Tem uma palavrinha que muitas vezes é citada mas muito pouco vivida no meio das organizações, é a delegação.
O objetivo primário da delegação é conseguir que o trabalho seja feito por outra pessoa. Não apenas tarefas simples como ler instruções e girar uma alavanca, mas também tomada de decisão e mudanças que dependem de novas informações. Com delegação, seu pessoal tem a autoridade para reagir a situações sem ter que consultá-lo a todo instante.
A arte de saber delegar é, cada vez mais, uma necessidade dentro de uma organização, principalmente no que se refere à sua gestão. Delegação é, fundamentalmente, confiar sua autoridade a outros. Isto significa que eles podem agir e tomar iniciativas independentes e assumir responsabilidade na realização das tarefas. Se algo der errado, o gestor também é responsável. Dentro do aspecto da delegação, algo muito importante é o monitoramento, com o fluxograma de informações.
É em cima de informações que este monitoramento se dará e poderá construir um sistema de inteligência competitiva de informações, devendo existir de forma sistêmica e ética para apoiar o andamento dos trabalhos sem causar entraves, uma vez que a obtenção de dados deve ser realizada da maneira mais transparente possível, objetivando disseminá-los às pessoas certas. Em consequência, o gestor diminuirá as possibilidades de erro na operação sem tirar a autonomia da equipe.
Em 2014 delegue mais, isso faz parte do crescimento!!!