Verbo FM

Descanso também é avanço

Graças a Deus que, em momentos de cansaço e tristeza, temos a quem recorrer. O Senhor está conosco e Ele prometeu nos dar descanso quando estivéssemos cansados. Ele sabia que, em muitos momentos, o cansaço iria bater à nossa porta e o desânimo poderia chegar. Ter o Senhor em nossa vida faz toda a diferença!

Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês” (Mateus 11.28).

Vivemos em um tempo de muita correria. As pessoas não param para descansar e isso está fora do padrão estabelecido por Deus. Muitos pensam que precisamos estar constantemente em atividades e já ouvi alguns me dizerem: “Nunca tirei férias”. Como se isso fosse algo bom, que merecesse até parabéns, mas não é. Descansar é lícito e bíblico.

Esses últimos dias foram intensos para mim no aspecto emocional, psicológico e espiritual, até mais cansativos do que fisicamente. Essa intensidade chegou a causar exaustão em alguns momentos. Enquanto eu lidava com várias questões, me vi na necessidade de me aquietar, ficar em silêncio e descansar. Eu entendi que eu não preciso dar conta de tudo e está tudo bem.

Precisamos normalizar o fato de que descanso também é avanço.

Precisamos ter nossos momentos de escape. Escape é algo que você faz para se livrar do que o está pressionando, estressando e cansando. Seja fazer uma atividade física como uma caminhada, ir na academia, fazer um esporte específico, ler, escrever, tomar um café ou chá com um amigo ou uma amiga.

Descubra quais seus escapes e estabeleça um tempo para fazê-lo. Tire um tempo para você mesmo. Somos humanos e devemos lembrar sempre disso. A nossa humanidade nos torna limitados e, essa limitação, por vezes, é vista nos nossos momentos de maior cansaço. Já percebeu que quando está cansado seu nível de paciência muda um pouco? Suas decisões ficam comprometidas quando você está cansado.

O cansaço causa picos de estresse e essa carga pode chegar a um nível de exaustão física e emocional que prejudica a nossa vida; tanto em família, como no trabalho e nas relações sociais. Com isso, precisamos estar atentos aos sinais. Tanto a nossa mente, quanto o nosso corpo, sinalizam quando estamos cansados. Estresse, ansiedade, entre outros sintomas devem ser observados. Algumas vezes, precisamos ajustar o sono, a alimentação e fazer uma atividade física, que é essencial. Movimentar o nosso corpo pelo menos meia hora por dia vai nos ajudar muito. Não fomos feitos para ficar parados, mas também não podemos viver acelerados, sem tempo de parar e cuidar de nós mesmos em nosso tempo de descanso.

Eu tenho meus escapes que me ajudam muito: ouvir música, ler, escrever, dirigir, caminhar, ver algum filme, conversar com um amigo. Tudo isso me faz desconectar da correria diária e me ajuda a refletir em como estou administrando cada setor da minha própria vida. A Palavra de Deus é o farol para todos nós, principalmente, quando estamos passando por desafios seja em que área for. Com a área emocional não é diferente.

A psicologia é importante, porque nos ajuda a entender a complexidade da mente humana, a melhorar a nossa qualidade de vida, promover relacionamentos mais saudáveis, ter clareza sobre os nossos pensamentos e sentimentos. Além de que nos ajuda a compreender melhor nossos padrões de comportamento, as nossas motivações, bem como a entender também nossas raízes e como tudo isso influencia no nosso presente.

A seguir, confira alguns conselhos para a sua saúde física e mental, com profissionais da área:

“Como profissional da Psicologia, tenho a oportunidade de observar como as pessoas têm se tornado ‘resistentes’ ao descanso. Vivemos em um tempo no qual parece ser necessário estar sempre produzindo algo, mostrando resultados. Quando se pensa em parar e descansar, a ideia é que essa prática vai acabar interferindo na nossa capacidade produtiva.

Na verdade, é justamente o contrário. Quando oferecemos ao nosso corpo e a nossa mente o descanso adequado, existem áreas do cérebro que vão ser ativadas, como por exemplo, a nossa criatividade. Uma pessoa que descansa de forma regular, tem muito mais possibilidade de manter o equilíbrio emocional e produzir resultados mais efetivos na sua vida. Vários problemas psíquicos, como por exemplo a Síndrome de Burnout, que é um quadro de esgotamento, estão associados à falta de descanso adequado.

