Verbo FM

Ser pastor

Por: Cristiano Arcoverde

No Brasil ser pastor não é profissão, nem estou aqui para levantar esta bandeira do caráter profissional dos ministros. Até porque acima de tudo entendo pelo contexto Bíblico a perspectiva vocacional de sacerdocio ministerial.

Certo dia li um comentário em uma rede social o seguinte comentário: “O Pastor tem mais é que TRABALHAR e não ser mantido pela igreja.”

Logo de cara deu para perceber que aquela pessoa desconhecia ou ignorava as afirmativas bíblicas sobre este tema. Afirmativas estas citadas abaixo:

Quando vamos para o antigo testamento observamos que de todas as tribos de Israel, a tribo de Levi, era separada exclusivamente para o serviço sacerdotal, não estando fixa em uma localidade e sim, espalhada e mantida(sustentada) por todas as outras tribos, conforme Números 8:14 e 18.21.

Na Plenitude dos Tempos, com o nascimento, e cumprimento da obra de Cristo na terra o evangelho de Lucas deixa bem claro que pessoas sustentavam a Jesus e sua comitiva, conforme Lucas 8.1-3.

Isso vai se estender também no advento da Igreja quando observamos os escritos Paulinos em: 1 Coríntios 9:7-14; Filipenses 4:14-19; 1 Timóteo 5.17-18 entre outras referências bíblicas.

“Quem jamais milita à sua própria custa? Quem planta a vinha e não come do seu fruto? Ou quem apascenta o gado e não se alimenta do leite do gado? Digo eu isto segundo os homens? Ou não diz a lei também o mesmo? Porque na lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca ao boi que trilha o grão. Porventura tem Deus cuidado dos bois? Ou não o diz certamente por nós? Certamente que por nós está escrito; porque o que lavra deve lavrar com esperança e o que debulha deve debulhar com esperança de ser participante. Se nós vos semeamos as coisas espirituais, será muito que de vós recolhamos as carnais? Se outros participam deste poder sobre vós, por que não, e mais justamente, nós? Mas nós não usamos deste direito; antes suportamos tudo, para não pormos impedimento algum ao evangelho de Cristo. Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que de contínuo estão junto ao altar, participam do altar? Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho.” 1 Coríntios 9:7-14

“Todavia fizestes bem em tomar parte na minha aflição. E bem sabeis também, ó filipenses, que, no princípio do evangelho, quando parti da macedônia, nenhuma igreja comunicou comigo com respeito a dar e a receber, senão vós somente;Porque também uma e outra vez me mandastes o necessário a tessalônica. Não que procure dádivas, mas procuro o fruto que cresça para a vossa conta. Mas bastante tenho recebido, e tenho abundância. Cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que da vossa parte me foi enviado, como cheiro de suavidade e sacrifício agradável e aprazível a Deus. O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.” Filipenses 4:14-19

“Devem ser considerados merecedores de dobrados honorários os presbíteros que presidem bem, com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino. Pois a Escritura declara: Não amordaces o boi, quando pisa o trigo. E ainda: O trabalhador é digno do seu salário.” 1 Timóteo 5.17,18

É interessante que o apóstolo Paulo em dado momento, entendendo o momento da Igreja até abriu mão do seu direito (1 Coríntios 9.15), mas quando vamos para Filipensses ele mesmo deixa bem claro que recebeu donativos dos da Igreja de Filipos. Esta mesma igreja, que fazia parte das chamadas igrejas da Macedônia, que o próprio apóstolo Paulo cita em 2 Coríntios 8.1-3 como aqueles que estavam tirando até mesmo além das suas posses para semear na assistência aos santos, assistência esta que o Apóstolo Paulo também foi recebedor.

Diante daquele comentário na rede social onde havia desconhecimento das referencias bíblicas sobre o tema, percebi que também existia uma extrema ignorância em relação ao trabalho pastoral e fiquei pensando… : o que será que essa pessoa pensa sobre o pastoreio?
Diante disso achei por bem trazer uma reflexão prática acerca do trabalho Pastoral, para você querido leitor possa perceber e valorizar muito mais o trabalho de alguém que exerce o Episcopado. E se isto não for trabalho, o que será?

