por Eliezer Rodrigues

“Porque não é aprovado quem a si mesmo se louva, e sim aquele a quem o Senhor louva” (II Coríntios 10:18).

“E conheceis o seu caráter provado, pois serviu ao evangelho, junto comigo, como filho ao pai” (Filipenses 2:22).

Muitas pessoas com chamados nos cinco dons ministeriais já andaram conosco e passaram por nossos treinamentos. Algumas se perderam no meio do caminho, porque não queriam submeter-se ao tempo de treinamento. Todas essas que fracassaram ministerialmente diziam sempre as mesmas coisas, principalmente, a outras pessoas, mas nunca ao pastor ou à liderança.

Elas diziam: “Eu tenho um chamado! Deus me mostrou! Deus me disse isso, Deus me disse aquilo!”. O problema é que não entendem que Deus nunca levantou pessoas isoladas e sem treinamento. Deus sempre estabelece uma paternidade ministerial, e somente através dessa paternidade é que Deus pode aprová-lo.

Graças a Deus, a maioria das pessoas que se submeteram ao treinamento da paternidade ministerial estão prosperando em tudo, inclusive, ministerialmente. Para que alguém seja reconhecido ministerialmente, é necessário entender e submeter-se ao processo de transparência, observação, correção, alinhamento, doutrina, família, caráter e outros aspectos, pois aquele ministro não apenas irá representar a Jesus, como também aquele a quem Jesus levantou para treiná-lo.

Infelizmente, também já vi pessoas que realmente tinham chamados maravilhosos, mas foram impacientes, orgulhosos e insubmissos. Até ajudavam pessoas na igreja, pregavam na internet, faziam trabalhos evangelísticos, sociais e missionários, porém andavam sozinhos, tentando mostrar à igreja que tinham chamado.

Nunca funcionará dessa maneira! Se você andar sozinho, não chegará muito longe e, mais cedo ou mais tarde, esse ministério cairá em ruínas e todos verão. É melhor andar em paciência, investindo tempo no treinamento com alegria, do que perder anos e anos achando que está no ministério e terminar atribulado, triste ou até mesmo morto precocemente. A submissão é um lugar seguro em Deus!

A paternidade ministerial é um plano divino para ministros e leigos. Vale a pena esperar e confiar em Deus! Pois no tempo certo Ele designará os fiéis ao ministério que os chamou.

Esse é o diferencial dos nossos pastores licenciados e ordenados, antes de tudo são filhos ministeriais, gerados em nosso ministério debaixo da nossa paternidade!

“Não estou tentando envergonhá-los ao escrever estas coisas, mas procuro adverti-los, como a meus filhos amados. Embora possam ter dez mil tutores em Cristo, vocês não têm muitos pais, pois em Cristo Jesus eu mesmo os gerei por meio do evangelho” (I1 Coríntios 4:14-15).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​
Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!