Verbo FM

A grande família

por Socorro Quirino

“Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular, no qual todo o edifício é ajustado e cresce para tornar-se um santuário santo no Senhor.
Nele vocês também estão sendo edificados juntos, para se tornarem morada de Deus por seu Espírito”. (Efésios 2.19-22).

E assim estamos nós como participantes dessa grande família, e nela somos achados para crescermos e darmos frutos. Estou falando para você, professor, porém quando falo para você estou também pensando diretamente nas crianças que Deus lhe confiou para ensinar, doutrinar e levar o entendimento sobre o mundo espiritual, onde elas poderão compreender a Palavra de Deus na sua plenitude.

Nós, como as crianças, precisamos nos sentir parte dessa grande família para que a gente esteja protegido e guardado quando o dia mau chegar, ou mesmo nos bons momentos onde o nosso coração deve se encher de gratidão.

O relacionamento familiar consiste de frequência e manutenção de atitudes e comportamentos, além de constantes ajustes. Com Deus não é diferente. Precisamos estar sempre zelosos sobre o que pensamos ou fazemos. Como a Bíblia diz: “Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida”
(Provérbios 4.23).

Esse relacionamento, quer seja na família natural ou espiritual, precisa ser cuidado. A criança só vai ter esse sentimento familiar com você, professor, quando ela perceber que existe um vínculo entre vocês, e, para isso, devemos estar tão envolvidos emocional, físico e espiritualmente quanto possível, para que, no momento em que estivermos na sala com a criança, ela tenha aquela sensação de aconchego, dizendo ” A MINHA TIA, A MINHA SALA, A MINHA IGREJA”, sentindo-se pertencente e em família, num local onde ela gosta de estar, no meio das pessoas que a amam.

Do que depende a adaptação de uma criança ou de um adulto? Da familiarização com as pessoas, com o ambiente com o que irá trabalhar e com as crianças em relação a ela. Sentir-se como parte dessa grande família não é diferente, ela precisa conhecer o seu Pai, que é Deus, precisa conhecer a pessoa de Jesus e do Espírito Santo e ter essa aproximação com Eles para que se sinta participante de todo resto que é ser Igreja e congregar com seus irmãos.

Por esse motivo, a grande família deve começar por nós, como professores, quando nos sentimos participantes dela e com isso fazermos transbordar esse sentimento para as pessoas ao nosso redor, sejam crianças ou as pessoas que servem conosco.

Eu faço parte dessa grande família, e você?

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!