Gosto muito de uma expressão que certa vez ouvi numa ministração do Dr Maik Murdock: “Compreenda sua missão e serás um grande sucesso”. Compreender o nosso propósito nesta terra é o primeiro passo para vivermos uma vida feliz.
É descobrir de fato a razão pela qual existimos, não apenas no aspecto de termos comunhão com o Pai, sermos adoradores – isso é para todos dentro de uma macroperspectiva. Mas passarmos a descobrir nossos talentos, que foram dados por Deus, para sermos atuantes nesta vida. Nossos talentos estão relacionados às nossas habilidades para o serviço.
Todos os nossos talentos estão relacionados às pessoas e o interessante é pensar que eles estão relacionados a nossa manutenção nesta terra. Pessoas tem facilidade para vender, outras não, umas tem inclinação para empreender, outras nem se arriscam, umas pintam, outras constroem, umas calculam outras estão cuidando da saúde das outras, umas seguem uma carreira na área de segurança outras estão sentadas em seus escritórios… e assim a vida segue, um servindo ao outro, uma profissão prestando auxílio a outra, talentos servido a outros talentos. Não sei se você percebeu, mas nossa cadeia produtiva está relacionada aos nossos talentos.
Daí a importância de entender a missão nesta terra, perceber no que você tem aptidão…nisto certamente estará sua provisão de recursos. Mas alguém pode perguntar: “como posso identificar meus talentos?” Respondo: o que você faz com alegria, com prazer, em matéria de servir ao próximo? Fazer algo que ama, fazer com alegria, no final de tudo até existe o suor do rosto, porém a satisfação é tão grande que o tempo passa e você se diverte.
Uma vez que você descobre sua missão você também deve buscar desenvolver competências. Aperfeiçoar seus talentos, dedicar-se no que você foi vocacionado é uma importante chave para suprimento disponível para você.
Competência vem do latimcompetentia e significa a qualidade de quem é capaz de apreciar e resolver certo assunto, fazer determinada coisa, capacidade, habilidade, aptidão e idoneidade. Certo dia assistindo uma entrevista com o maestro João Carlos Martins em relação aos excelentes músicos, ele afirmou: “dois por cento é dom e noventa e oito porcento é trabalho!”. Precisamos reconhecer o nosso talento, mas não se esquecer do trabalho e da preparação. Estude, faça cursos, procure estar antenado em relação as novidades de sua área, se prepare a cada dia para aquilo que você foi chamado a fazer.
* Cristiano Arcoverde é comunicólogo e pastor da Igreja Verbo da Vida em Campo Grande, Recife-PE