Verbo FM

Conselhos dos nossos missionários – Parte 4

pela Agência Verbo da Vida de Missões

A série de conselhos dos nossos missionários agenciados continua, confira abaixo mais uma preciosa porção:

Agarre ferramentas –  Esta foi a palavra que Deus colocou em meu coração como missão ao vir para Portugal. Ao chegar não tenha o objetivo de transferir seu conhecimento, no entanto, pise na nação para receber da nação, então conseguirá tocar nos nativos. 

Jeremias 29.7 (ARC) diz: “Procurai a paz da cidade para onde vos fiz transportar; e orai por ela ao Senhor, porque, na sua paz, vós tereis paz”. Aceite pagar o preço de submeter-se às regras, à cultura e ao jeito de ser do povo. Como Paulo disse: identifique-se. Abrace  a cultura local, no entanto, quando chegar na sua casa, “faça e viva  a sua cultura”. Quem é da terra não vai olhar para quem não é da terra: “seja da terra”! 

Tenha  rotina – O fuso horário, o ritmo de vida local , a quantidade de coisas para resolver quando se chega ou mesmo quando já fincaste a residência em outra nação, por muito tempo, sempre serão muitas. Contudo, mantenha-se com horários e os cumpra todos os dias, mesmo que não tenha nada por cumprir com as outras pessoas. 

Prepare-se financeiramente, mas dependa sempre do Senhor – Viver em outra moeda sempre é um desafio. Fique atento e alerta que assim que chegar precisará pagar documentações e investir em exigências burocráticas que facilitarão sua vida. Busque e pesquise os direitos que o estrangeiro pode usufruir, mas sempre acredite, o Senhor o surpreenderá.

Estude sobre a igreja local que irá servir – No campo missionário o cotidiano, o ritmo da igreja local,  as motivações que levaram  pessoas a saírem das suas nações  e estarem em outra nação influenciará no dia a dia da igreja local, na doutrina e no Ide. 

Revitalize – Na Europa, há uma necessidade de revitalização nas igrejas.  O nativo precisa ser um alvo a ser alcançado.  A igreja pode se tornar uma comunidade social que abriga o imigrante ou uma igreja que abriga e treina o imigrante para alcançar o nativo. Esteja focado em alcançar  vidas, essa é a sua missão! 
(Priscila Santana – Leiria/Portugal)

Seja uma bênção – O seu futuro é resultado das sementes do seu presente.

Paciência – Existe um tempo para todas as coisas.

Estude idiomas – Quanto mais você os domina, mais fácil será a sua atuação no campo missionário.

Família – Este é o seu primeiro ministério. Honre sua família e Deus honrará o seu ministério. 

(Ítalo Gonçalez – Barcelona/Espanha)

Sua missão maior é amar – Sei que quando vamos ao campo missionário, alguns sofremos pressões com relação ao quantitativo: Quantos já evangelizou? Para quantos já pregou? Em quantas igrejas ministrou?

Em busca de mostrar resultado, alguns terminam tratando de maneira robótica e engessada a base de qualquer missão: o amor.

Queira chegar nas pessoas por meio do amor demonstrado, não só com palavras persuasivas, mas com o verbo AMAR em ação. Ser gentil, educado, bondoso… Tudo isso deve fazer parte dos requisitos de um missionário de sucesso.

Ame em primeiro lugar.

Solidão x Solitude – Transforme a solidão de algumas etapas em solitude. Saiba aproveitar de alguma maneira o período que você parece estar sozinho no campo.

Descubra e desenvolva em você, mesmo nessa etapa, novas ferramentas ou talentos que lhe serão úteis na jornada. Os momentos de maiores vitórias e mais lindos salmos, Davi obteve quando parecia estar só nos campos. Aí ele salmodiava, poetizava suas orações e não se lamentava.

Não fale mal ou confesse errado sobre o povo que você está missionando – A murmuração é um míssil destrutivo e pode fechar portas onde você está. Fale sobre eles segundo a Palavra, abençoe o lugar que Deus o  colocou. Isso é sabedoria e o fará desfrutar de frutos maravilhosos, porque seus lábios estarão confessando o que é certo.

Não se compare e não queira competir – A missão, ainda que executada por você (só/ou com sua família), é algo de todo o Corpo.  Fomos comissionados de maneira específica e particular. Alguns para suporte, outros para desbravar terras, outros para consolidar. Cada um segundo o chamado e dom de Deus. A diferença é que seremos usados de acordo com o plano de Deus especificado para aquela nação ou povo que nos enviou e isso será feito de maneira única e no contexto que o próprio Deus quiser. No final, quem sai ganhando é o Reino e o resultado sempre será para a glória de Deus e para todo o Corpo.

Apoie os seus companheiros de missão em outras nações – Incentive, anime, ore, ajude…

É lindo ver que quando somos suporte uns dos outros, sem acepção, podemos ver a missão ser feita de maneira poderosa! Lembremos sempre desse versículo: “Um ao outro ajudou e disse ao seu companheiro: esforça-te” (Isaías 41.6 – ACF).

Como é lindo ver que corremos de mãos unidas por uma mesma visão. 

(Cris Anjos – Buenos Aires/Argentina)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!