Respiração para melhorar a comunicação

Por: Cristiano Arcoverde

Já percebeu que alguém tenso fica com a respiração acelerada, coração batendo mais forte, mãos suando, face ruborizada e articulações presas? É comum até para aqueles mais experientes na arte de falar em público sentirem aquele frio na barriga e digo, é até interessante, em alguns casos, que tenha, para que o filho de Deus possa depender totalmente do Senhor e reconhecê-Lo em todas as coisas.

Uma vez aquecido espiritualmente, é importante que o pregador também esteja fisicamente. Portanto, faça um aquecimento vocal e corporal antes de subir no altar, trabalhe a respiração e certamente perceberá que a adrenalina diminuirá.

Quando respiramos de modo correto, o nosso cérebro passa a receber mais oxigênio e esse aumento resulta em uma melhora no equilíbrio emocional. Por isso, gostaria de lhes dar umas dicas de exercícios:

• Inspire suave e profundamente e expire, procurando movimentar mais a barriga e evitando ao máximo que seu tórax se mova – é o que chamamos de respiração diafragmática. Puxe o ar, contando mentalmente de 1 a 4 segundos, e quando expirar faça a contagem de 1 a 6 segundos. Essa contagem é inicial, apenas para que você possa perceber o tempo de inspiração de expiração.

• Você pode, também, colocar as mãos na altura da cintura, inspirar puxando o ar direto da região abdominal e expirar. Soltando o ar pela boca, com os lábios arredondados, lentamente, até liberar todo o ar inspirado.

Posteriormente, você pode repetir a sequência, procurando trazer à memória o que pode te dar esperança.

Texto extraído do livro: Vou ministrar a Palavra. E agora?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!