“O mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.”(I Tessalonicenses 5.23)
De acordo com o texto acima percebemos que nós temos uma responsabilidade enorme com a nossa vida. Somos nós que devemos conservar as três dimensões da nossa vida (espírito, alma e corpo) irrepreensíveis diante do Senhor.
Pensando sobre isso hoje quero ajudar você mulher #GenteBoaa conservar a sua alma irrepreensível. Portanto, faremos juntas um check-up emocional, afinal as nossas emoções precisam e devem ser tratadas. Com 10 perguntas, quero animá-las a fazer essa auto avaliação que ajudará a entender um pouco a nós mesmas.
Sei perdoar os outros e a mim mesma?
Uma coisa é fato. Acumular mágoas, rancores e arrependimentos, é um grande impedimento para seguir em frente. De coração pesado, não vamos muito longe. É preciso transformar essas emoções, buscando solução para conflitos.O perdão não é algo que fazemos quando sentimos vontade, fazemos porque sabemos que é o melhor, o correto.
Tenho me dedicado às coisas simples da vida?
Existem encantos nas coisas simples que estamos deixando de observar por estarmos tão aceleradas em nosso dia a dia. Conversar com as crianças, cuidar das plantas, contemplar o céu e ouvir o canto de um pássaro é algumas das maneiras fáceis de brecar a correria diária e aproveitar o momento presente.
Precisamos distinguir o que é essencial e o que é supérfluo na vida. Mesmo no meio do trânsito perceber uma flor no caminho nos lembra de que tudo tem um tempo de crescer e amadurecer e que tanta correria pode ser dispensável.
Estou pronta para aceitar novos desafios?
Os nossos desafios podem ser pequenos ou grandes. Mas devemos abraçá-los com ousadia. Aprender uma nova língua, fazer faculdade, mudar de cidade, de emprego, casar…
A disposição para encarar o novo estimula a nossa ousadia para as coisas novas. É preciso coragem para aceitar os desafios e cumpri-los.
Sou capaz de dizer “sim” e “não” sempre que é preciso?
Esta é uma questão de equilíbrio, muitas vezes o medo de dizer não para os outros nos leva a falar menos sim para nós mesmos.
Será que estamos sabendo equilibrar o que as pessoas querem de nós e o que queremos para nós mesmas?
Quem cede demais para os outros dizendo sempre “sim” e nunca olha para si mesma viverá insatisfeita. Você pode dizer um “não” e se sentir desconfortável por um tempo curto, mas se disser “sim” a algo que te incomoda, poderá se sentir mal por muito tempo.
Lido bem com os meus erros?
Viver fixada nos nossos erros não nos permite avançar para novas experiências. O perfeccionismo gera estresse. Da próxima vez que errar, lide como esse seu passo errado, levante-se e siga adiante.
Tem pessoas que são péssimas para lidar com seus próprios erros, quando erram, sofrem demais e têm muita dificuldade de seguir em frente. Precisamos lidar de maneira madura e equilibrada com os nossos erros.
Como quero ser lembrada?
Um dia passaremos, e como queremos ser lembradas? Pelo caráter, talento, dons, pela simplicidade, pelo humor ou por ser raivosa, dramática, rixosa, esnobe? O olhar alheio ajuda a mostrar se nossas atitudes estão coerentes como nossos reais desejos.
Pergunte-se por que faço o que faço?
Se tivesse pouco tempo de vida faria tudo igualzinho ao que faço hoje?
Como queremos que os nossos familiares, irmãos e amigos se lembrem de nós?
Isso é muito importante.
Lido bem com mudanças?
Mudar significa sair da zona de conforto e desmanchar velhas maneiras de encarar a vida. Muitas de nós temos muita dificuldade de lidar com as mudanças. Mas as mudanças geram crescimento e maturidade.
Quando estiver diante de mudanças, respire fundo, dê um passo à frente e mude.
Sei ouvir críticas?
Quando as críticas surgem na família, no trabalho ou entre amigos de maneira construtiva, podem ajudar a melhorar o nosso desempenho, apurar opiniões e valores. Mas elas pedem a nós um tempo de meditação e ajustes. Algumas de nós têm enorme dificuldade de digerir uma crítica, não lidam bem com suas falhas e possíveis correções.
Sabemos que a perfeição não existe, mas podemos melhorar e devemos buscar melhorar a cada dia, mas tem gente que é viciada em aplausos e se desesperam com as criticas. É interessante se observar como você se comporta quando é criticada.
Minha vida está no caminho certo?
Depois de ter respondido a si mesma todas as perguntas é hora de saber se o que você está fazendo hoje da vida a deixa mais perto ou mais distante do que você quer. Se a deixa mais longe é preciso repensar que caminhos que tem escolhido, seja fiel as suas escolhas.
Estar no caminho certo é não perder tempo.
Estar no caminho certo não é apenas casar, comprar casa, carro, ter filhos. Tudo isso é lícito e é bom, mas a presença da alegria ao fazer tudo isso é o melhor indicador que estamos no caminho certo.
Você está fazendo a sua vida valer a pena?
A sua vida é única e é sua. Ninguém pode cuidar dela melhor que você. Valorize cada segundo, cada minuto, cada hora, dia, mês e ano. Muitas vezes gastamos muito tempo olhando o que nos falta e esquecemos-nos de agradecer pelo que temos. Viver de maneira grata ao Senhor é uma das maneiras de fazer a nossa vida valer a pena.
#GenteBoa espero que seu check-up emocional tenha sido feito com sucesso!
Sempre é bom e possível questionar-se, então, não se deixe sem resposta.
Até a próxima!
2 Comentários
Gostei
do conteúdo, valeu.
Nossa! Q maravilha! Amei.