por Bud Wright
*Trechos do Livro: Somos Ungidos
“Mas aquele que nos confirma convosco em Cristo e nos ungiu é Deus, que também nos selou e nos deu o penhor do Espírito em nosso coração” (2 Coríntios 1.21-22).
Nós somos ungidos. O versículo anterior não diz que seremos ungidos, mas que já fomos ungidos, irmãos! Quando eu e você aceitamos a Jesus como nosso Senhor, Ele nos ungiu.
Ungir é como untar uma panela ou como passar uma pomada. Eu já vi mães colocando Vick Vaporub sobre o peito ou as costas das crianças, ou passando óleo, ou coisas do tipo, sobre elas. Isso é uma forma de “ungir”. Isso foi o que Deus fez — quando você nasceu de novo, Ele passou o óleo do Espírito em seu coração.
Somos ungidos! Não foi nenhum pastor ou qualquer outra pessoa que fez isso; foi o próprio
Deus. O Espírito Santo é a unção que vem da parte dele. Na verdade, é o próprio Deus e Ele veio habitar em nosso interior.
Nós nascemos de novo para viver em novidade de vida (Romanos 6.4), sendo inspirados pelo Espírito de Deus. Infelizmente, há muitos cristãos que só estão “dando carona” ao Espírito dentro deles, sem considerar Sua presença, Seu poder e Seu auxílio.
Jesus disse que o Espírito Santo viria para ser alguém que sempre nos ajudaria, o guia que pode nos ensinar sobre todas as coisas e nos inspirar a fazer a vontade do Senhor (João 14.26).
Na Bíblia, vemos que há uma dupla obra do Espírito Santo em nossa vida: o que Ele pode fazer em nós, por dentro, e o que Ele faz sobre nós ou através de nós.
Jesus disse que ao bebermos da água que Ele dá — e a palavra “água” aqui pode ser um símbolo da Palavra e do Espírito Santo —, teríamos dentro de nós uma fonte a jorrar para a vida eterna (João 4.14). Mas Ele também disse que quem crer nele, do seu interior
fluirão rios de água viva (João 7.37-39).
Em um caso é fonte, no outro, é rio. A fonte é água para você, é a obra do Espírito Santo dentro de cada um de nós. O rio é para alcançar outras pessoas, portanto é a unção sobre você ou através da sua vida para chegar até os outros.
A primeira obra do Espírito Santo, que é feita em nosso interior, é para que andemos em santidade, conhecendo mais a Deus em um relacionamento diário com Ele. No novo nascimento, nosso espírito foi regenerado e, agora, podemos ter comunhão com Ele. Você tem tido comunhão com Deus? Paulo falou sobre isso em II Coríntios 13.13:
“…a comunhão do Espírito Santo”. O Espírito é Deus em nós! Ter comunhão significa ter um relacionamento íntimo. Isso não é só para os ministros, mas para todos os crentes. O Senhor precisa ser o seu melhor amigo, meu irmão.
Não seja alguém que apenas dá carona à unção que está dentro de você, mas desfrute dela todos os dias e sua vida não será mais a mesma. Quando Jesus falou que voltaria para o Pai, os discípulos ficaram se sentindo órfãos. Mas Jesus disse que não tivessem medo, porque o Espírito Santo viria para morar neles e viver com eles todos os dias: “Ele habita convosco e estará em vós” (João 14.16-17).