Por Eliezer Rodrigues

Deixar de ir para a igreja entendendo, em parte, que somos igreja, já não seremos igreja em plenitude. Porque um membro não forma um corpo inteiro, mas todos os membros juntos formam um só corpo. Precisamos entender que somos igreja como indivíduo sim, mas porque estamos inseridos em um corpo onde há vários membros.

Esse ajuntamento, é o outro entendimento do SER igreja. Seja em casa, na rua, ou até mesmo em prédios, tudo isso forma o INTEIRO e não uma parte. Na igreja primitiva por exemplo, eles se reuniam nas casas dos irmãos, mas estavam DIARIAMENTE no templo (Atos 2:46).

Então, tenha cuidado com as artimanhas de Satanás, ele sempre gosta de deixar a coisa bem bonita e bem parecida com o certo. Mas, na verdade, é puro engano. Não existe igreja apenas na sua casa (até porque ela é de pedra também). Reconheça que ser igreja não é somente ir no tempo. E a igreja também não é APENAS EU (sou uma parte do corpo de Cristo) não posso viver a totalidade, ou plenitude da igreja sozinho.

Enfim, a igreja de Cristo é gloriosa, poderosa e cheia de Deus. Deus não está nervoso porque ela se reúne em um salão,  prédio, casa, contanto que ela mantenha a comunhão dos santos e pratique todos os princípios da palavra.  Porém, o problema, é que alguns se frustram com sua liderança (e às vezes a liderança abusa mesmo, falo isso de uma forma geral em várias denominações). Mas isso não deve ser motivo para criar um novo tipo de “Igreja” ou se chamar “Desagregados”, porque isso não é bíblico, Deus não criou “desigrejados” ele levantou uma Igreja.

O padrão da igreja está na palavra, nas cartas escritas pelos apóstolos inspirados pelo Espírito Santo. E não podemos moldar a igreja aos nossos padrões, e sim, nos moldar aos padrões da igreja bíblica.

A igreja padrão não é definida pelos seus eventos (embora os eventos de uma igreja local são muito importantes para desenvolvimento dos seus membros e o alcance de nossas vidas para o reino) Mas o padrão está no espírito dela, no amor, na fé, na comunhão, no servir uns aos outros, na submissão e autoridade em amor, no doar, compartilhar, receber, na unidade, e em muitos outros valores bíblicos agregados a igreja de Cristo.

Os dons ministeriais foram concedidos por Cristo e estabelecidos por Deus NA IGREJA e para a igreja (Efésios 4:11 e 1 Coríntios 12:28), e um desses ofícios ministeriais é o “GOVERNO” que está ligado ao ofício pastoral. Onde o pastor Governa? Somente nas Casas?
E para que Deus colocaria um ofício de governo na igreja se todos podem governar a si mesmos? Veja amados, a bíblia diz que pastores de si mesmo é que é errado! (Judas 1:12).

“Ora, vós sois corpo de Cristo (Igreja coletiva); e, individualmente (igreja indivíduo), membros desse corpo. A uns estabeleceu Deus NA IGREJA, primeiramente, apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois, operadores de milagres; depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas”. (I Coríntios 12:27-28)

Jesus deixou ofícios ministeriais para trazer ordem, crescimento espiritual e paternidade ministerial. Veja uma ordem de Jesus em relação aos pastores (ou presbíteros – mesma palavra no grego)

“Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda co-participante da glória que há de ser revelada:  PASTOREAI O REBANHO DE DEUS que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho. Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória. (I Pedro 5:1-4)

Veja, ele não disse que não precisa mais de pastores ou não existe mais pastores (como alguns estão dizendo por aí). Jesus colocou pastores para governar a Igreja! Agora, a forma como os pastores estão governando, aí é outra coisa. Cada pastor prestará contas a Cristo do seu governo. Mas, nenhum membro do corpo de Cristo tem o direito de desfazer o que Jesus fez (por mais bonito e espiritual que pareça) dizendo: “Eu não preciso mais de pastor porque Jesus é o meu pastor. Eu não preciso mais de igreja porque eu sou a igreja, e por aí vai…”. Você sabia que esse engano começou no jardim do Éden com satanás? “Não é bem assim… Não é bem isso que Deus disse…”

Se o pastor é carnal, não alimenta ou cuida do seu povo e quer governar com tirania, você tem o direito de escolher outra igreja para congregar, mas não desfazer da estrutura do organismo vivo e da organização.

O que é um “desigrejado”? É alguém que preferiu não mais ser pastoreado e passou a ser pastor de si mesmo (talvez por frustração, por ser enganado, etc.) Mas o que a Bíblia diz sobre isso?

“Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima”. Hebreus 10:25

Então amados, cuidados com as sutilezas, com os espíritos enganadores. Permanece no caminho, nem em uma extremidade e nem em outra extremidade, seja equilibrado!
pensa e medita nisso.

“Diariamente perseveravam unânimes NO TEMPLO, partiam pão de CASA EM CASA e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos” Atos 2:46-47

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!