isso pode ter durado 20, 30 anos. 

O senhor está dizendo: Me adora, me serve, me bendiz, me reconhece, me honra, me deseja, deseja me conhecer. Paulo diz que mergulhou no coração de Deus pelo Espírito de Deus, as profundezas de Deus e Deus se deixa conhecer. Sim, ele diz: Chegai a mim, e eu mesmo chegarei a vós. Primeiro a adoração, depois o serviço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!