SER PASTOR É MUITAS VEZES:

Ser alguém que está sempre pronto para ouvir (até mesmo por horas) situações da vida de outrem e ter uma Palavra adequada àquela situação;

Estar na escola do filho ou no lazer com a família, e ter que ausentar-se para socorrer a vida de outrem;

Ter hora para sair e muitas vezes não ter hora para voltar;

Pela manhã visitar um enfermo; na hora do almoço ter uma reunião da reforma de algo na Igreja; depois ir ao cemitério realizar uma cerimônia fúnebre e ainda em dado momento ser convidado por mais duas famílias enlutadas que viram a cerimônia e estavam sem alguém que pudesse trazer a Palavra;

Estar sorrindo para todos na programação de culto na noite da Igreja e ainda após o culto ter alguns amados irmãos para atender e quando estar chegando em casa depois de um dia bem tranquilo como este chegar em casa e receber uma ligação de alguém desesperado com o casamento que está abalado por conta de desavenças;

Ser pastor é raramente ter fim de semana para descansar devido as atividades eclesiásticas;

Ser pastor é ser gestor de projetos, ser apoiador de vidas, um pouco de detetive, um pouco de psicólogo, um pouco de jornalista e gestor de marketing das programações da Igreja, um pouco de juiz de paz para promover conciliação e também um pouco de socorrista;

Ser pastor é cuidar dos outros… um conselho e quando chega a vitória, muitas vezes nem liga retorna para dizer que venceu…

Se você acha que ser pastor é apenas subir no altar, fazer um belo sermão e pronto deu pra perceber que tem muito mais TRABALHO envolvido do que muitos imaginam.

Amar cada vida, sendo paciente e tendo toda uma vida abnegada, fazendo para Deus e servindo aos irmãos com amor e alegria.

Esse é o chamamento e este é apenas um pouco do que eu e centenas de colegas pastores vivenciam no dia a dia. Fazendo com o zelo de quem vela pelas almas conforme o escritor aos Hebreus 13. 17 que diz:  “Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros.”

Com muito amor e muita graça de Deus vamos prosseguindo para o alvo, combatendo o bom combate, cumprindo a carreira guardando fé.

Achou pouco? Quer mais alguma coisa? Se quiser ainda tem muito mais daquilo que vivenciamos no ministério pastoral.

AME E HONRE A VIDA DO SEU PASTOR E FAMÍLIA PASTORAL, QUE VIVENCIA TUDO ISTO AO LADO DELE, NÃO SEJA INGRATO(A).

8 Comentários

  • Grande pastorzao!!! O Sr. é uma bênção na vida de cada ovelha sua. Posso tentar lhe definir em uma frase ” amigo certo nas horas incertas “. Sempre guiado por Deus. Sou muito feliz por minha família ser pastoreada pelo Sr.

    Resposta
  • Amém, Pastor! Eu também seu uma prova viva , sei que Deus vai te honrar mais, e sou a sua ovelha , estou sendo todo dia treinado por o sr. Quantas instruções guiado por Deus, nós estamos crescendo juntos , por causa da unção pastoral, nós devemos honrar essa unção pastoral que está sobre sua vida. Os demais pastores, todos os dons ministeriais tem que ser pastoriado, para dar um equilíbrio. Glória a Deus por essa unção, me sinto confortável está debaixo dessa unção, Deus honra as unções , Deus é um Deus de honra!!! ha ha ha ha ha… “Mai menino”.

    Resposta
  • Sr. Meu paistor Cristiano Arcoverde é um exemplo de pastor, líder é amigo . Minha família ser pastores dá pelo sr. É uma grande ,pois somos a prova do seu amor e cuidado com as vidas. Obg por permitir que Deus te use pra abençoar tantas vidas e ser pastores dá pelo sr. É uma grande honra. Amamos a sua vida.

    Resposta
  • E o senhor, Pr. Cristiano é um verdadeiro PAistor, sou prova viva das suas ações a tempo e fora de tempo, exercendo-as todas com muito amor no coração pelas vidas. O senhor não olha, tempo, tipo de pessoa para servir às vidas! Sou pastoreada pelo senhor, meu amado Pr. Crsitiano, e já vi o senho ao meu lado 1h da manhã, com dedicação, cuidado, zelo e sorriso acalentador tornando os imprevisíveis momentos difíceis tornarem-se mais ameno, é tanto que nos momentos alegres faço questão da sua presença porque sua alegria é contagiante e sincera e nos momentos difíceis as pessoas que quero por perto é minha família (filha, netas e esposo) e o senhor! O senhor não mede esforços para servir, é mais que merecido ser recompensado com honra e ônus pelo seu grande e valioso trabalho que muitas vezes ultrapassa às 20h ininterruptas de ações a seviço do bem e do amor!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!