Verbo FM

Lição da Copa – I

Sim! #GenteBoa O mundo parou e voltou seus olhos para O Brasil. É Copa do Mundo! Um campeonato mundial de futebol que acontece a cada quatro anos em algum lugar no mundo, e em 2014 ele acontece exatamente na nação brasileira.

Aproveitando esse clima de copa, enquanto assistia alguns dos jogos, fui contabilizando algumas lições que podemos tirar para a nossa vida diária. Afinal, é sabedoria tirarmos lições de tudo o que acontece a nossa volta. No futebol, podemos tirar algumas lições, entre elas, ter cuidado com o orgulho e a soberba. Porque precedem a ruína. É só observar a postura e as palavras de alguns “craques” que frustraram-se nesse mundial.

Uma lição que foi reavivada em mim foi: Não desista! O milagre pode acontecer aos 45 minutos do segundo tempo. Vimos seleções fazerem gols no finalzinho do segundo tempo depois de terem jogado praticamente 90 minutos com o placar 0X0, e eles precisaram apenas de uma oportunidade para vencer.

Lição: Não desista! Sua fé o levará a vitória.

Ainda temos muito a aprender da vida, não importa quem pode nos ensinar, aprendamos…

Temos visto histórias de superação nessa Copa. Um jogador do Uruguai, por exemplo, a um mês do mundial precisou operar o joelho e submeter-se a um processo de fisioterapia em ritmo intenso cuidando do joelho para que sua presença fosse confirmada.

Detalhe: seu fisioterapeuta que está com câncer suspendeu as sessões de quimioterapia para se dedicar ao tratamento do jogador. De forma extraordinária o jogador se recuperou, veio para a Copa foi poupado no primeiro jogo e seu time perdeu. Na segunda partida ele entrou no jogo e fez os dois gols que deu a vitória ao seu time. Na hora que ele fez o primeiro gol correu para abraçar a agradecer ao seu fisioterapeuta.

Lição: Quando obtiver sucesso, lembre-se dos que lhe ajudaram a chegar lá.

Precisamos e devemos tirar lições de algo todos os dias e como os jogos estão ocorrendo diariamente, temos tido chances de aprender algo novo a cada dia. Se formos sensatos vamos aprender com os erros e acertos dos outros.

Sabemos também que o futebol é um esporte de alto impacto e muito contato físico e por vezes, os jogadores podem machucar outros, seja de maneira intencional ou não.

No último jogo do Brasil, logo no inicio da partida com o placar 0X0 o jogador de Camarões empurrou de maneira inusitada e intencional o jogador brasileiro Neymar Jr., que caiu no chão.

Certamente o jogador brasileiro não gostou da atitude do adversário, mas decidiu não revidar, seguiu jogando seu futebol e fez dois gols. Vencendo a partida.

Lição: Sempre que te empurrarem e porventura você cair, não revide, levante-se, faça o gol e perdoe!

Nunca vale a pena entrarmos no jogo do inimigo. Mas sempre vale a pena crer que deixar que a justiça seja feita, mas não pelas suas mãos, é a melhor escolha.

Sabemos que no futebol, é assim, a alegria não é de todos. Embora todos torçam, joguem, mas no final uns riem e outros choram. Sua vida também está em jogo. No futebol, a derrota pode ser revertida numa próxima oportunidade, mas no jogo da vida não existe empate nem a possibilidade de outra oportunidade.

No jogo da vida só há dois resultados: a vida ou a morte. Escolha a vida para que viva. Jesus pode dar a você, hoje mesmo, a vida abundante, a vida eterna. Mas, a Copa ainda não acabou. Portanto, temos muitas lições para aprender ainda.

Fica ligado Gente boa e até a próxima!

2 Comentários

  • Que benção essas comparações. Que Deus continue te usando cada vez mais.

    Resposta
  • Acrescentaria a lição que podemos aprender com a torcida nas arquibancadas. Mesmo que não goste do que está vendo ou não concorde com a escalação de determinado jogador, a torcida sempre faz o seu papel, cantando o hino com fervor, aplaudindo, incentivando e deixando claro que a Seleção não está sozinha. Esse carinho e cuidado dos torcedores tem sido elogiado por internautas do mundo inteiro e também pela imprensa internacional. Além disso, os jogadores já disseram em entrevista que o suporte da torcida influencia no resultado dos jogos. Gosto muito disso e acho que poderíamos ser assim na vida prática. Todos podem até discordar, querer ver uma realidade melhor, mas devemos substituir a murmuração pelo apoio e cuidado com os que estão “em campo” trabalhando para nos representar. Orar, cercar de cuidado o nosso País em nossa vida devocional e interceder pelos nossos representantes é a melhor maneira de demonstrar torcida por um país melhor. E, com certeza, esse suporte da Igreja tem poder de influenciar na realidade da nossa nação.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!