E como é possível trazer mudanças práticas pra essa área da nossa vida? Podemos pensar em duas formas de lazer ou descanso: aquela que nós classificamos como passiva e que envolvem práticas como dormir, assistir a um filme, ler um livro e também a que denominamos ativa, que inclui atividades externas como passeios, contato com a natureza e reuniões de amigos. O interessante é equilibrar essas duas áreas, pois elas acabam por suprir diferentes necessidades, tanto emocionais quanto físicas.

Eu gosto de pensar no descanso como um refil para o nosso tanque emocional, assim como existem carros que são abastecidos com combustíveis diferentes, precisamos entender o que funciona melhor pra cada um de nós. Eu, particularmente, gosto de equilibrar práticas de descanso passivo como assistir a filmes e séries, com descanso ativo, de preferência, com um tempo de qualidade com amigos. Estar em contato com a natureza também é algo que me faz muito bem. O que precisamos considerar é que, independente da prática de descanso que você escolha, é importante fazer isso de forma regular”. (Ana Carolina – Psicóloga)

“Gostaria de começar citando Gênesis 2.2: ‘No sétimo dia, Deus havia terminado sua obra de criação e descansou de todo o seu trabalho’. Diante desse fato, não existe a possibilidade de não darmos importância à necessidade que o ser humano tem de descansar.

Somos seres, criados por Deus através de uma engenharia altamente complexa e, cada órgão do nosso corpo, tem funções específicas que funcionam de maneira integrada, que precisam de equilíbrio para funcionarem de maneira eficaz. O que acontece é que vivemos num mundo decaído, competitivo, materialista e extremamente consumista, extremamente estressante, que abre espaço para o desequilíbrio do corpo, da mente e do espírito.

Jesus veio e restaurou a nossa sorte, nos deu a vida eterna e a vida abundante para desfrutarmos ainda aqui na terra. Mas no ‘corre corre’ diário em que vivemos, acabamos negligenciando princípios importantes para que possamos desfrutar da saúde que Jesus conquistou para nós, como o descanso. 

Precisamos entender que nós não somos máquinas que podemos trabalhar indefinidamente sem ter consequências, até as máquinas sofrem consequências. Vou usar o exemplo que vi em um livro chamado A Semente da Vitória. Nele, o autor Nuno Cobra fala que somos como um elástico, que se deixamos ele esticado durante muito tempo, acaba rompendo ou esgarçando. É necessário que ele volte para sua estrutura normal.

Da mesma forma acontece conosco. Nos estressamos, corremos, durante muito tempo e todos os dias, então, tanto o corpo quanto a mente precisam do descanso e do relaxamento para que não se rompam ou se esgarcem. O que seria o romper? Seriam as doenças para às quais abrimos a porta, para que cheguem ao nosso corpo por falta do descanso; como insônia, enxaqueca, ansiedade, depressão, síndrome do pânico, Burnout, hipertensão e até diabetes, porque colocamos o corpo em desequilíbrio, esticando-o mais do que ele pode suportar.

Quando falo em esgarçar, quero dizer envelhecimento precoce. Tudo isso como resultado da falta de dar ao corpo e à mente o que eles precisam para funcionar bem e saudáveis. A falta do descanso altera o nosso corpo por completo, inclusive questões hormonais, então, muitas doenças em outras partes do corpo, também podem surgir devido ao fato de submetê-lo ao estresse constante, ao desgaste devido ao dormir pouco, ou não tirar momentos de descanso durante o dia para que o corpo e a mente possam se recuperar e voltar ao estado normal.

Em Salmos 127.2 está escrito: ‘É inútil trabalhar tanto, desde a madrugada até tarde da noite, e se preocupar em conseguir o alimento, pois Deus cuida de seus amados enquanto dormem’. O que fazer então? Precisamos entender que precisamos trabalhar, cumprir nossas responsabilidades, mas não abrir mão de recuperar nossa energia e de deixar que o corpo e a mente se recuperarem do dia de atividades extenuantes em que vivemos.

Eu entendi a importância do descanso e mudei alguns hábitos que tinha e que me trouxeram algumas das doenças que citei acima e hoje vivo melhor, estou mais saudável e tranquila. O meu organismo precisa dormir 8 horas para que eu consiga produzir bem durante o dia, então vou pra cama no máximo às 23h. Às 20h, já diminuo a iluminação da casa, no quarto e banheiro. Uso luz amarela. Quando deito, faço um alongamento e faço uma técnica de relaxamento para preparar meu corpo e mente para o descanso. Ao acordar, faço novamente o alongamento antes de levantar e sigo para as atividades do dia, incluindo o devocional.

