“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança” (Gálatas 5.22)

O texto acima mostra as características do amor, o fruto do Espírito, que está disponível a todo aquele que nasceu de novo. Existem pessoas  pensando: “Quando eu fizer o Rhema e estudar a matéria fruto do Espírito obterei cada uma delas e terei grande alegria em praticá-las“.

Na verdade, não é no Rhema que você irá recebê-lo; pois, ao nascer de novo, você já recebeu pela salvação um “grande pacote” que é completo e nele está o fruto do Espírito. Ou seja, você já tem o fruto, só precisa frutificá-lo e amadurecê-lo em sua vida, colocando-os em prática.

Vou comparar nossa vida e crescimento espiritual ao nosso desenvolvimento físico em uma academia. Quando começamos a fazer exercícios físicos, nos primeiros dias, sentimos dores nos músculos, mas se continuarmos fazendo os exercícios solicitados pelo treinador, entraremos naquele ritmo desejado e será normal a prática deles.

Nosso espírito precisa se desenvolver, é como se tivéssemos “músculos espirituais”. Para isso, temos um excelente treinador que é o Espírito Santo e um manual a seguir, que é a Palavra de Deus. Ela nos instrui a fazermos os exercícios certos para desempenharmos bem nossas funções no corpo de Cristo.

Talvez você pense: Como faço para desenvolver o fruto? É preciso decidir querer frutificar. Isto envolve mudanças, de pensamentos, renovando-os com a Palavra e de hábitos.

Andar em paz e alegria e não diz respeito a sentimentos, mas a decisão. Como também é uma decisão ser paciente e longânimo.

Há crentes que em meio às situações do dia-a-dia falam: “Senhor, dá-me paciência!“. Na verdade, Deus já lhes deu paciência; afinal, faz parte do fruto. Outros dizem ainda: “Senhor me dá mais amor, preciso de mais amor para amar fulano“. Da mesma forma, o amor de Deus já foi derramado em nossos corações para amarmos aquele ou aquilo que não é amável naturalmente.

Amar incondicionalmente é olhar para as pessoas  como Deus olha, é desenvolver o amor de Romanos 5.5, aquele amor que está derramado em seu coração. Amar é uma decisão.

Exercitar o amor é literalmente deixá-lo abundar, derramar a ponto de molhar quem está por perto.

Quando Deus nos deu seu amor, não deu em gotas, aos poucos, para ver se merecíamos mais. Ele nos deu muito amor, um amor abundante para usufruirmos dele e os outros também.

Sejamos bem sinceros quanto ao fato de amarmos a quem gostamos. Isso é muito fácil, faz bem a alma, sem falar que até o mundo age assim. Nosso desafio é exatamente amar aqueles que não são amáveis ou aquela pessoa que você conhece bem e todos a acham chata. É exatamente essa que precisa ser amada. Precisamos querer fazer isto, é uma decisão. Se quisermos, conseguiremos.

Sabemos que existem pessoas pouco amadas. Muitas nunca se encontraram com elas mesmas, já que são confusas e, por isso, incompreendidas por todos e, muitas vezes, Deus nos coloca no caminho delas exatamente para que, através de nós, elas possam experimentar o amor de Deus.

Deus nos ama do jeito que somos, mas ele se recusa a nos deixar permanecer como estamos.

Um dia alguém acreditou em você? Amou-lhe? Compreendeu-lhe?

Talvez você nem tenha percebido, mas Deus estava totalmente envolvido na sua salvação, restauração e transformação.

Por tudo isso, devemos ajudar outros, que estão desacreditados pela família, pelos amigos e pela própria sociedade, a serem homens e mulheres – filhos de Deus – amados do Senhor.

Já temos todo amor que precisamos. A pergunta é: Estamos praticando esse amor?

Desenvolver o fruto é uma ação nossa e quando o fizermos seremos beneficiados e iremos beneficiar outros também. Afinal, os frutos de uma árvore não são para ela mesma, mas para os outros usufruírem deles.

Uma boa oportunidade para desenvolvermos o fruto é o nosso comportamento em meio ao trânsito da nossa cidade; para o treinamento ser eficaz não devemos buzinar nos sinais de trânsito segundos após o sinal abrir. Outra chance de desenvolvê-lo é não andarmos sempre estressados, irados e indignados.

Quando estivermos andando no fruto do Espírito, pessoas desejarão estar próximas a nós.

Para desenvolver o fruto em nosso dia a dia é necessário maturidade espiritual, e isso, só adquirimos com esforço e dedicação.

Uma das principais causas de problemas em nossa vida é a imaturidade espiritual e mental. Nós proferimos palavras imaturas, tomamos decisões imaturas e agimos de maneira imatura muitas vezes. Precisamos crescer, pois a vontade de Deus para cada um de nós é que cresçamos.

Crescer e desenvolver o Fruto do Espírito exige de nós equilíbrio e maturidade espiritual. Não dá mais para falarmos qualquer coisa e andarmos de qualquer maneira.

“Prossigamos para a maturidade…” (Hebreus 6.1). Deus está dizendo: Cresçam! No livro de Tiago, também encontramos algumas características de maturidade cristã.

Antes, quero mostrar a você o que não é maturidade. Não é uma questão de idade, já que temos visto “garotos” de 50 anos de idade andando por ai.

Certo dia, li uma frase em um pára-choque de caminhão que dizia: “Eu posso estar ficando velho, mas me recuso a crescer”. Fiquei pensando sobre o que se passava na cabeça daquele motorista…

Maturidade não é uma questão de formação acadêmica. Eu acredito que como eu, você também conhece pessoas formadas em cursos superiores que não evidenciam nenhuma maturidade.

Não é uma questão de sucesso e realização. Observe alguns atletas ou artistas famosos que se comportam como crianças.

A maturidade é determinada pela atitude. Ela é o caráter. Talvez você pense que não tem muito a ver. No entanto, se percebermos que caráter é o que somos quando ninguém está nos vendo e que reputação é o que dizem sobre nós, saberemos que Deus conhece o nosso caráter e sabe se existe maturidade em nós. Afinal, Ele conhece o que os outros sabem a nosso respeito e o que realmente somos.

Desenvolver o fruto é sinal de maturidade e Deus não irá fazer isso por nós. Somos nós que crescemos espiritualmente. Somos nós que decidimos andar em amor, em paz e alegria.

Cresça evidenciando o fruto do Espírito em qualquer situação!

* Dione Alexsandra é professora do Rhema Brasil e redatora do Portal Verbo da Vida

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!