por Bud Wright

*Trechos do Livro: Somos Ungidos

Vamos ler, na Palavra, sobre a ocasião em que os discípulos receberam o Espírito Santo dentro deles:

Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana, trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos com medo dos judeus, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco! E, dizendo isto, lhes mostrou as mãos e o lado. Alegraram-se, portanto, os discípulos ao verem o Senhor. Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio. E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: “RECEBEI O ESPÍRITO SANTO”. João 20.19-22 (grifo nosso)

Normalmente, pessoas leem esse trecho e pulam para outra passagem porque não entendem o que está sendo falado. Mas Jesus estava sendo literal aqui, o que Ele disse não precisa de interpretação: os discípulos receberam o Espírito Santo dentro deles. Não foi o que chamamos de batismo no Espírito Santo porque essa segunda experiência aconteceu somente no Dia de Pentecostes, em Atos capítulo 2, como ainda veremos mais à frente.

Quando Jesus soprou sobre os discípulos a vida de Deus, o Espírito Santo entrou em suas vidas naquele momento. Isso já tinha ocorrido em outros momentos específicos, quando Jesus os enviou com autoridade, ou poder de Deus, para expulsar demônios, fazer milagres e coisas semelhantes, da mesma maneira que o Espírito viera sobre muitas outras pessoas no Antigo Testamento, para situações específicas ou para que essas pessoas pudessem exercer um ofício de rei, sacerdote ou profeta.

Mas, até então, ninguém havia experimentado o que Jesus ensinou a Nicodemos, o “nascer de novo” (João 3.3). Somente quando Jesus ressuscitou, isso ficou disponível. Os discípulos haviam crido, assim como eu e você também cremos e confessamos Jesus como Senhor da nossa vida.

É o que Paulo diz em Romanos 10:9: Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.

Nesse momento, nosso corpo se torna templo do Espírito Santo (I Coríntios 3.16) e Ele passa a habitar em nós, conforme diz Romanos 8:9: “Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós…”.

Assim como aconteceu com aqueles discípulos, minha natureza mudou quando eu recebi o Espírito Santo. Assim, eu fui ungido por dentro no novo nascimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!