O título desse post, certamente, já despertou curiosidade em algumas pessoas. Confesso que foi proposital. O público que possui algum tipo de financiamento, seja de veículo, casa, apartamento ou outro bem de valor razoavelmente alto, vai começar a entender.

Sabemos que 60 meses é o tempo em média da maioria dos pagamentos de financiamentos. Por exemplo, quando você sonha em comprar um carro zero km, pensa nos detalhes, na cor, nos acessórios, na capacidade de deslocar-se de um lugar a outro com conforto. Afinal, é uma grande alegria poder realizar o nosso sonho de comprar um carro novo.

Se você não possui o valor total (caso da maioria) você irá pagar uma entrada e parcelar o restante do valor em alguns anos. Sim, seu bem precioso tão desejado tem um preço. E, normalmente, é um pouco caro.

Ao concluir o trâmite burocrático da compra, você pode, enfim, ir à loja buscar o tão sonhado veículo que você adquiriu. Mas, não podemos e nem devemos esquecer que junto com ele virá um carnê, com as parcelas dos pagamentos. Se você o comprou em cinco anos, terá exatos 60 meses para pagar. Enquanto isso, esse carro não é seu. Eu sei que essa declaração é dura, mas é real.

Enquanto você anda no “seu” carro novo, a cada mês vencerá uma parcela daquele carnê. Mês a mês você terá a obrigação de quitar cada um. No inicio, é meio “desanimador” olhar aquele grosso carnê com pagamentos a perder de vista. Pagar, por exemplo, a 1/60 (a primeira de sessenta) exige perseverança, mas, o tempo irá passar e você pagará cada parcela.

Quem já passou ou vive essa experiência está me entendendo bem. Uma das maiores alegrias certamente será pagar a parcela 60/60. Ou seja, a última parcela dos “longos” cinco anos de financiamento. Sonhamos com esse dia, criamos expectativas para isso.

Ao ler esse texto, talvez, alguns pensem: Aonde ela quer chegar?

A nossa vida espiritual tem similaridades com a nossa vida natural. Antes de conhecermos Jesus, havia uma dívida enorme que mesmo que ousássemos financiá-la não conseguiríamos, o bem precioso da salvação é impagável para o ser humano.

Tínhamos o desejo ardente de sermos livres do pecado e da morte espiritual, mas não tínhamos como pagar por esse bem tão precioso. Nossa dívida era enorme, usufruíamos de uma vida miserável em um mundo de escravidão, sofríamos com a falta de conhecimento, a cegueira espiritual, fome, dor, sofrimento constante e tantas outras necessidades. Mas – graças a Deus por esse “mas” – um dia Jesus chegou em nossa vida, nós O recebemos, confessando-O como Senhor da nossa vida. Tínhamos diante de nós um enorme carnê e não estávamos conseguindo sequer quitar uma parcela do mesmo. O credor era terrível e sem misericórdia.

Tínhamos o sonho de viver livres de condenação, ardia em nosso coração a vontade de ir e vir de cabeça erguida, mas não podíamos, porque a nossa dívida era grande demais e não nos permitia tal atitude.

Deus sabia de tudo isso e por nos amar decidiu enviar Jesus a terra com uma missão. Pagar a nossa dívida, realizar o nosso sonho. Nos ver livres, podendo ir e vir sem culpa nem condenação, mas tudo isso tinha um preço e Jesus nem ousou desobedecer às instruções de Seu Pai, hoje também nosso Pai.

Ele veio e viveu um tempo aqui na terra observando os homens, vendo a condição da humanidade, enquanto estava aqui, pregou, ensinou, curou e, sobretudo amou e esse amor o fez morrer por mim e por você, justamente quando não tínhamos como quitar a dívida.Mais que isso, ele se deu, por mim e por você.

Ele pegou o nosso interminável carnê (com tantas parcelas atrasadas) e quitou a nossa dívida. Ele não apenas pagou, mas rasgou esse “carnê”, o escrito de dívida não existe mais. Você não precisa mais viver ansiando com expectativas o pagamento da última parcela. Ela já foi paga!

Diante desse enorme pagamento, o que você acha que Ele não consegue lhe dar?

Qual o sonho impagável que você acha que Deus não pode quitar para você?

Ouse crer no sacrifício de Jesus que não apenas realiza sonhos, mas te dá novos sonhos para você sonhar.

Sabemos que desejos são intenções superficiais, sonhos são projetos de vida. Desejos não resistem às perdas, sonhos criam raízes nas dificuldades.

A dívida já foi paga. Ande livre e leve essa liberdade a outros. Pois o preço já foi pago para todos. Isso mesmo, o preço já foi pago!

1 Comentário

  • Glória a Deus por isso. Comparação muito boa Dione, Deus continue te inspirando.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!