Trabalho em home office, em todo o tempo no computador atendendo pessoas, então; tanto o corpo, quanto a mente, ficam muito sobrecarregados. Entre alguns atendimentos, faço um intervalo, alongo um pouco o corpo, depois me deito na cama fico por uns cinco minutos respirando, relaxando, para que o equilíbrio físico e mental se restabeleçam. Nos fins de semana, acordo mais tarde, fico no sofá em alguns momentos descansando, assistindo alguma série, para ajudar a mente a descansar. Saio para dar um passeio ao ar livre, contemplar a natureza, e sempre busco cuidar da área espiritual.

Quando fazemos isso, estamos cumprindo I Tessalonicenses. 5.23: ‘E, agora, que o Deus da paz os torne santos em todos os aspectos, e que o espírito, a alma e o corpo de vocês sejam mantidos irrepreensíveis até a volta de nosso Senhor Jesus Cristo”. O descanso é uma parte para que consigamos cumprir essa Palavra.'” (Catharina Torquato Foronda – Psicóloga)

“Nossa sociedade, em sua relação com o tempo, vive em contínua pressa. Fazer muitas atividades e estar no modo pressa é altamente admirado. Porém, a quebra do descanso e esse ativismo exacerbado tem causado muitos problemas de ordem ansiosa. Stress crônico, ansiedade e esgotamento têm se tornado crescentes, no que alguns estudiosos já denominam de sociedade do cansaço.

Mas é importante lembrar que o descanso é uma atitude de cuidado e este não pode ser deixado fora da nossa agenda. O descanso físico, mental e emocional é importante para a manutenção da saúde integral. Sempre lembro a amigos e até alguns clientes desse importante cuidado: o descanso. Eu ainda reforço: lembre-se de deixar um espaço para você na sua agenda da semana. Pois, muitas vezes, nesse imaginário que nos perpassa e nas muitas atividades, fica mais fácil nos perder no ativismo e esquecer o cuidado de si, que é tão crucial.

Sempre uso a analogia de uma conta bancária, onde fazer saques é demandar de nós esforço físico, mental e emocional. Para que possamos ter recursos a sacar, depósitos novos e contínuos precisam ser feitos. O descanso é um dos principais modos de depositar. Quando trata-se de descanso emocional, cada um de nós vai encontrar o que nos abastece. Não podemos esquecer que descansar é depositar, abastecer-nos, um investimento em autocuidado para poder cuidar de todo o mais.

Particularmente, eu gosto muito do contato com a natureza, e algumas pesquisas científicas já comprovam o seu imenso benefício à saúde. Por isso, gosto de ir a parques, fazer piqueniques, ler, escrever e jogar alguns jogos para me divertir e distrair um pouco. Gosto de conhecer lugares novos, assistir algo, ouvir música e ainda conversar com amigos. Então, fica aqui um conselho: cuide-se bem.” (Janiklessya Oliveira – Psicóloga)

Na jornada de vida do ser humano, entender quais são os limites físico e mental, além da prática de uma vida saudável e equilibrada, fará toda a diferença. Como cristãos, a nossa responsabilidade é bem maior, porque somos chamados para cumprir um propósito divino aqui na terra e o nosso zelo começa no espírito, alma e corpo, com o objetivo de sermos úteis ao criador em Seus desígnios.

Na prática médica, há 40 anos, tenho observado e orientado aos meus pacientes que os cuidados com a saúde física e mental são primordiais para uma longevidade saudável e produtiva em todo o transcurso (Salmo 1.3). Existem princípios bíblicos que nos garantem saúde divina, levando em consideração pilares na saúde física e mental, que foram deixados por Deus.

Um deles é o consumo regular de água. Nosso corpo é formado por 70% dela e é o nutriente mais importante do corpo. A água está envolvida em todas as funções do organismo. Sua necessidade é vital para os principais órgãos. Recomenda-se o consumo de 2 a 3 litros de água por dia e beber não apenas quando sentir sede. O nosso cérebro necessita de 85% de água para um bom funcionamento.

O sono é outro pilar. Dormir suficiente irá ajudá-lo a aprender novas habilidades físicas e desenvolver a memória processual. A falta de sono pode levar a um colapso físico e mental. Já o sono de uma noite bem dormida (de 8 a 9 horas), restabelece, restaura e rejuvenesce o corpo. Ele é vital para o nosso sistema imunológico e saúde em geral, além de ser um auxílio no emagrecimento. Outra recomendação: ao dormir, elimine qualquer luz dentro do quarto, evite atividade física por pelo menos 3 horas antes, faça uma refeição leve no jantar, domine seus pensamentos, reserve um tempo para relaxar, evite o uso de telas por pelo menos 1 hora antes ir para a cama, leia a Palavra e agradeça sempre.” (Ionilde Oliveira – Médica)

“Os estudos científicos são consensuais acerca dos benéficos do descanso; seja físico (por meio do ciclo circadiano, que esmera-se não compreensão dos períodos de sono-vigília); mental (com todas as nuances e infinitudes da psiquê) e até social (pela inerente vida em sociedade a qual todos estamos sujeitos).

