Fiquei pensando o que poderia escrever para nos edificar nesse fim de ano, e veio ao meu coração: “Escreva sobre o amor de Deus”. Creio que somos chamados por Deus para andar em amor com todas as pessoas, sem distinção.

Você concorda comigo que vivemos dias complicados? O mundo está colapsando em todas as direções, são guerras e confusões por todos os lados. Precisamos mais do que nunca entendermos o que fomos chamados para fazer neste tempo, não podemos perder de vista a nossa vocação. Sou totalmente a favor de nos envolvermos na política, de termos a nossa opinião formada.

Mas o assunto do céu é o amor de Deus, alcançando todas as pessoas. Não podemos permitir que o mundo influencie nosso andar em amor. É desafiador falar isso aqui, mas somos chamados para andar em amor com as pessoas, sendo elas “de direita”, “de esquerda”, quem é comunista, quem não é, quem é terrorista e quem não é também.

É desafiador porque nosso senso de justiça diz “não é bem assim”, mas essa não é a atitude que Deus espera de nós. É verdade que Deus ama a justiça e odeia a iniquidade (Salmos 45.7), preste atenção Ele odeia o pecado, e não as pessoas. Somos chamados para imitar o nosso Deus (Efésios 5.1), Ele não deixa de amar as pessoas que viram as costas para Ele, Ele não deixa de amar as pessoas que preferem ir ao inferno a recebê-lO.

Sim, é verdade também que o juízo de Deus vem sobre todos os que estão obstinados a continuar pecando, em desobediência. Veio sobre o Egito e o faraó, veio sobre Herodes na Igreja de Atos. Porém, Deus não deixou de amar aquelas pessoas. A escolha delas resultou no juízo, porque Deus é santo e Sua natureza não compactua com o pecado.

Para a mente carnal e natural, pensar dessa forma é complexo, mas nosso espírito recriado em Cristo recebeu o amor de Deus pelo Espírito Santo (Romanos 5.5), então podemos pensar, falar e agir de acordo com esse amor. O fato é que Deus não deixou de amar quem quer seja, mesmo que Ele não possa socorrer em face a dureza e escolha humana.

Quem nos apresenta o padrão do amor de Deus é Jesus, Ele é a expressão exata do Senhor (Hebreus 1.30), e não encontramos um milímetro de falta de amor no caráter de Jesus, mesmo quando Ele corrigia e respondia aos fariseus, Sua motivação não era a ofensa, a raiva, e sim o amor do tipo de Deus. Ele abominava o pecado, mas continuava amando as pessoas.

A Bíblia deixa claro que Deus enviou Jesus porque Ele “amou o mundo de tal maneira” (João 3.16). O fundamento de Jesus ter vindo e assumido o nosso lugar na cruz foi o amor de Deus. Podemos fazer qualquer coisa em linha com a Palavra de Deus, mas todas elas precisam ser motivadas pelo amor. Podemos orar para que a justiça divina se derrame sobre a nossa nação, mas a motivação precisa ser o amor de Deus. Temos muito que aprender e crescer no amor de Deus, não é impossível, é só seguirmos Jesus e imitarmos Seu exemplo.

De forma prática andamos em amor todas as vezes que :

  1. Escolhemos perdoar e esquecer.

Podemos perdoar as pessoas que nos maltrataram e esquecer, deixar para lá de verdade. O amor de Deus não é um sentimento, é o DNA de Deus compartilhado com o nosso coração. Escolhemos crer nesse amor; ele afetará a forma que pensamos e sentimos. Não espere sentir, apenas perdoe, porque um dia você foi perdoado.

Em 2024 perdoe e esqueça.

  • Pensar o falar o melhor sobre todas as pessoas.

A carne é crítica e julgadora, mas nosso espírito aprecia pensar e falar o melhor sobre todas as pessoas. Podemos exercitar essas coisas, é válido colocarmos esse aspecto da nossa vida diante do Senhor. Eu percebi na minha vida uma atitude crítica. Tenho orado sobre essas coisas, orado a Palavra: “Obrigada, Pai, porque Seu amor foi derramado em meu coração, posso pensar o melhor sobre as pessoas!”. O fato de orar sobre essas coisas, permite que a graça transforme a minha maneira de pensar.

Em 2024, pense e fale o melhor sobre todas as pessoas.

  •  Seja motivado pelo amor de Deus

O fundamento de cada atitude precisa ser o amor de Deus, eu não posso fazer o certo pelas razões erradas, porque assim comprometo meu crescimento, e deixo de receber os galardões que Deus tem para mim.

Nem sequer podemos orar por outras pessoas por estarmos aborrecidos, porque não suportamos determinada situação. A fé opera pelo amor, logo, as nossas orações que têm a capacidade de manifestar milagres, só atravessam o céu se estivermos motivados pelo amor.

Que, em 2024, o combustível do nosso serviço e das nossas orações seja o amor de Deus.

  • Trate as pessoas com o amor de Deus

Essa é uma regra de ouro. Vou fazer algumas perguntas: o amor de Deus ignora as pessoas? É ignorante com elas? O amor de Deus fecha portas e fala mal das pessoas? Considera seu passado ou visualiza o seu futuro?

Sabe, irmãos podemos crescer no amor do tipo de Deus e tratar as pessoas com misericórdia, compaixão, dando sempre o nosso melhor, em palavras, em ações, atitudes, etc.

Deixe-me perguntar outra coisa: o amor de Deus é egoísta, ele só pensa em Si próprio? Então, porque não desenvolvemos a atitude de ajudar as pessoas sem esperar nada em troca, de promover, abrir portas, renunciar oportunidades em benefício de outras pessoas? Plantar mais, ser mais generosos e doador são consequências de uma vida andando no amor de Deus.

Esses são alguns motivos que podemos observar em nossa vida e começarmos a colocar em prática. Deus conta conosco para que manifestemos o Seu caráter aqui na terra. Nosso chamado é andarmos como Jesus, fazendo o bem por toda parte porque Deus era com Ele (Atos 10.38).

Que em 2024 nosso alvo seja andar no amor de Deus!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!