Verbo FM

Belém, judeus e muito mais…

Domingo, 29 de Janeiro de 2017,

A 1ª Caravana Verbo da Vida à Terra Santa atravessou à fronteira e foi a Cisjordania, atualmente Palestina para visitar a cidade onde Jesus nasceu, Belém. Nessa ocasião, o grupo foi acompanhado por uma guia Palestina, a simpática Amália.

CAMPO DE PASTORES

A primeira parada foi  onde está assinalado o local onde os pastores foram avisados pelos anjos que havia nascido o Salvador.

Amália explicou que os pastores eram considerados, na época, a classe mais baixa da sociedade. Por estarem em constante contato com os animais; eram considerados impuros e não podiam entrar livremente nas sinagogas, por exemplo.

Deus através de seus anjos anunciou o nascimento de Jesus justamente a esse grupo, indo ao encontro deles e usando sinais que é uma linguagem que eles entenderiam.

A guia também ensinou que os cordeiros que nasciam perfeitos eram envoltos em panos e separados para o posterior sacrifício. Quando os anjos disseram que encontrariam o menino envolto em panos em uma manjedoura, eles entenderam imediatamente o que isso significava.

Amália explicou como eram as casas e hospedarias naquela época, a diferença entre grutas e cavernas (cavernas serviam como moradias de apenas um ambiente e grutas moradias com mais de um ambiente).

O grupo avistou ainda, o local que assinala o campo de Boaz; onde este encontrou Rute, a moabita.

O Pastor Carlos Alberto lembrou que Rute, depois de ficar viúva, se recusou a abandonar sua sogra Noemi e voltar para sua família, pois isto significaria também deixar o povo judeu e sair da aliança com Deus.

Mais tarde Rute e Boaz se casaram e geraram Obede que gerou Jessé, pai do Rei Davi.

BELÉM

Em seguida, o grupo foi à Basílica da Natividade que assinala o local onde Jesus nasceu.
Esta basílica construída em 320 d.C. É considerada a mais antiga igreja do mundo. Milagrosamente, ela nunca foi profanada ou invadida em todo este tempo.

Abaixo de um altar de mármore, encontra-se uma estrela de 14 pontas, assinalando o local onde Maria teria dado à luz.

“Os pastores, homens simples receberam de maneira simples uma importante mensagem. Vocês que vieram a este local são privilegiados, nem todos podem vir até aqui. E vocês assim como os pastores estão recebendo uma missão muito importante, ir de volta e anunciar tudo que vocês estão aprendendo nesta jornada”, ministrou Amália.

Depois, o grupo visitou uma loja da comunidade cristã de Belém. Amália explicou que a comunidade cristã, hoje, é a minoria na cidade e tem dificuldades para permanecer no local por falta de oportunidade de trabalho. É muito importante a visita  de turistas para sobrevivência da comunidade que exerce o papel de manter sobre administração cristã esses locais para que não se transformem em mesquitas. As compras na loja são sementes para essa comunidade. Amália apelou para que as caravanas à terra santa sempre visitem Belém.

MEMORIAL DO HOLOCAUSTO

A parte da tarde foi dedicada a visita ao Memorial do Holocausto. Iniciado em 1953, a construção em forma de prisma é dividida em 9 galerias que contam a história das comunidades judaicas antes  da 2ª Guerra, o início da perseguição nazista,  a ascensão de Hitler culminando com o genocídio em massa de judeus.

Estão expostos documentos, objetos dos judeus, fotografias, reportagens da época. São exibidos ainda vídeos dos campos de concentração, depoimentos de sobreviventes.

Trilhos de bonde de guetos e um  vagão autêntico que transportava prisioneiros judeus também estão expostos.

As imagens são fortes e muito impactantes. Não é permitido fotografar ou filmar no interior das galerias.

O Memorial do Holocausto mostra a que ponto o pecado pode ‘desumanizar’ um ser humano tornando-o capaz de cometer atrocidades.

Na saída, um bosque reconfortante: a Alamedas dos Justos, onde estão plantadas  mais de duas mil árvores em honra à não judeus que arriscaram sua vida para salvar judeus durante a guerra. Entre as árvores, duas das mais observadas são as que homenageiam Oscar e Emilie Schindler.

Emocionada, a guia Dafn Breuer agradeceu a Caravana por ter escolhido visitar o local.

O Memorial do Holocausto contrasta com a força e a vivacidade atual de Israel. Faz-nos lembrar a passagem onde o Ezequiel  profetiza sobre o Vale de Ossos Secos.

“Estamos testemunhando esse restauração  da nação que se completará com a volta de Cristo”, afirmou Manoel Dias.

VISITAS ILUSTRES

A Caravana Verbo da Vida neste dia recebeu a visita de Felipe Aguiar, da Igreja Verbo da Vida em Pedra de Guaratiba, RJ.

Felipe estava passando alguns dias na Terra Santa após passar férias entre o Canadá e o Egito e passou parte do dia e dessa noite com o grupo.

Também na parte da noite, o casal Osvaldo Tavares e Kesia Hadassa , ex-membros do Verbo Campina Grande Sede, atualmente resistindo em Israel, estiveram no hotel revendo amigos e compartilharam um pouco de sua experiência como cristãos em Israel.

O casal conversou sobre as comunidades messiânicas (judeus convertidos a Jesus) e a Igreja de modo geral em Israel. Falou também sobre estratégias de evangelizar judeus.

Foi um tempo excelente de comunhão e aprendizado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!