Construa e cumpra o planejamento estratégico

Planejamento é vital para todo o processo. Um planejamento mal sucedido é certeza de fracasso e um planejamento bem sucedido é certeza de um bom começo. Começar bem é muito importante, porém isto não é a garantia de êxito, alguns passos deverão ser dados ao longo de todo processo.

Às vezes todo o trabalho está sendo feito com dedicação, mas quando vai chegando próximo ao fim, as pessoas tendem a deixar um pouco o vigor e a aplicação de cumprir o que foi planejado. Um dia, numa conversa com meu grande amigo Roberto Palhano, policial rodoviário federal, ele afirmou que, ao longo dos anos, tem observado que a maioria dos acidentes acontecem quando aquele motorista está próximo ao seu destino. E por que isto acontece?

Ele acha que já chegou e passa a relaxar em relação aos procedimentos de segurança, reduz consideravelmente sua atenção no trajeto, já se sente em casa e não atenta mais para sua forma de conduzir, nem na condução dos outros motoristas, nem o que se mostra no caminho.

Muitas pessoas têm agido desta forma na vida pessoal, nos relacionamentos e nas organizações. É o caso do jovem casal que iniciou bem em seu relacionamento, mas depois do casamento já não tem o mesmo empenho em fazer o outro feliz ou aquele funcionário que depois de admitido se acha estabilizado e pensa: “já conquistei meu espaço, não tenho que me esforçar”. Não podemos nos deixar levar por estas coisas. O importante não é somente começar bem e sim terminar bem também. É isso que fará você ser lembrado com estima pelas pessoas que convivem com você.

Quando os resultados começarem a acontecer, quando as coisas estiverem dando certo, não relaxe! continue aplicando os princípios e trabalhe com base nas diretrizes traçadas em seu planejamento, não esquecendo que o importante é segui-lo em todo trajeto, sensível e atento também para fazer os ajustes devidos ao longo do caminho. Porém, estes ajustes, mudanças de rotas necessitam ser realizados com a participação da equipe, com comunicação clara dos motivos pelos quais devem ser feitos.

A vitória não está naquele que larga na frente, muitas vezes. Está para aquele que sabe lidar na prática com as intempéries que surgem ao longo da estrada e tem a flexibilidade para aplicar a estratégia da corrida que vislumbrou antes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!