O segredo do sucesso do nosso Ministério é a unidade. Com essa consciência, o Pr. Bud sempre buscava ler a passagem que encontra-se em I Coríntios 1.10:
“Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer” (1 Coríntios 1.10)
Dentro do nosso Ministério, não podemos ter partidarismo ou preferências. Como dizia o Pr. Bud: “Não devemos estar em um lugar onde não concordamos com o que acontece ali. Se discordamos, a porta estará sempre aberta. No Verbo da Vida, não queremos divisões ou contendas. Aqui há uma visão celestial e por ela vou sempre zelar”.
Neste sentido, devemos sempre ter o mesmo cuidado com a unidade. Se formos pacificadores, seremos chamados de filhos de Deus (Mateus 5.9). Nosso Pai não é Deus de confusão, de “moído”, de briga, confusão ou intrigas. Em Filipenses 4.2, a Palavra de Deus nos ensina:
“O que eu rogo a Evódia e também a Síntique é que vivam em harmonia no Senhor.”
Paulo roga para que Evódia e Síntique tenham concordância. A contenda vem do diabo. Só quem leva vantagem com intrigas é Satanás. Por conta disso, nós devemos acabar com contendas, inimizades, nos esforçando para mantermos a unidade. Quando um irmão briga com o outro, quem está se divertindo é o diabo.
Promovendo a paz
Nós tivemos exemplos recentes no Brasil, com o estrago que é o rompimento de uma represa. Foi assim que uma contenda foi equiparada. Se houver rixa, haverá destruição. Ninguém ganha com uma contenda, todos estarão perdendo.
Há pessoas que se gloriam por serem partidárias, desprezando até mesmo os outros. De maneira mais grave, tem gente que acha que não é partidário, mas, no coração, é. Isso é mentira! Agindo assim, estaremos alimentando uma facção, pois o que era para ser inteiro, estaremos dividindo em partes. A paz é um fruto. Ela precisa ser promovida. Por exemplo, se sabemos que alguém tem algo contra nós e não estamos fazendo nada sobre isso, não estamos promovendo a paz.
Por que Jesus disse para orarmos pelas pessoas e até pelos nossos inimigos? Quando oramos pelas pessoas, estaremos guardando o nosso coração. Agindo assim, ficamos livres de ressentimentos.
“Cristo é como um corpo, o qual tem muitas partes. E todas as partes, mesmo sendo muitas, formam um só corpo. Assim, também, todos nós, judeus e não judeus, escravos e livres, fomos batizados pelo mesmo Espírito para formar um só corpo” (I Coríntios 12.20).
Não podemos dizer a ninguém que não precisamos de determinada pessoa, para que não haja divisão no Corpo. Se um sofre, todos devem sofrer. Se um é honrado, devemos nos alegrar. Isso é unidade! Não podemos entrar em contendas, mas promover a paz.
*Trechos da mensagem de 21 de março de 2024, na Reunião de Pastores e Diretorias.