Ainda, os malefícios do estresse excede o que se compreende por ‘estar estressado’. Isso porque pode ser um estado da mente (na ausência de real descanso) mesmo diante de uma postura aparentemente equilibrada. Uma noite de sono mal dormida, pelo acúmulo de pensamentos e sobrecarga diária, ou até para sanar demandas laborais, resulta na liberação de hormônios, a exemplo do cortisol, em níveis acima do basal, que terão repercussões maléficas (imediatas e futuras) ao indivíduo.

É possível citar alguns efeitos imediatos como o aumento da irritabilidade; ansiedade, perda de foco, de memória e atenção; baixa produtividade; além de prejuízos a médio e longo prazo, tais como a insônia, depressão, dores de cabeça, na coluna e diversos outros problemas crônicos.

À vista do exposto, fica fácil perceber que o descanso faz parte da integralidade da saúde humana. É mais do que deitar no sofá no fim do dia, se a mente não estiver em paz. Agora, eis a questão: é tão simples quanto parece, de fato, descansar? Precisamos (eu me incluo nisso), todos os dias, começar cada manhã pedindo a Deus para nos ensinar a contar os nossos dias com sabedoria (Salmos 90.12), sem esquecer que neste cálculo existe a hora de descansar.

Tenha válvulas de escape para drenar sua energia. Algumas das minhas são a corrida/atividade física e tomar um café da manhã quentinho enquanto faço meu devocional. Mantenha os cuidados com você e não se sabote, sabe? Nas vezes em que eu fiquei adiando fazer algo, organizando os meus horários, tive que me desgastar para cumprir os prazos de uma vez. No saldo, nunca compensa. Então, se organizar é uma parte imprescindível para também obter o equilíbrio até para lidar com o que foge do previsto. Isso serve para entrega de um trabalho, até as tarefas domésticas, bem como os compromissos mais triviais.

Nosso futuro fica escondido nos pequenos feitos da rotina. Fica mais fácil gerar adaptações, menor ansiedade e maior satisfação, entendendo que resultado e produtividade variam. É muito mais do que todo o check-list riscado. Pequenos passos, um a um, devem sim ser celebrados. Isso também é tornar a vida mais leve! Encerro, citando uma frase que li recentemente e tenho meditado profundamente nela: ‘Se está fora do seu controle, deveria estar fora da sua cabeça’. Bom descanso!” (Rafaela Guedes – Médica)

“Quando falamos em cuidado com o corpo e a mente, um dos fatores influenciadores na qualidade de vida é o descanso. Separar períodos de descanso na rotina é muito benéfico e essencial para a manutenção da saúde. A corrida desenfreada por trabalhar excessivamente, não respeitar os limites do seu corpo e mente, lhe trarão danos e, em muitos casos, consequências difíceis.

Cada indivíduo tem o seu perfil de escolha do que gosta de fazer para descansar. Alguns preferem viajar, outros assistir a um filme, dormir mais um pouco no fim de semana, marcar aquela saída divertida com os amigos, aquela conversa maravilhosa com pessoas queridas, e alguns preferem ter um tempo sozinhos lendo um livro, escutando música e por aí vai. São tantas as formas que podemos ter para descansar, que cabe a cada um descobrir o que prefere e colocar em prática! O que importa é não deixar de ter esses momentos periódicos de descanso.

Particularmente, quando percebo que preciso descansar, uma das coisas que faço é desacelerar um pouco a rotina, marcar uma saída com alguma amiga para batermos papo, não encher minha agenda com tantos compromissos e programar uma viagem quando possível.

Como é renovador, revigorante e maravilhoso o benefício do descanso! Descansar é uma das linguagens mais importantes que expressam autocuidado. Seu corpo e sua mente agradecem. Cuide de si, para que você esteja apto para cuidar das outras pessoas!” (Tayara Teles – Médica)

Por fim, todo conhecimento espiritual, emocional e físico que foi compartilhado aqui, nas suas áreas, certamente vai poder contribuir para edificar e instruir a sua vida!

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!