“Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança, nem sombra de variação” (Tiago 1:17).

Conhecer o caráter de Deus é de fundamental importância para que vivamos uma vida de fé. Jamais vamos confiar quando não cremos e não podemos crer em quem não conhecemos. Quanto mais conhecermos a Deus, mais vamos crer n’Ele e consequentemente iremos confiar.  

Em tempos de paz, todos dizem confiar em Deus, mas nas tempestades podemos avaliar o quanto de fato confiamos. A Bíblia nos faz um relato sobre um momento em que a confiança dos discípulos foi posta à prova. Marcos 4:37, 38 diz assim:

“Ora, levantou-se grande temporal de vento, e as ondas se arremessavam contra o barco, de modo que o mesmo já estava a encher-se de água. E Jesus estava na popa, dormindo sobre o travesseiro; eles o despertaram e lhe disseram: Mestre, não te importa que pereçamos?”

Quando os ventos se levantaram e os discípulos viram o barco sendo jogado de um lado para o outro e enchendo de água, ficaram incomodados por Jesus continuar dormindo como se nada estivesse acontecendo. Em seguida, ficaram perplexos pelo fato de o mar e os ventos obedecerem à Sua ordem. Embora eles andassem com Jesus e tivessem presenciado tantas curas e milagres, não discerniram o real poder da Sua presença.

A expressão exata do Pai

É possível andar com alguém e não perceber a sua grandeza. Nós nos acostumamos tanto com o que é “comum” que tendemos a desvalorizar, não atribuir mais a importância que um dia oferecemos. Os discípulos foram capazes de deixar as suas casas, familiares, amigos, profissões e o contexto em que viviam porque confiaram que valeria a pena abrir mão de tudo e segui-lO. Porém, diante de uma situação que se apresentava maior que eles, o medo sufocou as convicções que pareciam tão fortes. De repente, eles não lembraram da autoridade recebida, dos ensinamentos, do poder e do caráter de quem estava no barco. 

Em meio ao desespero, eles perguntaram a Jesus se Ele não se importava que todos morressem. A indagação revela descrédito no caráter do Mestre e uma sugestão de que se eles morressem seria culpa d’Ele, por omissão. Os discípulos tinham certeza que poderiam naufragar, mas havia desconfiança do amor e bondade incondicional de Jesus. Ele é a exata expressão do Pai. 

Uma mente blindada

Deus é bom sempre, independentemente do que aconteça, essa é uma verdade irrefutável que precisa estar arraigada em nosso coração. Quando acontece algo que não entendemos, se somos tendenciosos a questioná-lO, como se fosse o responsável pelo acontecimento ou irresponsável por não impedir, isso nos revela que temos dúvidas sobre o Seu caráter. Satanás quer que essa incerteza exista, nosso inimigo busca arduamente nos chacoalhar, gerar desconfiança, instabilidade no relacionamento com o Pai, porque onde houver receio de confiar, haverá fragilidade e uma porta aberta para o erro. 

Deus não tem problema em ouvir nossas indagações e inseguranças, mas almeja que O conheçamos a ponto de saber que mesmo diante de medos, dores, ausência de respostas ou explicações nós vamos permanecer crendo que Ele é bom e não muda. É comum diante da pressão sermos tentados a encontrar um culpado, mas mesmo que as coisas não aconteçam como desejamos, Deus é sempre o nosso aliado, e o diabo sempre será o nosso inimigo.

Quando conhecemos o caráter do nosso Pai, não duvidamos d’Ele e somos conscientes que Ele não nos deve nada. Ele nunca estará em dívida conosco. Se você está passando por alguma situação que não entendeu porque Ele não agiu como você esperava, blinde sua mente lembrando das diversas manifestações da Sua bondade para com você ao longo da vida. Decida hoje reconhecer que Ele é bom e não muda, que essa questão está fechada e ponto final. Convicção bloqueia todas as possibilidades para dúvida. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!