“Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores” (João 4:23)
Esse texto é muito interessante! Se observarmos bem o tempo em que Jesus está se referindo, poderemos identificar uma grande mudança na forma da adoração Deus.
Jesus diz: “VEM A HORA” (futuro) e “JÁ CHEGOU” (presente) em que os VERDADEIROS adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. Vemos porém dois tempos sendo utilizados aqui, presente e futuro, e em nenhum momento passado. Jesus não nos aponta nenhum personagem bíblico que seja uma referência de adorador verdadeiro adorando no espírito no passado.
Embora os antigos homens de Deus tiveram suas honrarias por amarem a Deus, como Davi, que foi músico e adorador, e até hoje é conhecido como um homem segundo o coração de Deus, não foi citado por Jesus nesse texto de João 4:23 como uma referência de um verdadeiro adorador, adorando o Pai em espírito e em verdade. E por que não? Porque a promessa da chegada de um adorador verdadeiro, adorando o Pai em espírito e em verdade, só viria após a morte, ressurreição e ascensão de Cristo Jesus. Ou seja, na dispensação da graça, no tempo do novo nascimento.
Parece inaceitável mas, qualquer adorador da nova aliança é maior do que qualquer adorador do antigo testamento. Isso mesmo! Por que, agora, os filhos de Deus têm um novo coração, tem a presença do Espírito Santo habitando dentro deles, para viverem uma nova vida, uma nova natureza.
Quando Jesus disse “VEM A HORA” Ele estava se referindo a um novo tipo de adoradores, a sua igreja. E quando Ele disse “E JÁ CHEGOU”. Estava se referindo a ele mesmo como um verdadeiro adorador, na verdade, quando Jesus disse isso ele era o único. Por isso Jesus é chamado de UNIGÊNITO do Pai. Mas, após a sua ressurreição, ele é chamado de PRIMOGÊNITO DOS MORTOS. Jesus veio como uma única espécie genuína de Verdadeiro adorador para morrer e, através da sua morte, gerar muitos iguais a ele.
Foi o próprio Jesus quem disse: “Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, PRODUZ MUITO FRUTO”. João 12:24.
Deus plantou um verdadeiro adorador (Jesus) para colher muitos outros verdadeiros adoradores (Eu e você).
Agora, na nova aliança, não é correto chamar aqueles que tocam e cantam de “Levitas”. De fato, não sei da onde tiraram isso! Quando estudamos a tribo de Levi (tribo do qual Deus separou para cuidar do santuário, das coisas sagradas, incluindo a música) Vemos que os levitas não eram apenas músico ou cantores, mas tesoureiros, escrivães, porteiros, zeladores, etc. Na verdade, a tribo de Levi (por isso o nome de Levitas), era como se fosse o ministério de socorros hoje (Diaconato, música, etc.).
Mas, durante anos, na igreja de Cristo, deram esse título de “LEVITAS”, aos músicos e cantores, como se eles fossem o grupo exclusivo e responsáveis pelo Louvor e adoração nas igrejas, e não é!
Jesus disse: “Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores…” Ele não disse os VERDADEIROS MÚSICOS E CANTORES! Jesus disse VERDADEIROS ADORADORES. Todos que nascem de novo através do Espírito se tornam verdadeiros adoradores por natureza. Não estou falando em cantar ou tocar bem (isso tem o seu lugar de importância). Mas é possível alguém cantar e tocar muito bem e mesmo assim não estar exercendo a genuína função de verdadeiro adorador, adorando a Deus em espírito e em verdade. Na verdade, antes da técnica, deve está a consciência de quem somos em Cristo Jesus e compreender nosso funcionamento através da palavra de Deus.
Os músicos da dispensação da graça (aqueles que tocam e cantam) não são levitas! Devem ser (viver essa realidade) Verdadeiros adoradores que adoram o pai em espírito e em verdade.E eis aí o motivo do porque há tantos cantores e instrumentistas cristãos vivendo como carnais, porque acham que tocar um instrumento e/ou cantar na igreja, é o serviço da verdadeira adoração, e não é!
Louvor e adoração é um comportamento bíblico, é o estilo de vida de Cristo vivido diariamente. Tudo aquilo que fazemos e falamos, todo nosso comportamento é uma composição, seja pra Deus, quando estamos andando na palavra, ou seja uma composição ao diabo, quando vivemos fora da palavra.
Em fim, TODOS OS FILHOS DE DEUS são muito mais do que Levitas, fomos feitos verdadeiros adoradores, por natureza, e devemos adorar o Pai em espírito e em verdade todos os dias, com música ou sem música.
Jesus não disse “Vem a hora e já chegou” onde os verdadeiros adoradores adorarão o Pai como os Levitas, ou como Davi, etc. A única pessoa que Jesus comparou os verdadeiros adoradores que estavam chegando (que já chegou), foi com ele mesmo. Por isso, ande como ele andou, viva como ele viveu, adore como ele adorou.
3 Comentários
Na verdade cantar e tocar era só um quesito a mais das responsabilidades deles. Não acho certo dar o termo levitas a cautores e músicos.
Meu amado acho que vc não entendeu a colocação em que o nosso irmão quis nos ensinar. Ser levita e adorador é servir aos irmãos ao próximo , é não carregar um título para se achar melhor do que o outro. É ser um adorador quando Deus operar o milagre ou não. Porque Deus sempre será e continuará sendo Deus. E nós somos privilegiados por sermos chamados por Deus para dar o nosso melhor. DEUS continue lhe abençoando irmão.
Não devemos ignorar o termo levitas! O que fará? Vai rasgar, tirar o velho testamento da sua Bíblia?! Acho que não né… O que devemos fazer é saber usar bem, mesclar o novo com o velho, para assim ter ordem e decência na casa de Deus.